Dados Pessoais

Nome completo: Elizabeth Jean Williams.
Data de nascimento: 18 de setembro de 1929
Data de falecimento: 02 de julho de 2008
Natural de: Buxton, Inglaterra
Personagem na série: Mulher Gorda
Notí­cias relacionadas: Todas as notí­cias do Potterish relacionadas a esta atriz, você encontra aqui.

barra :: Potterish

Biografia

O papel mais longo de Spriggs na televisão britânica foi como Nan em Shine on Harvey Moon. Ela também apareceu em Doctor Who e nas dramatizações da BBC de Our Mutual Friend e Martin Chuzzlewit, sendo as duas obras de Charles Dickens e também na adaptação da obra de George Eliot, Middlemarch. Na televisão infantil ela apareceu como a personagem título de Simon and the Witch (1987).

Ela fez participações frequentes como coadjuvante em dramas e comédias britânicas. Por causa dos típicos papeis em que ela atuava, freqüentemente era confundida com Liz Smith, mesmo que a semelhança física entre as duas fosse mínima.

Spriggs também fez duas participações na série de casos de mistério, Midsomer Murders, aparecendo no episodio piloto (Killings at badgers drift) como Iris Rainbird em 1997 e novamente como a irmã gêmea (Ursula Gooding) da última personagem no fim da série em 2005. Nas duas participações de Spriggs em Midsomer Murders, ela atuou com Richard Cant, que interpretou seu filho.

Membro da Royal Shakespeare Company, e RSC Associate Artist, de 1962 a 1976 ela atuou em papeis Shakesperianos muito importantes, incluindo A Ama e Beatrice. Em Hamlet, dirigida por Peter Hall em Stratford e em Londres, ela interpretou Gertrude. Junto com David Warner como Hamlet e Brewster Mason como Claudius. Ela também interpretou Paulina, Calpurnia e Senhora Rapidim para a RSC. Seu trabalho na RSC se seguiu quando ela fez Madame Arcati, da obra de Noel Coward, Blithe Spirit na abertura da temporada do novo Teatro Nacional em South Bank, Londres. Spriggs recebeu o prêmio Olivier de melhor atriz coadjuvante em 1978, pela sua performance em Love Letters on Blue Paper de Arnold Wesker.

Nos filmes, ela fez a Mulher Gorda em Harry Potter e a Pedra Filisofal (2001), e Sra. Jennings na adaptação de Emma Thompson de Razão e Sensibilidade (1995). Com a sua performance neste filme, ela foi indicada ao BAFTA de melhor atriz coadjuvante, mas perdeu para sua colega de cena Kate Winslet. Seu papel em filmes mais antigos foi como uma gerente de funcionários no filme de Peter: Hall Work is a 4-letter word, junto com Cilla Black e David Warner. Ela também interpretou a duquesa no filme Alice no País das Maravilhas.

Uma de suas últimas apresentações foi no papel de Miss Dogget em uma adaptação da BBC Radio 4 do romance de Barabara Pym, Jane and Prudence.

barra :: Potterish

Filmografia

2002 – Shackleton
2001 – Harry Potter e a Pedra Filosofal
1999 – Um Conto de Natal
1998 – Sibéria
1997 – Um Canto de Esperança
1995 – Razão e Sensibilidade
1991 – George e Frederic
1981 – O Amante de Lady Chatterley

Galeria de Imagens

Para ver mais fotos de Elizabeth Spriggs, clique aqui.

Prêmios e Indicações

Indicada ao BAFTA Film Award na categoria “Melhor Atuação por uma Atriz em um Papel Coadjuvante” pelo filme Sense and Sensibility (1996).

Indicada ao Chlotrudis Award na categoria “Melhor Atriz Coadjuvante” pelo filme Sense and Sensibility (1996).

barra :: Potterish

Curiosidades

  • O papel de Chessene em Doctor Who: The Two Doctors: Part 1 (1985) foi preparado para ela.

  • Atuou em Shackleton (2002) (TV) com Kenneth Branagh, sendo que ambos participaram da série Potter em Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) and Harry Potter e a Câmara Secreta (2002), respectivamente.

  • Foi indicada ao prêmio da Broadway, Tony Award, como Melhor Atriz Coadjuvante pela peça London Assurance.

  • Embora não ter sido uma troca de peso, como a de Richard Harris por Michael Gambon, ela também foi substituida em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004), pela atriz Dawn French.

barra :: Potterish

Curiosidades

  • Ela tem 1,68m de altura.

barra :: Potterish

Fontes

IMDb
Wikipedia ENG