Mzimba, Lizo. “NÃO haverá um oitavo livro de Potter”. CBBC Newsround, 21 de outubro de 2002.

J.K. Rowling e seus agentes negaram categoricamente que uma oitava aventura de Harry Potter está planejada. Reportagens em jornais do Reino Unido no domingo e na segunda-feira afirmaram que esses eram os títulos das duas aventuras de Harry Potter restantes e um oitavo livro “secreto”: Harry Potter and The Pyramids of Furmat (Harry Potter e as Pirâmides de Furmat), Harry Potter and the Chariots of Light (Harry Potter e as Carruagens de Luz), Harry Potter and The Alchemist’s Cell (Harry Potter e a Cela do Alquimista).

Mas J.K. Rowling, falando de Edimburgo, contou exclusivamente ao Newsround: “Ninguém, literalmente ninguém, nem em minha família ou qualquer um, sabe os títulos do livro seis e do livro sete. E vou manter isso assim por um tempo”. Não há oitava aventura.

E um porta-voz da Agência Literária Christopher Little confirmou que a autora está planejando somente sete livros. “Não há absolutamente nenhuma verdade em notícias de que J.K. Rowling está planejando uma oitava aventura de Harry Potter, ou que estes são os tí­tulos dos livros que restam para ser publicados”.

Como começaram os rumores?
Os falsos tí­tulos parecem ter surgido no início de 2000. Alguém na América – não sabemos quem – parece ter inventado os três nomes e os registrado junto com Harry Potter e o Cálice de Fogo. (Naquele tempo, o quarto livro ainda não tinha sido publicado e o título ainda era um segredo). Mais tarde em 2000, todos os quatro títulos foram transferidos à Warner Bros., apesar de ainda não estar claro por que isso aconteceu.

Sete anos em Hogwarts.

O mal entendido de que esses eram os nomes dos novos livros de Harry Potter aconteceu quando jornalistas checaram quais nomes eram propriedade da Warner Bros. Aqueles jornalistas presumiram (erradamente) que esses deveriam ser os tí­tulos não publicados. J.K. Rowling havia dito no passado que toda a saga de Harry Potter se encaixava perfeitamente em sete livros, um para cada ano de Harry na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. E que se ela escrevesse um oitavo livro, então não seria uma outra aventura, mas um livro para caridade que seria a enciclopédia do mundo de Harry Potter.

No momento J.K. Rowling está colocando os toques finais no quinto livro Harry Potter e a Ordem da Fênix. O filme de Harry Potter e a Câmara Secreta será lançado no mês que vem.

Traduzido por: Frederico Oliveira Duarte em 01/08/2007.
Revisado por: Patrícia Abreu em 02/05/2007 e Vítor Werle em 04/03/2008.
Postado por: Fernando Nery Filho em 30/04/2007.
Entrevista original no Accio Quote aqui.