Layout Potterish
Layout Potterish
   
 
Layout Potterish
Layout Potterish
 
Layout Potterish
Layout Potterish
 
Layout Potterish
Layout Potterish
Layout Potterish

 
«   »

Emma Thompson

Dados Pessoais

Nome completo: Emma Thompson
Data de nascimento: 15 de abril de 1959
Natural de: Londres, Inglaterra.
Personagem na série: Sibila Trelawney
Notí­cias relacionadas: Todas as notí­cias do Potterish relacionadas a esta atriz, você encontra aqui.

Biografia

Emma Thompson nasceu em Londres no dia 15 de abril de 1959, em uma famí­lia de atores. Sua sagacidade foi cultivada desde cedo no ambiente familiar e ela foi uma estudante bem-sucedida. Estudou Literatura Inglesa na Universidade de Cambridge e lá fez parte do Footlights Group, famoso grupo onde, anteriormente, vários membros do Monty Python haviam se encontrado pela primeira vez.

Thompson se formou em 1980 e inicou sua carreira no entretenimento na rádio BBC, se aventurando em shows de comédia. Seu primeiro trabalho na televisão foi Alfresco (1983), escrevendo e interpretando junto a seus companheiros do Footlights Groups, Stephen Fry e Hugh Laurie.

Emma colaborou novamente com Fry, dessa vez no musical Me and my Girl, no qual teve um papel principal, interpretando Sally Smith. O espetáculo foi um sucesso e recebeu crí­ticas favoráveis. Seu desempenho conduziu-a ao elenco da minissérie Fortunas da Guerras, na BBC, na qual trabalhou com Kenneth Branagh. Thompson ganhou um prêmio BAFTA pelo seu trabalho no programa. Casou-se com Branagh em 1989 e continuou a trabalhar com ele, vindo os dois a montar uma companhia de produções.

Seu trabalho em Retorno a Howards End (1992) foi reconhecido em diversas premiações, notadamente o Óscar e o Globo de Ouro. Desde então, ela transita entre o cinema de arte e o típico hollywoodiano, trabalhando eventualmente também na tevê e no teatro. Também escreve roteiros, como na adaptação de Razão e Sensibilidade (1995), de Jane Austen, que também protagonizou. Dessa vez, foi reconhecida duplamente ao Óscar e ao Globo de Ouro, recebendo indicações como atriz e vencendo os prêmios como roteirista.

Emma e Kenneth se divorciaram em 1994 e ela atualmente é casada com Greg Wise, que fez Willoughby em Razão e Sensibilidade (1995). Eles têm uma filha, Gaia, nascida em 1999.

Em 2003, o casal adotou informalmente um garoto com 16 anos, de um grupo chamado Tindyebwa Agaba, que abriga refugiados ruandeses. Eles resistiram e conseguiram com sucesso que sua deportação de volta para Ruanda fosse cancelada, já que a família do adolescente havia sido morta em um genocídio.

Emma retirou-se por algum tempo das telas para dedicar-se à escrita dos roteiros próprios, um baseado na vida de Victor Jara, temporariamente descartado, e outro voltado para o público infantil: a continuação da série Nanny McPhee. Posteriormente, voltou a atuar em frente às câmeras, ligando-se a uma série de projetos simultâneos.

Filmografia

Fotos

 



 

Para ver mais fotos da Emma Thompson, clique aqui.

Vídeos

HP3 – Hollywood.com entrevista Dan, Emma,
Robbie Coltrane e Alfonso Cuarón

Confiram mais vídeos de Emma Thompson clicando aqui!

Prêmios e Indicações

Indicada à categoria “Atuação Notável por um Elenco em um Filme” do Screen Actors Guild Awards por Educação em 2010.

Indicada à categoria “Melhor Atriz Coadjuvante do Ano” do London Critics Circle Film Awards por Brideshead Revisited – Desejo e Poder em 2009.

Indicada à categoria “Melhor Atriz Internacional” do Irish Film and Television Awards por Brideshead Revisited – Desejo e Poder em 2009.

Indicada ao Globo de Ouro de “Melhor Atuação Feminina em um Filme – Comédia ou Musical” por Tinha Que Ser Você em 2009.

Indicada à categoria “Melhor Atriz Coadjuvante” do British Independent Film Awards por Brideshead Revisited – Desejo e Poder em 2008.

Indicada à categoria “Melhor Atriz em um Papel Coadjuvante” do Satellite Awards por Brideshead Revisited – Desejo e Poder em 2008.

Indicada à categoria “Melhor Atriz Coadjuvante” do Broadcast Film Critics Association Awards por Mais Estranho que a Ficção em 2007.

Indicada à categoria “Melhor Atriz Coadjuvante” do Saturn Award por Mais Estranho que a Ficção em 2007.

Indicada à categoria “Melhor Atuação Feminina em um Papel Coadjuvante” do BAFTA Film Award por Simplesmente Amor em 2004.

Indicada ao Emmy de “Atriz Principal Notável em uma Minisérie ou Filme” por Angels in America em 2004.

Ganhou na categoria “Melhor Atriz Britânica” do Empire Awards por Simplesmente Amor em 2004.

Ganhou na categoria “Melhor Atriz” do Evening Standard British Film Awards por Simplesmente Amor em 2004.

Indicada à categoria “Melhor Equipe de Atuação” do Phoenix Film Critics Society Awards por Simplesmente Amor em 2004.

Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante, por Simplesmente Amor em 2003.

Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz – Filme para TV/Mini-série, por Uma Lição de Vida em 2001.

Recebeu uma indicação ao European Film Awards de Melhor Atriz, por Momento de Afeto em 1997.

Ganhou o prêmio de Melhor Atriz, no Festival de Veneza, por Momento de Afeto em 1997.

Recebeu 3 indicações ao Oscar de Melhor Atriz, por Retorno a Howards End (1992), por Vestí­gios do Dia (1993), e por Razão e Sensibilidade (1995). Venceu por Retorno a Howards End.

Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, por Razão e Sensibilidade em 1995.

Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz – Comédia/Musical, por Júnior em 1994.

Foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Em Nome do Pai em 1993.

Recebeu uma indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Atriz, por Muito Barulho por Nada em 1993.

Recebeu uma indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Atriz Coadjuvante, por George & Frederic em 1991.

Curiosidades

  • Fala francês e espanhol fluentemente.

  • Foi casada com o ator Kenneth Branagh, intérprete de Gilderoy Lockhart, entre 1989 e 1994.

  • É a única pessoa na história a ter ganho os Óscares de melhor atriz e melhor roteiro.

  • Thompson aceitou o papel de Sibila Trelawney para impressionar sua filha Gaia, fã da série Potter.

  • Emma, a princípio, recusou-se a participar do último filme da série Potter para dar prioridade à preparação do roteiro de seu projeto próprio, Nanny McPhee. Algum tempo depois, sua presença foi confirmada pelo estúdio, presumivelmente depois de uma negociação mais incisiva que, provavelmente, garantiu que suas cenas seriam filmadas em pouco tempo.

Fontes

IMDb
AdoroCinema

| Voltar |

 
31/07/2014
Incluído as entrevistas de J.K. Rowling doas anos de 2011, 2012, 2013 e 2014. Criada a página da série Cormoran Strike, O Chamado do Cuco e O Bicho-da-seda.

16/09/2012
Incluídas resenha de 2006 escrita por J.K. Rowling sobre a autora Jessica Mitford, bem como sua entrevista ao Radio Times, em 2011. Atualizados o especial de Harry Potter: A Exposição e as páginas dos atores Evanna Lynch (Luna Lovegood), Freddie Stroma (Córmaco McLaggen), Jim Broadbent (Horácio Slughorn), John Hurt (Garrick Olivaras), Julie Walters (Molly Weasley) e Michael Gambon (Alvo Dumbledore).
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
   

Arquivo
Buscar no Potterish
Powered by WordPress