Sheppard, Fergus e Brown, Craig. “Algumas pessoas vão absolutamente odiá-lo”. The Scotsman, 13 de julho de 2007.

É o mais claro sinal, até agora, de que o último romance da série Harry Potter não terminará feliz. A autora J.K. Rowling será vista num vindouro documentário examinando a recém-acabada versão de Harry Potter e as Relíquias da Morte em seu laptop. Ela declara: “É, acho que terminei”.

Enquanto um cameraman a parabeniza, Rowling, de 41 anos de idade, diz: “Obrigada… você não compreende, pode ser bobagem. Algumas pessoas vão odiá-lo, elas vão absolutamente odiá-lo. Para que algumas pessoas o amem, outras têm que odiá-lo. Isso está na natureza da trama”.

Ela acrescenta: “Eu na verdade estou, muito, muito feliz com ele”, antes de colocar sua mão sobre o teclado do laptop para exclamar: “Oh, meu Deus!”.

O notável curta-metragem é do documentário da ITV, A Year in the Life – J.K. Rowling, que diz que as cenas foram gravadas através do acesso “sem precedentes” por detrás das câmeras.

Fragmentos do documentário liberados ontem no lançamento programado da STV, em Glasgow, podem estimular a teoria da conspiração que se apodera dos fãs de Potter pelo planeta – a de que o menino bruxo, Harry, morre no final do sétimo e último livro. O rumor tem ganhado velocidade frenética à perspectiva da preparação para o lançamento mundial do último romance de Potter no dia 21 de julho.

Rowling mantém-se enigmática sobre o destino do personagem que apareceu pela primeira vez há dez anos em Harry Potter e a Pedra Filosofal. No entanto, ela não fez muita menção em amortecer as especulações de que nuvens das trevas estão se formando sobre seu herói de óculos. Em uma recente entrevista, a escritora de Edimburgo – que foi filmada terminando o último livro no quarto 652 do Balmoral Hotel da cidade – confessou que “chorou rios de lágrimas” e bebeu meia garrafa de champagne de uma só vez depois de escrever as palavras finais.

Se a tragédia é iminente, então pode ser que esta seja o clímax da eterna luta entre o bem e o mal. No documentário, Rowling descreve seu trabalho como “profundamente moral”, acrescentando: “Eu acredito que é uma mentira fingir que até crianças de 11 anos não têm que fazer decisões morais. Eu acho que é uma mentira ultrajante”.

O último livro de Harry Potter tem praticamente a garantia de se tornar o livro vendido mais rapidamente na história. Acredita-se que a editora Bloomsbury adiou a impressão final até o último minuto possível para minimizar as chances do vazamento do livro, e o documentário segue a entrega do manuscrito completo em uma maleta trancada para o agente de Rowling no Aeroporto Heathrow.

Descobriu-se também que o Castelo Duart, em Mull, é um dos locais reais que inspiraram parte da saga de Potter.

Ontem, fãs de Harry Potter pelo país tiveram a chance de assistir pré-exibições do mais recente filme da série, Harry Potter e a Ordem da Fênix. O cinema Glasgow’s Cineol não exibiu o filme por menos de 22 vezes e quase todas as sessões ou foram esgotadas ou tiveram apenas “disponibilidade limitada”.

Muitos críticos têm elogiado o filme dizendo que esse é o mais forte da série, e todos aqueles que o assistiram em Glasgow concordaram.

Rona Scott, de 19 anos de idade, de Airdrie, disse: “Enquanto nós estávamos sentados assistindo o filme, eu pensei ‘este tem de ser o melhor’. Ele permaneceu fiel às tramas básicas do livro”.

Martin McLeay, de Glasgow, disse: “É mais obscuro que os outros. Há poucas cenas engraçadas e você pode perceber que os personagens estão ficando mais velhos. Mas todos nós gostamos disso”.

SERÁ QUE ISSO É O COMEÇO DO ÚLTIMO LIVRO?

UM MANUSCRITO impresso que aparece no trailer do documentário mostra o que parece ser a frase inicial do último livro.

Não se sabe ao certo quando isso foi escrito; uma nota escrita à caneta no manuscrito se refere a uma versão salva no computador em 23 de outubro de 2006.

Porém, Rowling supostamente trabalhou no último rascunho até janeiro deste ano. Acredita-se que algumas cenas do livro foram planejadas há mais de uma década por Rowling.

MÁGICA NAS BILHETERIAS

HARRY Potter e a Ordem da Fênix obteve um lucro mágico de aproximadamente 36 milhões de euros apenas na primeira noite de estréia.

Só nos Estados Unidos, os ansiosos fãs gastaram 22 milhões de euros em ingressos enquanto milhares de outros se aglomeravam nas sessões especiais de pré-estréia ontem à meia-noite.

Os números quebraram o recorde anterior de uma estréia numa noite de quarta-feira nos Estados Unidos que pertencia a O Homem Aranha 2, lançado em 2004.

O livro Harry Potter e a Ordem da Fênix foi publicado em 21 de junho de 2003 e naquele dia foram vendidos quase 7 milhões de cópias na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Os quatro primeiros filmes de Potter, começando com Harry Potter e a Pedra Filosofal, resultaram em 1,7 bilhão de euros em ingressos vendidos no mundo inteiro para a Warner Bros.

Traduzida por: Júlia Nazar Pessoni em 10/09/2008.
Revisado por: Pablo Júnio em 20/09/2008.
Postado por: Vítor Werle em 08/10/2008.
Entrevista original aqui.