Davies, Hugh, “Os Favoritos de J.K. Rowling são escolhidos para o filme Harry Potter”, The Daily Telegraph, 14 de Agosto de 2000

J.K. Rowling confirmou ontem que a Warner Brothers tinha sondado a Dama Maggie Smith e Robbie Coltrane do filme “Cracker fame” como estrelas do filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

Rowling disse: “Eles são os que eu mais quis em relação a todos, e estou bastante feliz por isso”. Dama Maggie, a qual rumores disseram que estava com segundas intenções em relação ao projeto multimilionário, após seu sucesso no filme a “Lady in the Van”, será Profª McGonagall vice-diretora de Hogwarts. Coltrane será o amigável gigante Hagrid, o guarda-caças de Hogwarts.

A autora do Best-Seller fez a tão esperada declaração na abertura de um festival literário em Edimburgo, onde escreveu o primeiro livro da série em um café local quando ainda era uma mãe solteira.
Rowling respondeu perguntas em relação à escolha do ator para o personagem de Harry, que parece ter sido escolhido após uma verdadeira caçada em âmbitos nacionais, mas o contrato ainda está para ser fechado.

O diretor Christopher Columbus tem insistido na escolha de Liam Aiken de 10 anos nascido em Nova Jersey e “britânico” por parte materna, e estrela de “I Dreamed of Africa”. Columbus gostou de Liam desde que o filmou em “Stepmom”, interpretando o filho de Susan Sarandon. Entretanto Rowling tem dito que deseja um Harry inteiramente britânico e declarou à sua audiência que seria imprudente cogitar um Harry americano.

O filme deverá ser gravado no outono na catedral de Gloucester e nos estúdios de Leavesden em Hertforshire com estréia prevista para novembro do ano que vem. Também é esperado que o ator Richard Harris possa interpretar Dumbledore, diretor de Harry e seu protetor contra as investidas de Voldemort – que ainda não tem ator cogitado para o papel. Alan Rickman foi sondado para o papel do misterioso professor de poções Snape.

Rowling declarou que o quarto livro da série será publicado no mesmo momento da estréia do primeiro filme. Havia alguns sinais da audiência temer uma longa espera. Apesar de seu staus de multimilionária e fama mundial ela declarou que ainda se sente insegura em relação a suas habilidades literárias.

Ela disse que estava “Sempre reescrevendo” sua velhas estórias potterianas. “Pensando porque eu disse aquilo daquela forma?” “Eu não consigo abandoná-las.” Ela disse que em seu último livro que essa insegurança foi tão forte que se deparou com 13 versões escritas do capí­tulo nove.

E disse: “Eu cheguei a pensar que não conseguiria seguir além daquele capítulo, muitas vezes toquei minha caneta no papel e disse… não dá… acho que não consigo, não sei se chegarei ao fim; era um pesadelo real”. Ela disse que era “muito fácil” deixar de lado sua fama enquanto escrevia.

Traduzido por: Bruno Maranhão em 20/07/2006
Revisado por: Adriana Couto Pereira em 01/05/2007 e Antônio Carlos de M. Neto em 22/03/08
Postado por: Fernando Nery Filho em 30/04/2007
Entrevista original no Accio Quote
aqui.