“Autora de Potter adverte sobre conteúdo” BBC News, 29 Setembro de 2000

A autora dos livros incrivelmente populares de Harry Potter disse que tem a impressão de que muito do que está escrevendo é inadequado para crianças pequenas. Em uma entrevista exclusiva para a BBC, ela disse que os assuntos de seus livros podem ser desconfortáveis para crianças de seis anos de idade.

Ela contou ao apresentador da rádio BBC de Gloucestershire, Nigel Ballard: “Eu penso que, na ocasião, o material não é apropriado para crianças com seis anos. Mas você não pode impedir que elas leiam”. “Eu li certas coisas quando eu era jovem que me perturbaram, mas eu não acho que tenha sido uma coisa terrivelmente má”. “Meus pais nunca censuraram o que eu lia, então eu não diria para que não lessem isso aos pequenos, apenas diria que estivessem atentos a coisas que possam vir a ser incômodas”.

Harry é um jovem bruxo que descobre que tem poderes mágicos depois de seus pais serem mortos por um “bruxo das trevas” chamado Voldemort. Ela acrescentou: “Eu estou lidando com o mal, estou tentando examinar o que acontece a esta comunidade quando um maní­aco tenta tomar o comando”.

“Obrigação moral”

Seus livros também tratam sobre a “realidade de quão mau é tirar uma vida humana”. Ela disse: “Se você vai escrever sobre esse tipo de coisas, você tem a obrigação moral de mostrar o que isso envolve, não de embelezar ou minimizar isso”.

Sua descrição dos livros parece longe do confortável mundo de magia e mitos que muitos pais associam aos contos de Harry Potter. Sua fama trouxe problemas além dos muitos milhões que segundo dizem ela vale agora. “Quando as pessoas começam a procurar dentro de suas caixas é terrí­vel. Isto parece um tipo de invasão”.

“Eu não sou polí­tica, eu não sou uma artista e nunca esperei tanto interesse em minha vida”.

Filme em Hollywood

Os livros têm vendido seus milhões pelo mundo inteiro, e o primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, está se tornando um filme de Hollywood. Muitas pessoas têm elogiado Rowling por entrar dentro da mente de uma criança, mas isto é algo que ela nega.

“Eu me sentei para escrever algo que eu sabia que gostaria de ler. Eu não tento analisar nada e não escrevo como se fosse uma fórmula”. “Eu sempre acho isso totalmente paternalista; o que as crianças querem? Como se elas fossem de uma espécie diferente. Eu não escrevo tendo em mente um grupo de crianças com oito anos”. Rowling, que cresceu em Tutshill, Forest of Dean, planeja sete livros de Potter no total e depois quer escrever algo completamente diferente. “Talvez eu escreva algo sobre um monge medieval secreto”, ela disse.

Traduzido por: Pedro Henrique Oliveira em 11/08/2006
Revisado por: Patrí­cia M. D. de Abreu em 29/04/2007 e Antônio Carlos de M. Neto em 22/03/08
Postado por: Fernando Nery Filho em 02/05/2007
Entrevista original no Accio Quote aqui.