Dados Pessoais

Nome completo: Jarvis Cocker
Data de nascimento: 19 de setembro de 1963.
Natural de: Yorkshire, Inglaterra.
Personagem na série: Myron Wagtail, vocalista das Esquisitonas
Notí­cias relacionadas: Todas as notí­cias do Potterish relacionadas a este ator, você encontra aqui.

barra :: Potterish

Biografia

Jarvis Branson Cocker é um músico Inglês, mais conhecido como líder da banda Pulp, através do seu trabalho com a banda, Cocker se tornou um dos principais músicos do pop britânico na metade dos anos 90.

Cocker nasceu em Sheffiels. Seu pai, Mac, um DJ e ator, deixou a família e se mudou para a Austrália quando Jarvis tinha 7 anos e não manteve contato com ele ou suas irmãs, deixado-os para ser criados pela mãe, agora uma assistente social conservadora.

Jarvis Cocker dá os créditos de sua criação quase exclusivamente entre a companhia feminina e pelo seu interesse de como pensam as mulheres e o que elas têm a dizer. Ele escreveu uma música (“A Little Soul” no álbum This Is Hardcore) sobre ter sido abandonado pelo pai, e em 1998 viajou para a Austrália com a sua irmã, para encontrá-lo quase 30 anos depois. Quando seu filho o visitou, Mac Cocker havia se mudado para uma comunidade hippie em Darwin. Cocker diz que ele perdoou o pai por tê-los abandonado: “Eu não sinto nenhuma amargura por ele, eu apenas tenho pena dele.”

Cocker fundou o Arabacus Pulp (nome aprendido por ele numa aula de economia) quando tinha 15 anos e ainda estava na escola municipal. Depois de varia mudanças de formação e do encurtamento do nome para Pulp, eles eventualmente acharam fama nos anos 90 com o sucesso dos álbuns His ‘n’ Hers (1994) e Different Class (1995).

O Pulp lançou mais dois álbuns (This Is Hardcore e We Love Life) para a aclamação da crítica, mesmo assim eles não atingiram o sucesso comercial de Different Class. Depois de lançar o álbum de maires sucessos, a banda está em hiatus.

Cocker também é conhecido pelo seu senso e observação do cenário cultural. Ele foi convidado frequentemente a shows de entrevistas nos anos 90, como também foi o apresentador de um programa de arte da BBC Journeys into the Outside (algo como “Jornadas para Dentro do Exterior”). Aqui ele viajou pelo mundo encontrando os chamados artistas exteriores, conhecendo pessoas que criam obras de arte malucas e maravilhosas e tentando enteder o que os motiva. A inclinação de Cocker para programas de TV foi refletida na paródia Common People (algo como “Pessoas Comuns”), ele foi apresentado na comedia satírica Spitting Image em 1996.

Cocker contribuiu para a trila de Harry Potter e o Cálice de Fogo, compondo e cantando três músicas : “This Is the Night”, “Do the Hippogriff” e “Magic Works”. A banda fictícia também contava com Jonny Greenwood e Phil Selway do Radiohead, Steve Mackey do Pulp, Jason Buckle do Relaxed Muscle e Steve Claydon do Add N to (X).

Desde 2003 Cocker tem vivido em Paris com sua esposa, Camille e seu filho Albert.

barra :: Potterish

Histórico de Trabalhos

2009 – Wakefield
2009 – Fantastic Mr. Fox
2009 – Glastonbury (TV)
2008 – Simplesmente Feliz
2006 – Children of Men
2005 – Harry Potter e o Cálice de Fogo
2002 – The Last Great Wilderness
2001 – Made in Sheffield
2001 – Get Over It
1999 – Notting Hill
1999 – Wonderland
1998 – Alice et Martin
1998 – Velvet Goldmine
1997 – The Full Monty

Galeria de Imagens

Para ver mais fotos de Jarvis Cocker, clique aqui.

Prêmios e Indicações

Indicado ao Satellite Awards na categoria de “Melhor Canção Original” pelo seu trabalho em Harry Potter e o Cálice de Fogo, na canção “Magic Works” (2005).

Indicado ao World Soundtrack Awards na categoria “Melhor Canção Original”, com a canção “Magic Works” de Harry Poter e o Cálice de Fogo. Juntamente com os membros que formaram a banda fictícia do filme: Jonny Greenwood, Phil Selway, Steve Mackey, Steve Claydon, Jason Buckle e Patrick Doyle (2005).

barra :: Potterish

Curiosidades

  • Ele tem 1,88m de altura.

  • Vocalista da banda Pulp.

  • Ficou famoso por protestar contra a apresentação de Michael Jackson no Brit Awards em 1996. Ele foi retirado do palco à força quando começou a dançar junto com os dançarinos.

  • Casou com a sua então noiva Camille Bidault-Waddington no norte da França no dia 13 de julho de 2002.

  • Seu filho, Albert, nasceu no dia 24 de março de 2003.

  • Todd Haynes queria que ele interpretasse o papel de Jack Fairy no filme Velvet Goldmine, mas ele recusou o papel, alegando exaustão e estresse.

  • É um fã da música de Kate Bush.

barra :: Potterish

Fontes

IMDb
Wikipedia ENG