Jones, Owen. “Autora de Harry Potter teme encerrar o capítulo final”. Ireland On-line, 17 de julho de 2005.

A autora de Harry Potter, J.K. Rowling, revelou hoje que está temerosa por encerrar o capí­tulo final de sua saga em sete partes sobre o menino bruxo. Porém, a multi-milionária disse que está animada com a possibilidade de criar um pseudônimo e escrever novos trabalhos como uma escritora anônima.

Em uma entrevista com um fã, no dia seguinte do muito esperado lançamento da sexta parte do conto do bruxo de Hogwarts, Rowling disse que deve escrever o capí­tulo final da história tão cedo quanto o fim do ano.
E ela sugeriu que há várias pistas no último livro lançado, Enigma do Prí­ncipe, para os fãs mais atentos descobrirem, nas últimas páginas, o que acontece com Harry na história.

Rowling concedeu sua única entrevista em rede de TV britânica para o fã adolescente Owen Jones, que ganhou a chance de conversar com a autora em um ITV quiz.

Owen, 14 anos, de Cardiff, foi selecionado dentre centenas de fãns depois dos juí­zes escolherem sua lista de perguntas para ela.

E em sua entrevista, Rowling admitiu ter um misto de sentimentos sobre o fim da saga épica.

Ela disse à Owen: “Eu estou temendo isso de algumas maneiras. Eu amo escrever os livros e vai ser um choque, um choque profundo para mim. Mesmo que eu soubesse que isso aconteceria nos últimos 15 anos, eu sabia que a série iria acabar, e ainda acho que será um choque. Ao mesmo tempo, obviamente vai haver uma sensação de missão cumprida… eu suponho que haverão alguns benefícios ao não escrever mais os livros de Harry Potter. Então é 50%, 50% na verdade.”

A nova mãe Rowling disse que deve tomar algum tempo para cuidar de sua filha de seis meses, Mackenzie Jean, antes de escrever o sétimo e último episódio de Potter.

Respondendo às perguntas de Owen sobre quando ela irá começar o novo livro, ela disse: “Não até o fim desse ano, começo do ano que vem”.

“Eu tenho algumas coisas prontas e ainda estou criando algumas partes e pedaços, mas sendo realista, eu ainda tenho um bebê muito novo, então eu acho que provavelmente vou escrever ano que vem o livro sete propriamente dito”.

E disse mais: “Quando as pessoas terminarem de ler esse livro, elas vão realmente saber o que esperar no sétimo livro e eu acho que deixei bem claro os objetivos que Harry terá que cumprir adiante.

Há muito para adivinhar… mas pelo menos uma coisa eu acho que as pessoas irão provavelmente deduzir. Há um mistério no fim, mas eu acho que eles já saberão a resposta se pensarem sobre isso”.

Com o fim em vista dos contos de Harry, agora com 16 anos, Rowling admite fantasiar que pegaria emprestado a capa da invisibilidade de suas próprias páginas, para escapar de sua fama mundial, que atraiu com seus livros quebradores de recordes.

“Um nome falso é muito atraente”, ela admite. “Eu vou ter menos pressão e vou poder escrever qualquer coisa antiga que eu queira e as pessoas não clamarão por isso, e será bom.

“Eu fui muito questionada se eu escreveria outras séries. Eu não sei por que o que me interessa em Harry Potter não é o fato de ser uma série, e sim a história e a importância do assunto, então, eu poderia escrever um livro apenas, poderia fazer uma série, eu não sei.

Eu realmente não posso reclamar, Harry Potter deu coisas fantásticas a mim.

Mas um de meus lamentos é que nunca mais terei o prazer de lanchar em um café, qualquer café que eu goste, sentada e mergulhada em meu mundo e ninguém sabendo o que estou fazendo, ninguém se incomodando comigo e sendo totalmente anônima. Isso era fantástico”.

Os livros de Harry Potter foram traduzidos para mais de 60 lí­nguas, com sua última edição encabeçando as vendas de mais de dois milhões de edições no Reino Unido e já dez milhões pelo mundo.

Os cinco primeiros livros de Harry Potter venderam mais de 265 milhões de cópias em 200 paí­ses e foram traduzidos para 62 lí­nguas.

Milhares de “devoradores de livros” aguardaram a noite na Inglaterra para ter em suas mãos a última aventura lançada, que tem a expectativa de ser o livro mais vendido rapidamente da história.

Mas apesar de ter fé em seu trabalho, Rowling admite que tem se chocado com a escala de seu sucesso.

“Eu seria louca se pensasse nisso”, ela disse a Owen. “Eu digo, eu seria absolutamente iludida, exceto não como aconteceu, mas não, eu nunca sonhei que isso pudesse acontecer, nunca. Claro que não. Como eu poderia?”.

Com todo o furor rondando o último livro, a segurança foi firme, com Rowling inclusive conseguindo um mandato judicial contra dois homens de Northamptonshire, acusados de roubar duas cópias do livro e tentar vender para um jornal de circulação nacional.

E as editoras suspenderam as apostas sobre a identidade do personagem que morre em Enigma do Prí­ncipe, entre o medo de que o manuscrito tivesse vazado depois de milhares de libras serem apostadas no diretor de Hogwarts, Professor Dumbledore.

“O que você acha que ganha tendo guardado os enredos tão secretamente?”, perguntou Owen.

Rowling replicou: “Eu não ganho nada além da satisfação de saber que todo meu trabalho duro vai para pessoas para qual está destinado. Em outras palavras, pessoas que realmente querem ler os livros, e eu definitivamente acredito que 99,9% dos meus leitores preferem ler os livros e descobrir por eles mesmos.

Eu acho chato e preocupante que alguns elementos são entusiásticos com spoilers, por que isso parece ser um ato de má fé. Isso não é em relação ao dinheiro ou qualquer coisa além do prazer de ler para pessoas que querem ler isso, então… sim, eu encontro essa dificuldade”.

Owen entrevistou J.K. Rowling no programa Harry Potter At The Castle no canal ITV1, esta noite.

Ele e sua mãe Allison, 38 anos, ganharam um quiz no ITV1 e o adolescente disse que tem estado “doido” para o evento desde então.

Ele disse hoje: “Eu estou tão animado para conhecer J.K. Rowling e ter a chance de perguntar a ela sobre os livros. Ela é realmente legal e fácil de conversar e ela não se parece com alguém que é incrivelmente famosa”.

E ele deu sua própria resenha sobre o último trabalho da autora, falando: “Eu pude ler quatro capí­tulos até agora. Eu acho que está brilhante”.

Em seus próprios pedidos, Owen pode propor algumas questões por alguns fãs conhecidos de Potter, incluindo o Chanceler Gordon Borwn e o pop star Lemar.

Sir Brown perguntou: “Eu não quero taxar Harry, mas onde ele consegue seu dinheiro? Ele sempre parece ter algum, ele tem uma conta no banco? Onde é? Onde está seu dinheiro?”.

A autora responde: “Bem, com você sabe, a conta bancária de Harry está em Gringotes. Seu dinheiro vem de uma herança de seu pai, mas eu acho que em um ní­vel mais profundo, o dinheiro de Harry nunca é realmente importante nos livros, exceto porque ele pode comprar seu uniforme e etc. Eu acho que eu dei a ele uma fortuna por estar tão ‘quebrada’ quando escrevi o primeiro livro e estava desejando que eu não precisasse me preocupar com coisas assim”.

Lemar perguntou se ela pudesse lecionar qualquer matéria em Hogwarts, em qual ela seria especialista. Ela disse: “Minha matéria especialista seria definitivamente Defesa Contra as Artes das Trevas, eu acho. Eu costumava pensar que era Transfiguração, mas esses dias tenho pensado que Defesa Contra as Artes das Trevas é uma matéria mais valiosa, exatamente”.

O ator e comediante Sir Stephen Fry perguntou: “Você já teve alguma ideia para uma cena ou um diálogo entre personagens que foi tão chocante, tão triste, ou tão rude para ser deixado na edição final e se sim, você pode compartilhar alguns desses momentos?”.

Rowling respondeu: “Eu ocasionalmente solto vapor por escrever conversas entre personagens que não poderiam, eu sabia completamente bem, que não iriam ser publicadas. Então eu apenas apago elas, deixo pra lá e sigo em frente.

Ocasionalmente eles podem ser muito rudes uns com os outros, e rudes em outros sentidos, e sim, tem sempre saí­da para algumas de suas frustrações.

Meu editor não deixaria nenhum dos meus personagens xingar, o que às vezes é difícil, porque Rony é definitivamente um garoto que xingaria. Então você deve perceber que eu chego perto disso usando ‘Rony usou uma palavra que fez Hermione dizer ‘Oh Rony”. Então eu tenho que fazer um pouco disso com Rony”.

Traduzido por: Marcelo Furtado Filho em 20/02/2007.
Revisado por: Márcio em 22/02/2007.
Postado por: Fernando Nery Filho em 30/04/2007.
Entrevista original no Accio Quote aqui.