Higgins, Charlotte. “De Beatriz Potter a Ulysses… os grandes escritores dizem o que as crianças devem ler”. The Guardian, 31 de janeiro de 2006.

-A seleção de reconhecimento do poeta destaca-se pelos trabalhos difí­ceis.
-A maioria dos autores recomenda clássicos consagrados pelo tempo.

Don Quixote, Ulysses, The Waste Land e Paradise Lost podem parecer uma bonita lista de leitura intimidante a alguém. Mas o reconhecido poeta acredita que deve esperar que as crianças leiam todos eles antes de sair da escola.

Convidado pela Sociedade Real de Literatura para nomear seus 10 melhores livros para estudantes, Andrew Motion também incluiu Odisséia de Homero e Coleridge e Lyrical Ballads de Wordsworth.

“É claro que isto é uma grande ambição,” ele disse. “Mas não vejo nenhuma razão pessoal para crianças não lerem esses trabalhos. Elas são obras maravilhosas, profundamente trabalhos democráticos de arte, porém devido alguns deles terem a reputação de difíceis e por isso são colocados em uma caixa e chamados de elitistas.

“No momento que você faz isso, a espinha dorsal da cultura é retirada. Admitimos que há um problema no momento atual com o conhecimento e não sinto absolutamente nenhum embaraço sobre a nomeação desses como sendo qua nons. Encontro-o enlouquecendo que esses livros devem ser despedidos como elitistas. Daquele caminho mentiroso e vandalismo cultural”.

Outro escritor que contribuiu para sua nomeação inclui Philip Pullman, cujo ligeiramente as escolhas menos pretensiosas incluem Finn Family Moomintroll. Ele também escolheu Emil e The Detectives por Erich Kästner e Normando Lindsay O Pudim Mágico.

Da lista de Proposta ele disse: “outros escritores foram para os grandes trabalhos da literatura ocidental nas suas listas. Realmente penso que é um pouco ambicioso esperar que alunos lessem Dom Quixote e Ulysses.”

Mas ele realmente incluiu The Rime of the Ancient Mariner entre as suas escolhas – revogação que ele tinha sido uma experiência “de mesmice” quando “um professor sábio e previdente, sem explicar algo sobre isto, li em voz alta para minha classe quando tinha aproximadamente sete anos”.

A lista de Pullman tem nos seus contos de fadas de coração, mitos e lendas como os grandes estí­mulos para imaginações de crianças. Outra recomendação, que não aparece na sua lista, é Kipling Just So Stories “para os maravilhosos ritmos e rimas e a força muscular da lí­ngua. Você não entende tudo como uma criança, mas você ama o som dele. As crianças respondem muito imediatamente aos efeitos rí­tmicos musicais da lí­ngua”.

A lista da JK Rowling também contém alguns tí­tulos ambiciosos, como Catch-22, ao lado de mais passagem de sala de aulas padrão inclusive To Kill a Mockingbird, Animal Farm e Wuthering Heights. Ela também denomina Beatrix Potter, The Tale of Two Bad Mice. Como Proposta, ela inclui o Hamlet. A escolha Shakespeare de Pullman foi Romeu e Juelieta.

As recomendações foram buscadas por Anthony Gardner do RSL depois de uma discussão entre a sociedade e as Qualificações e Autoridade de Currí­culo no ensino do inglês em escolas. As listas aspiraram juntar “um cânone de crianças no qual a gente poderia gostar de desenhar”, ele disse, acrescentando que as escolhas tenderam ao conservador, e que não houve muitos livros que os pais não teriam lido. “Em geral esses são livros que são clássicos e ficou a prova de tempo – livros de que os escritores cresceram gostando”.

Mas ele defendeu o pouquinho da ficção de crianças contemporânea, dizendo: “penso que isso é uma ilusão para dizer que têm de dar a crianças livros sobre crianças que lhes estão em situações semelhantes. As crianças podem compartilhar os sentimentos com personagens de qualquer lugar ou tempo”. Da lista de Proposta, ele disse: “Ele estabeleceu o padrão mais alto. Penso que a sua lista é mais conveniente para estudantes universitários do primeiro ano. Devo dizer que nunca passei das primeiras 90 páginas do Portrait of a Lady“.

Alguns escritores pediram contribuir as listas sentiram-se incapazes de fazer assim. Nick Hornby disse: “Usei para ensinar em uma escola abrangente, e sei da experiência que muitas crianças não são capazes de ler os livros que eu quis que eles lessem. Se eu escolher 10 livros que penso seria possí­vel para todos, ele não seria de fato uma lista que eu quereria endossar. Penso que qualquer espécie da prescrição desta espécie é extremamente problemática”.

Lista de leitura:

JK Rowling
Autora da série Harry Potter

Wuthering Heights, de Emily Brontë
A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl
Robinson Crusoe, de Daniel Defoe
David Copperfield, de Charles Dickens
Hamlet, de William Shakespeare
To Kill a Mockingbird, de Harper Lee
Animal Farm, de George Orwell
The Tale of Two Bad Mice, de Beatrix Potter
The Catcher in the Rye, de JD Salinger
Catch-22, de Joseph Heller

Philip Pullman
Autor da trilogia Dark Materials

Finn Family Moomintroll, de Tove Jansson
Emil and the Detectives, de Erich Kästner
O Pudim Mágico, de Norman Lindsay
The Rime of the Ancient Mariner, de Samuel Taylor Coleridge
Where the Wild Things Are, de Maurice Sendak
The Ballad of Sir Patrick Spens (or other good anonymous ballads)
First Book of Samuel, Chapter 17 (the story of David and Goliath)
Romeu e Julieta, de William Shakespeare
Uma boa coleção de mitos e lendas
Uma boa coleção de contos de fada

Andrew Motion
Poeta reconhecido

Jane Eyre, de Charlotte Brontë
Odisséia, de Homero
Don Quixote, de Miguel de Cervantes
Hamlet, de William Shakespeare
Paradise Lost, de John Milton
Lyrical Ballads, de Samuel Taylor Coleridge and William Wordsworth
Jane Eyre, de Charlotte Brontë
Great Expectations, de Charles Dickens
Portrait of a Lady, de Henry James
Ulysses, de James Joyce
The Waste Land, de TS Eliot

Traduzido por: Carol Salgueiro.
Revisado por: Vítor Werle em 03/03/2008 e Antônio Carlos de M. Neto em 21/03/2008.
Postado por: Fernando Nery Filho em 29/04/2007.
Entrevista original no Accio Quote
aqui.