Lockerbie, Catherine. “Feitiço do livro mágico mais vendido”. The Scotsman, 28 de novembro de 1998.

Possivelmente o mais espantoso sucesso nos livros infantis de 1998 foi mais uma vez o daquele menino bruxo, Harry Potter, e seu criador, J.K. Rowling.

Quando Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicado no ano passado, os jornais estavam recheados com a historia de como uma mãe solteira rabiscando em um café de Edimburgo tinha criado um dos livros infantis mais constrangedores por anos.

Esse ano se viu uma ascensão adicional que não para: a publicação do segundo volume, Harry Potter e a Câmara Secreta, no mí­nimo tão esperto, fresco, engraçado e exitante quanto o primeiro; a venda dos direitos de filmagem por uma soma de seis dí­gitos; e a conquista da América pelo bravo jovem Potter.

(Lá, pateticamente, o tí­tulo do primeiro livro foi alterado para Harry Potter and the Sorcerer’s Stone [algo como “A Pedra do Bruxo”], presumivelmente porque as crianças americanas poderiam se sentir amedrontadas com o termo estando “Filosofal”)

Todos os clichês foram retirados: panos para os ricos, sucesso de conto de fadas, e pelo menos dessa vez eles são verdade. Desta vez, também, a fantasia está firmemente assentada em algo real e divertido: esses são realmente livros com enredo entusiástico, narrativa habilidosa e caracterização minuciosa.

Esses são livros que os mais velhos também podem se divertir. Este ano também está sendo vendida uma edição em preto e branco, feita para adultos que se sentem envergonhados de pegar a versão mais colorida nas livrarias para o seu próprio prazer.

Alunos do primário, e mais velhos, adotaram um novo vocabulário: trouxas, ou não-bruxos; quadribol, o o aterrorizante jogo montado em vassouras por nossos heróis; Hogwarts, a escola gótica e mal assombrada onde bruxas e bruxos devem estudar; Alvo Dumbledore, o bondoso e excêntrico diretor-bruxo e Voldemort, o vilão que matou os pais de Harry e o deixou com um distinto raio em sua testa. (Procure embaixo das franjas de suas crianças pelo uso de marcas indeléveis.)

Será sábio dos pais e responsáveis estudarem essas referências exotéricas: com um filme em produção e mais cinco livros já encomendados, Harry Potter estará passeando em mentes jovens e conversas por muitos anos.

Traduzido por: Nani_Black em 11/01/2006.
Revisado por: Junior Gazola em 17/02/2008.
Postado por: Fernando Nery Filho em 04/05/2007.
Entrevista original no Accio Quote aqui.