McGarrity, Mark. “Um bruxo de palavras lança um feitiço nas crianças: autora de ‘Harry Potter’ visita escola em Montclair”. The Star-Ledger (Newark, NJ), 14 de outubro de 1999.

Cantando “Harry Potter é demais!” e segurando placas proclamando “Potter Power (poder de Potter)”, alunos do Montclair Kimberley Academy cumprimentaram J.K. Rowling, a autora dos loucamente populares livros infantis de Harry Potter que dominaram as listas de mais vendidos por todo o paí­s pela maior parte do ano.

A sessão de leitura, autógrafos e perguntas-e-respostas de ontem em Montclair foi a única parada em uma escola da turnê norte americana de publicidade do novo livro autora britânica de 33 anos, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban“, o terceiro romance da série que é atualmente número um na lista de mais vendidos de ficção do USA Today.

Os três livros da série até agora enfileiram os números 1, 2 e 3 em ambas as listas do Wall Street Journal e New York Times, onde o primeiro livro, “Harry Potter e a Pedra Filosofal“, ficou por 42 semanas.

A escolha de Rowling pela escola particular fez alguns alunos pensarem se Rowling, que mandou seu herói mágico, Harry Potter, para uma escola de magia e bruxaria – “sabe algo sobre a academia que não sabemos,” disse Caroline Richardson da quinta série, 10 anos, de Upper Montclair.

”Na verdade, ela escolheu vir aqui porque os filhos de um de seus editores estudam em Montclair Kimberley,” disse Debbie Kozak, uma porta-voz da escola. Kozak também citou a enorme feira de livros da escola, que começara em 6 de novembro, e sua história de convidar autores infantis para ler, entre as razões que convenceram a fechada autora a visitar a escola.

Três alunos de cada outra escola pública ou particular de Montclair e St. Philip’s Academy em Newark também foram convidados a comparecer. Eles receberam cópias autografadas dos três livros da autora para suas bibliotecas escolares.

Rowling foi cumprimentada por uma enorme onda de aplausos antes de ler da página 26 de “Harry Potter e a Pedra Filosofal“, uma seleção que descreve um Harry Potter que ainda não sabe de seus poderes mágicos.

Respondendo a perguntas preparadas por crianças de várias series, Rowling revelou que em “bons dias” ela escreve no mí­nimo por nove horas por dia, parando somente para o almoço e para cuidar de sua filha na hora no jantas. Bloqueios mentais somente aconteceram uma vez com ela, revelou Rowling, depois que seu “Harry Potter e a Câmara Secreta” foi lançado.

”De repente, eu estava recebendo muita atenção na mídia, e eu entrei em pânico,” ela contou ao público. “Eu senti que minha escrita não era mais meu mundo privado. Era como se alguém estivesse olhando por cima do meu ombro e dizendo, ‘Bem, aquilo não é uma palavra muito boa, não é?’ Depois de algumas semana, isso foi embora”.

Como autores favoritos, Rowling disse que admira Jane Austen, C.S. Lewis e Paul Gallico. Mas quando perguntaram quais livros infantis “clássicos” ela leu em sua juventude, Rowling pulou a palavra “clássicos” e respondeu, “James Bond. Eu era muito sortuda, meus pais me deixavam ler qualquer coisa e tudo. Livros adultos. As obras”.

Ler, para Rowling, é um passatempo produtivo. “Você tem que trabalhar com o autor e fazer o que ele está descrevendo acontecer em sua cabeça,” ela disse. “Você imagina e dirige o filme em sua mente, e ninguém além de você vê o que você está vendo. É por isso que leitura é insubstituí­vel”.

Quando perguntaram se ela havia imaginado que seus livros se tornariam tão populares, Rowling disse, “Não. Realmente não. Com exceção do nascimento da minha filha, o dia mais feliz da minha vida foi quando recebi a carta dizendo que uma editora tinha na verdade aceitado meu livro. Eu nunca nem sonhei que seria tal sucesso”.

Fran Kurtis, que ensina para a segunda série em Montclair Kimberley, sabe porque as crianças amam o personagem de Harry Potter, um garoto de onze anos que se tornou órfão enquanto um bebê cresce para descobrir que é um bruxo nascido de pais bruxos. “Eles são os arquítipos de romances infantis,” disse Kurtis, “‘encontrando’ histórias com crianças abandonadas triunfando sobre o mal com a ajuda de outros benevolentes e poderes especiais”.

Críticas no pátio escolar sobre o novo livro de Rowling também são positivas.

”Eu já li todos os três livros,” disse Liz Kneuer, 10 anos, uma garota da quinta série de Upper Montclair, “e gosto mais de ‘Prisioneiro’ porque não é somente uma continuação dos outros livros. Você não sabe o que vai acontecer a seguir, ou quem é do bem ou do mau”.

Armando Tamargo, 7 anos, um garoto da segunda série de Montclair tem outra opinião sobre os livros de Harry Potter. “Eu gosto deles porque eles são bem interessantes e longos. Eu posso fazer meus pais lerem a noite toda”.

Traduzido por: Frederico Oliveira em 17/01/2006.
Revisado por: Vinicius Alvarez em 12/03/2008.
Postado por: Fernando Nery Filho em 04/05/2007.
Entrevista original no Accio Quote aqui.