Womack, Sarah. “Dê empréstimos aos pobres, diz Rowling”. The Telegraph, 15 de abril de 2002.

J.K. Rowling, a autora do bestseller Harry Potter, atacou o governo em prol do aumento do orçamento destinado a pais solteiros.

A multi-milionária e ex-mãe solteira, cujo apoio foi solicitado por estrategistas da Labour, disse que os ministros deixaram os pais mais pobres e sozinhos endividados profundamente. Ela clamou por uma reforma do Fundo Social, um esquema urgente de empréstimos que ajudam os mais pobres com itens básicos como camas, fogões e berços.

Oitenta por cento do dinheiro pago pelo Fundo é na forma de empréstimos, mas muitos requerentes são considerados muito pobres para se qualificar. Aqueles ajudados são frequentemente forçados a benefícios de níveis inferiores para receberem reembolso.

Srta. Rowling, 36, disse que os empréstimos devem ser sybstituídos por um programa de Auxílio de Desenvolvimento Infantil (Child Development Grants), focado em fornecer o essencial para um lar decente. Ela também gostaria de um Auxílio de Oportunidade (Opportunity Grants) para ajudar pais a se mudarem de abrigos e trabalhar ajudando com despesas relacionadas ao trabalho.

Suas críticas vieram em um prefácio para um relatório de três instituições de caridade, a National Council for One Parent Families, a Family Welfare Association e o Child Poverty Action Group.

Eles seguem a manifestação na última semana, de que o governo tirou apenas 500.000 crianças da pobreza, e não 1,2 milhões como foi dito.

Traduzido por: Fernanda Midori em 06/01/2011.
Revisado por: Vítor Werle em 04/03/2008 e Antônio Carlos de M. Neto em 21/03/2008.
Postado por: Fernando Nery Filho em 30/04/2007.
Entrevista original no Accio Quote aqui.