“Crianças escolhem ganhador de prêmio literário de £2.500”. The Herald (Glasgow), 19 de novembro de 1997.

Uma mãe solteira que escreveu seu primeiro romance num café de Edimburgo e o vendeu para uma editora americana por US$100.000 recebeu ontem um dos principais prêmios de literatura do Reino Unido.

Joanne Rowling recebeu uma medalha de ouro e £2.500 no Nestlé Smarties Book Prize™, a maior competição do gênero para uma história infantil fantástica em que trabalhou enquanto sua filha bebê dormia ao seu lado no café.

Seu livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, vendeu 30.000 cópias no Reino Unido e atraiu cartas de fãs crianças e adultos. Foi o ganhador na categoria entre 9 e 11 anos.

Ontem à noite, Sra. Rowling, 32, disse: “É um prêmio particularmente maravilhoso de se ganhar, do meu ponto de vista, porque o julgamento final é feito por crianças, e elas são obviamente as pessoas cuja opinião mais importa para mim”.

“Ele foi planejado para ser uma série de sete livros e eu estou no meio do caminho para o número três. Eu também tenho outro livro infantil quase pronto”.

Entrementes, a escritora residente de Fife, Kathleen Jamie, recebeu ontem à noite um prêmio de £15.000. Ela foi uma dos cinco poetas que ganharam as últimas bolsas anuais para artistas da fundação de Paul Hamlyn.

Traduzido por: Patricia Monteiro Domingues de Abreu.
Revisado por: Isadora Cal em 12/01/2010.
Entrevista original no Accio Quote aqui.