Gilson, Nancy. “Autora de Harry Potter é simplesmente uma criança de coração”. The Columbus Dispatch, 3 de novembro, 1999.

Joanne Kathleen Rowling, mais conhecida como J.K. Rowling e a autora da série Harry Potter de livros de fantasia, acredita que é tão bem sucedida como escritora para crianças porque se lembra de como é ser uma criança.

“Eu só escrevi o que eu pensei que gostaria de ter lido quando eu era criança,” Rowling disse recentemente durante uma entrevista em Chicago.

“Não sou uma criança agora (ela tem 34 anos), mas tenho certeza de que me lembro como era”.

Então como era a autora de Harry Potter e a Pedra Filosofal quando tinha 11 anos de idade?

“Eu era bem parecida com a Hermione,” disse Rowling (que o nome rima com bowling (boliche em inglês).

“Mas eu não era tão esperta. Eu não amava escola… Eu era horri­vel em esportes. Quebrei meu braço quando eu tinha 12 anos jogando netball. É parecido com basquete, só que mais chato.”

Rowling disse que soube desde os 6 anos que queria ser escritora.

“Eu mantinha um diário de vez em quando,” ela disse. “Isso é meio mórbido, mas eu sempre pensava que um dia poderia ser atropelada por um ónibus e morrer, e alguém iria achar meu diário e lá estariam todas aquelas coisas asquerosas sobre pessoas, então eu parava de escrever nos meus diários porque não queria que aquilo acontecesse. Depois começava de novo”.

Rowling nasceu perto de Bristol, Inglaterra. Seu pai era gerente em um estabelecimento automobilí­stico e sua mãe era técnica em um laboratório. Diferente de Harry, Rowling não foi a um internato britânico, mas a uma escola pública.

Seus pais queriam que ela se tornasse tradutora ou talvez intérprete das Nações Unidas, então Rowling estudou Francês no colegial. Mas ela realmente queria ser escritora.

Muito do seu interesse por ler veio porque ela gostava muito de ler. Alguns de seus livros favoritos quando criança inclui­am aqueles de Judy Blume, Louisa May Alcott e C.S. Lewis, autor da série “As Crônicas de Nárnia“. Ela também gostava da escrita de Roald Dahl, especialmente “A Fantástica Fábrica de Chocolate” qual ela considera “sua obra de arte”.

“E eu suponho que um dos livros que muito influenciou Harry Potter foi ‘O Pequeno Cavalo Branco‘ de Elizabeth Goudge… Eu gostava de todas as descrições de comida e tento colocar muitas descrições sobre refeições dentro de todos os livros do Harry Potter”.

Rowling tem uma filha, Jessica, que tem 6 anos. Jessica estava implorando para ouvir os livros do Harry Potter então Rowling começou a lê-los para ela.

A famí­lia tem dois bichinhos de estimação. “Um é um coelho malvado chamado Jemimah. Jesse deu o nome a ele. E o outro é um porquinho da índia que se chama Jasmine”.

Enquanto Rowling estava em turnê pelos Estados Unidos, aparecendo em livrarias e encontrando as crianças, ela carregou cosigo o manuscrito do quarto livro do Harry Potter.

“Não que eu esteja planejando ter muita coisa feita,” ela disse, “mas não gosto de ficar longe dele”.

Traduzido por: Frederico Oliveira em 12/01/2006.
Revisado por: Adriana Couto Pereira em 05/05/2007 e Vinicius Alvarez em 21/02/2008.
Postado por: Fernando Nery Filho em 03/05/2007.
Entrevista original no Accio Quote
aqui.