Johnstone, Anne. “A diversão é levada ao livro”. The Herald, 4 de julho de 1998.

Continuação. De algum modo o som dessa palavra lhe prepara para uma decepção. Talvez, seja muito mais como um grito agudo. Na verdade, muitas seqüências são dolorosamente decepcionantes. A incessante pressão da publicidade normalmente transforma a rica promessa de um primeiro romance em algo forçado e sem brilho na tentativa de uma seqüência. Talvez alguns autores tenham apenas um livro realmente bom com eles. Heidi, Adoráveis Mulheres, What Katy Did, Flambards… minha própria infância foi apimentada com uma expectativa nunca totalmente satisfeita pelas seqüências.

Quando Joanne Rowling contou despreocupadamente ao The Herald ano passado que ela tinha idéias ainda não trabalhadas o suficiente para as seis seqüências de Harry Potter e a Pedra Filosofal, eu pedi outro café para nós no Café Nicolson e me mantive em silêncio. Pareceu-me tão improvável que ela pudesse repetir o poder criativo, a intensidade emocional, e a complexidade arrebatadora do protótipo, que eu acabei recebendo o esboço do volume dois com medo.

É bom estar errado, às vezes. Harry Potter e a Câmara Secreta, lançado semana passada (Bloomsbury £10.99), vê Harry indo novamente para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, dessa vez num Ford Anglia voador. Mas ele dificilmente se concentra nas aulas (poções, herbologia, feitiços, defesa contra as artes das trevas, etc) pois ele começa a ouvir vozes e, como o colega dele Rony diz: “Escutar vozes que ninguém mais pode ouvir não é um bom sinal, nem mesmo no mundo bruxo”.

Deste ponto, o livro é tão compulsório quanto o último e todas as crianças de minha família brigam para lê-lo, incluindo as de cinqüenta e um anos de idade.

Opiniões variam sobre a importância de uma leitura durante o verão. Para novos leitores isso é certamente útil para impedir um efeito de curto-circuito. Para os irmãos mais velhos deles é mais uma defesa contra o aborrecimento. De qualquer forma, o truque é encontrar uma história tão excitante que a criança não consiga parar de virar as páginas. Aqui estão algumas “DECA” (defesas estratégicas contra o aborrecimento) para a faixa etária com mais de onze anos.

A Bloomsbury Children’s Books teve uma idéia de bruxo para aproveitar o sucesso de sua última descoberta, a autora baseada em Edimburgo, Joanne Rowling. O primeiro romance dela, Harry Potter e a Pedra Filosofal, recebeu o Smarties Award e o Children’s Book Award. O primeiro de seis continuações planejadas, Harry Potter e a Câmara Secreta, foi publicado semana passada. Agora um fã-clube foi planejado, Friends of Potter se tornarão membros postais da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e se qualificarão para extras como jogos de memória, lápis de Hogwarts, e a senha secreta para o site de Harry Potter. Associações anuais custarão um galeão e dois sicles (£3.50 na língua trouxa). Se isso tudo é incompreensível, apenas prova que você não leu Harry Potter, algo que você deve remediar agora.

Traduzida por: Matheus Lisboa em 01/12/2008.
Revisado por: Fabianne de Freitas em 05/12/2008.
Postado por: Vítor Werle em 18/12/2008.
Resenha original no Accio Quote aqui.