Yates, Emma. “Rowling promete sexo e morte nos livros de Potter”. The Guardian, 28 de dezembro de 2001.

Em uma entrevista reveladora com a BBC, J.K. Rowling disse que já escreveu o último capítulo do livro final de Harry Potter, e que algumas das aventuras por vir do menino bruxo devem trazer tristeza à leitura.

A escritora bilionária revela que já decidiu o destino dos personagens principais, e dá a dica de que alguns morreriam. O programa, que vai ao ar hoje à noite na BBC1, mostra Rowling segurando o último capítulo da série para a câmera e dizendo “é esse aqui, e não vou abri-lo por razões óbvias”.

Descrevendo o capítulo, ela diz, “este realmente envolve tudo, é o epílogo e basicamente digo o que acontece com todos depois que eles deixam a escola, aqueles que sobrevivem – porque há mortes, mais mortes por vir… Há pelo menos uma morte que vai ser horrível de escrever”.

Num aviso mais leve, Rowling também promete algum romance nos três últimos livros. “Há mais coisas sobre garoto-garota,” diz. “Eles têm 15 anos agora, os hormônios estão fazendo hora extra. Harry tem que fazer algumas perguntas, que espero que o leitor pense: ‘bem, por que ele não perguntou isso antes?'”.

É provável que a promessa de romances juvenis nos livros futuros atice a raiva daqueles que argumentam que os best-sellers de Rowling já são inadequados para crianças pelo uso do sobrenatural. Membros da Igreja Comunidade Cristã, em Alamogordo, Novo México, estão planejando uma queima massiva de livros de Potter para a noite de domingo, afirmando que as histórias são uma “abominação a Deus”. De acordo com o pastor da Igreja, Jack Brock, “os livros de Harry Potter vão destruir as vidas dos jovens. Estes livros encorajam nossa juventude a aprender mais sobre bruxas, magos, e feiticeiras…”

Rowling desmentiu tais críticas, dizendo: “Me encontrei com milhares de crianças e nem mesmo uma vez uma criança veio até mim e disse, ‘Sra. Rowling, estou tão contente de ter lido estes livros porque agora quero ser uma bruxa'”.

Guardian Unlimited (c) Guardian Newspapers Limited 2002

Traduzido por: Renan Lazzarin em 08/01/2009.
Postado por: Vítor Werle em 22/01/2009.
Entrevista original no Accio Quote aqui.