Entrevista – David Yates

DAVID YATES
Quem é aquele cara com Harry Potter?

Dezembro de 2006
Tradução: Anna Marina Campos

Mencione o nome do novo diretor de “Harry Potter” e a reação quase universal é: “Quem?” Após criar uma franquia de 3,5 bilhões de dólares com uma série de diretores de cinema – Chris Columbus, Alfonso Cuarón e Mike Newell – a Warner Bros. Contratou David Yates para tomar as rédeas de “Harry Potter e a Ordem da Fênix” que será lançada no próximo verão. Yates é desconhecido aqui, mas ele vem construindo um currículo impressionante na Grã Bretanha, sua terra nativa. Seu filme “Sex Traffic”, sobre mulheres que são forçadas a entrar na prostituição internacional, foi muito elogiado. Em 2004, ele ganhou um prêmio da British Director’s Guide pela serie de TV “State of Play”, um suspense político. E seu ultimo filme, a produção da HBO “The Girl In The Café” é um romance que se passa na conferência do G8 (sim, de verdade) e ganhou um Emmy esse ano. “Ele é um dos diretores mais empolgantes provenientes desse país no momento”, diz o produtor de longa data de “Potter”, David Heyman. Justo o suficiente. Mas o que um cara que faz filmes hiperealistas, mostrando a verdade como ela é, está fazendo no universo do “Harry Potter”? “Bom,” Heyman diz, “esse filme é um pedaço de uma revolução”.
“Phoenix,” o quinto livro da série da autora J.K. Rowling, é de longe o mais ideológico e parece fazer alusão às políticas do pós 11 de setembro. Harry sabe que o malvado Lord Voldemort renasceu e está construindo um exército, mas o governo dos mágicos, o Ministério da Magia, se recusa em acreditar nele. Em Hogwarts, a nova professora de Defesa Contra a Arte das Trevas, a ministra Dolores Umbridge, não ensinará aos alunos feitiços de defesa de fato, sob o pretexto de estar os protegendo. À medida que o mundo se torna mais perigoso, e Umbridge restringe mais e mais a liberdade pessoal dos alunos, Harry e seus colegas formam um clube secreto para ensinarem a eles mesmos como lutar com Voldemort e seus seguidores. “É como a Resistência Francesa dos anos 40,” diz Heyman. O que é exatamente a área de Yates.“Há um principio realmente interessante no coração dessa história,” diz Yates, em uma entrevista exclusiva para a NEWSWEEK. “O Ministério é um regime autoritário burocrático tentando impor uma doutrina fundamental nessa escola liberal e maluca. O Ministério não é muito bom em aceitar a beleza das diferenças. Tudo tem que se ajustar em uma caixa, e se não couber, deve ser removido. A coisa maravilhosa que essa história diz às crianças é que é OK ser diferente.”

Pessoalmente, Yates, 43 anos, aparenta tudo, menos ser um individualista cheio de cores. Ele é tão modesto que é difícil encontra-lo no set, mesmo quando ele está apenas a poucos metros de distância. É somente durante uma conversa privada, quando seus joelhos começam a balançar pra cima e pra abaixo e suas palavras começam a sair rapidamente, é que você sente o sangue vermelho bombeando dentro daquele exterior bege. “Eu estou tendo o melhor momento da minha vida,” ele diz. “É como estar e uma academia de produção de filmes. Você está trabalhando cada um dos músculos como um contador de história. Esses filmes são cheios de comédia, aventura e um pouco de suspense. É fantástico.” Yates pressionou todos os atores, em particular Daniel Radcliffe, que interpreta Harry, a aprofundarem suas performances dessa vez. “Eu forcei bastante o Dan. Ele é uma pessoa muito intuitiva, muito inteligente, bastante sensível,” ele diz. “Eu estou apenas o ajudando a despertar essas coisas. Você consegue ver sua determinação e ambição, e ele consegue transformar as coisas com pouco custo, então eu não posso esperar até que as pessoas vejam o que ele está alcançando.”
Yates realiza muitos ensaios antes de filmar uma cena, uma raridade nos maiores estúdios de cinema. “Demora o tanto de tempo que demora,” ele diz. “A coisa mais importante na tela são os atores. Se a performance não é real, aquele efeito especial de um milhão de dólares atrás do ator não serve pra nada.” E se ele consegue realizar essa tarefa mágica, seus dias de anonimato estão contados.



 
 
 
 
 
 
Livros HP
  Livro 1
  Livro 2
  Livro 3
  Livro 4
  Livro 5
  Livro 6
  Livro 7
  Outros Livros e Relatos
 
  Animais Fantásticos e Onde Habitam
  Quadribol Através dos Séculos
  Os Contos de Beedle, o Bardo
  Prefácio dos Marotos
  Enciclopédia
  Extras
 
 
  Morte Súbita
   Minissérie da BBC
  Série Cormoran Strike
   O Chamado do Cuco
   O Bicho-da-seda
  J.K. Rowling
  Lia Wyler
  Mary GrandPré
 
Filmes HP
  Filme 1
  Filme 2
  Filme 3
  Filme 4
  Filme 5
  Filme 6
  Filme 7
 
  Parte I
  Parte II
  Animais Fantásticos e Onde Habitam
  Outros Filmes/Trabalhos
 
  Alice no País das Maravilhas
  Cherrybomb
  O Corajoso Ratinho Despereaux
  Equus
  Dançando para a Vida
  How to Succeed in Business
  JK Rowling "Um Ano na Vida"
  Lições de Vida
  Matador em Perigo
  My Boy Jack
  Sete Dias com Marilyn
  Sweeney Todd
  Um Verão Para Toda Vida
  Elenco  
 
  Daniel Radcliffe  
  Emma Watson  
  Rupert Grint  
  Tom Felton  
  Lista Completa... +50 atores  
  Equipe Técnica  
 
  Alfonso Cuarón
  Chris Columbus
  David Heyman
  David Yates
  Mike Newell
  Steve Kloves
  Lista Completa...
 
Pottermore
 
Harry Potter: A Exposição
 
O Mundo Mágico de Harry Potter - Hogsmeade
 
O Mundo Mágico de Harry Potter - Beco Diagonal
 
Warner Bros Studio Tour London
 
Entrevistas JKR... +350 textos
 Por Ano
  Destaques JKR.com
  Não datadas
  1997
  1998
  1999
  2000
  2001
  2002
  2003
  2004
  2005
  2006
  2007
  2008
  2009
  2010
  2011
  2012
  2013
  2014
 Por Assunto
  Personagens
  Lugares
  Mundo Bruxo
  Livros & Cia
  Jo
  Boatos e Rumores
 
JKRowling.com
  Aniversário de Personagens
  Bruxo do Mês
  Biografia
  Diário
  Fan Sites
  Vista Gadget
  FAQ
 
  Sobre os Livros
  Sobre JKR
  Outras Coisas
  Enquetes?
  Informações Extra  
 
  Miscelânia
  Personagens
  Edições
  Itens Secretos  
  Links  
  Lixeira
  Novidades  
  Rumores  
  ? (Porta Secreta)  
  W.O.M.B.A.T  
 
EmmaWatsonOfficial.com
  Emma
 
  Sobre Emma
  Fotos e Favoritos
  FAQ's
  Prêmios
  Carreira
  Notícias
  Mídia
  e.m.s.
  UNICEF
  Minha Página
 
  Downloads
  Links
 
 
 
 
Legal Notice:
Harry Potter é propriedade de J.K. Rowling, Warner, Bloomsbury, Scholastic e Rocco. Este é apenas um fansite que publica informações para fãs. Os videos são propriedades dos respectivos canais.
All contents of JKRowling.com and EmmaWatsonOfficial.com is created by LightMaker.
Potterish.com - versão 4.0. Copyright © 2002 - 2014

Powered by WordPress.