Boletim de Imprensa: Website da “One Parent Families”, 4 de outubro de 2000

JK Rowling lançou oficialmente o website One Parent Families no dia 4 de outubro de 2000. Uma mãe solteira ela mesma, também anunciou que decidiu se tornar Embaixadora da “One Parent Families”, e que ela fez uma doação significativa à caridade para os ajudar com a mais recente apelo para angariação de fundos.

A Sra. Rowling disse no lançamento:

“Muitos dos artigos sobre mim vêm com a frase: ‘mãe solteira e sem dinheiro’ em alguma parte deles. Três anos atrás isto estava em manchetes, hoje em dia vem em algum lugar no meio do artigo, somente para enfatizar como minha sorte mudou. Eu não estou reclamando, nem tenho vergonha de onde estive há cinco anos atrás. Entretanto, realmente me entristece um pouco que as pessoas raramente fiquem surpresas que eu, ou qualquer outra mãe solteira possa ter ficado sem dinheiro. Parece ser uma aceitação difundida entre as pessoas de que essas duas coisas geralmente andam juntas.

Seis entre dez famí­lias chefiadas por um pai ou mãe solteiros estão vivendo na pobreza. Nenhum dos pais solteiros que conheço querem viver de caridade; assim como os pais que vivem juntos nós queremos a chance para sustentar adequadamente nossas próprias crianças. Eu tive uma sorte fenomenal, claro; eu teria tido sorte até mesmo sem um certo bruxinho. Eu tinha um diploma, uma profissão e amigos que estavam dispostos e eram capazes de me emprestar dinheiro quando eu precisasse. Assim, se eu encontrei obstáculos para conseguir sair do sistema de benefí­cio e voltar a trabalhar, quão mais difí­cil deve ser para pessoas que não têm as mesmas vantagens? Se eu experimentei sentimentos de inutilidade absoluta durante entrevistas com o CSA e o Escritório de Benefí­cio, quantos outros pais estão passando agora mesmo pela mesma experiência?

Criar um filho sozinho não é só stress e dificuldade. Minha filha de carne e osso é a melhor coisa que já me aconteceu, incluindo meu filho fictí­cio. Jessica tem sido uma fonte constante de orgulho, alegria e motivação desde o dia que ela nasceu, mas eu não quero que ela cresça em uma sociedade que seu desenvolvimento é de segunda prioridade, nem eu quero que ela cresça em uma sociedade onde as crianças como ela estejam encurraladas na pobreza porque eles tiveram o infortúnio de ver a separação de seus pais. É conveniente olhar por cima das cabeças destas crianças para o pai ou mãe que está criando elas e culpá-lo, ao invés de ver a realidade: alguém se esforçando, em face de grandes dificuldades, para dar às suas crianças todas as oportunidades que eles puderem. Definitivamente já é tempo de nós explodirmos o mito popular que a maioria dos pais solteiros são adolescentes preguiçosos tentando conseguir abrigo. Só três por cento de nós são adolescentes; sessenta por cento de nós foram casados e agora estão separados, divorciados ou viúvos. Eu gostaria de ver uma aceitação difundida do fato que famí­lias simplesmente possuem muitas formas e tamanhos. A minha pode ser a menor variedade que você pode adquirir, mas nós somos uma família, tão quanto os Waltons ou os Weasleys.

Eu estou muito orgulhosa de ser a nova Embaixadora para o Conselho Nacioinal da ‘One Parent Families’, me orgulho de ajudar trabalhando em um acordo mais justo para um grupo das pessoas que precisam ser apoiadas, não estigmatizados. Sete anos depois de me tornar uma mãe solteira, eu me sinto qualificada para olhar qualquer um no olho e dizer que as pessoas que criam suas crianças sozinhas não mereçam condenação, mas parabenização. Nós (mães solteiras) fazemos o trabalho de duas pessoas sem ajuda até mesmo antes de nós assumirmos trabalho remunerado. Eu gostaria de pensar que um dia vai chegar quando a frase ‘mãe solteira ‘ e a palavra ‘falida’ não estarão juntas tão facilmente como estão hoje e que haverá bem menos surpresa da próxima vez que uma de nós apareça nos jornais como uma história de sucesso.”

Traduzido por: Helena Alves em 04/09/2006
Revisado por: Matheus Almeida em 11/09/2006
Postado por: Fernando Nery Filho em 30/04/2007
Entrevista original no Accio Quote aqui.