Resenha Ordem da Fênix – The Hollywood Reporter

HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX
Resenha do filme

The Hollywood Reporter ~ Kirk Honeycutt
30 de junho de 2007
Tradução: Patri­cia Abreu

Ponto principal: Harry sofre com crescentes dores enquanto este filme luta para destilar o maior livro de J.K. Rowling até agora.

As coisas de fato estão ficando mais sombrias no mundo de Potter. Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, tanto o temperamento quanto o esquema de cores estão amargos, cinza e preto. Há rosa, para ser sincero, ele está na primeira vilã feminina da série de filmes e livros.

O aguardado filme tem como novo diretor o veterano da TV britânica David Yates, e ele e o roteirista Michael Goldenberg fazem um trabalho respeitável em manter coerente a história da romancista J.K. Rowling. O problema, entretanto, está nessa história e em sua coerência.

Esse é o quinto – e mais longo com 800 páginas – livro de “Harry Potter” em que um filme é baseado. Conseqüentemente, esse é um filme que parece uma reunião numa estação de trem em que ainda mais personagens são apresentados e velhos amigos revistos, fazendo uma disposição desconcertante de personagens para se conhecer, mesmo para quem presta muita atenção. Depois tem o fato de que esse livro – e filme – é um divisor de águas na história, com revelações e esclarecimentos da trama antes de ingressar nos capí­tulos faltantes. Então enquanto “Fênix” é um filme necessário, ele é possivelmente o menos agradável até agora.

O que não vai manter as multidões longe dos cinemas. Harry Potter já uma marca certificada. Mesmo o lançamento do sétimo e último livro de Rowling em trás semanas com a promessa de resolver todos os fios soltos não está segurando ninguém de verificar essa adaptação cinematográfica.

Ironicamente, “Fênix” termina com todos percebendo o que nós, público, já sabí­amos desde o encerramento do ultimo filme, Harry Potter e o Cálice de Fogo – que o filme é último, mas o vilão que até esse momento era quase efêmero, Lord Voldemort, voltou. Só que demoram mais 138 minutos para que todos, salvo Harry, realmente compreenderem esse fato. Conseqüentemente, ao olhar para tráss, quando a série finalmente terminar, “Fênix” pode parecer o filme problemático, cheio de trama, mas com pouca diversão.

Ele começa mal-humorado com Harry (Daniel Radcliffe, parecendo definitivamente mais velho e maduro) chateado nas férias de verão nas terras secas dos trouxas. Seu pequeno uso de magia para salvar, entre tantas pessoas, seu primo realmente detestado, Duda, resulta em uma carta quase instantânea de expulsão da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts por usar magia fora dela.

O Diretor Dumbledore (Michael Gambon) corre com uma defesa bem sucedida na corte, mas em seu retorno à escola ele descobre que a maior parte dos alunos, tirando seus camaradas Hermione (Emma Watson) e Rony (Rupert Grint), fica longe dele. Até Dumbledore se afasta.

Harry tem pesadelos, mas pior do que isso é a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, a venenosa em rosa Dolores Umbridge (Imelda Staunton). Ela é a união dos nossos piores professores de escola, uma instrutora cronicamente rí­gida e arrogante que baixa decretos sem a menor preocupação com seu impacto.

Parece que há uma guerra polí­tica em ação já que o Ministro da Magia, Cornélio Fudge (Robert Hardy), se recusa terminantemente a admitir o retorno de Voldemort. Ele prefere enxergar uma rebelião pela escola, seu diretor e aquele garoto odioso Harry. Então o filme cozinha uma série de ações e reações entre uma administração cega e um corpo estudantil repreendido.

Há um grande número de momentos interessantes, alguns com criaturas sobrenaturais, duelos mágicos até a morte, um grupo de estudos bruxos clandestino operado por Harry e um passeio à meia-noite pelos céus de Londres. Mas a magia – a magia do filme, quero dizer – está faltando nessa saída.

A série também continua sua falta de talento chocante. Isso inclui a contratação mal aproveitada da nata dos atores britânicos: Maggie Smith, Helena Bonham Carter, Emma Thompson, David Thewlis, Richard Griffiths, Julie Walter, Robbie Coltrane (que, para ser justo, foi bem usado nos filmes anteriores) e Ralph Fiennes (que, também para ser justo, vai dar sua mais contribuição como Voldemort nos filmes futuros).

Certamente o desenho, efeitos visuais, cinematográficos, figurino e edição estão à altura da modernidade da série.



 
 
 
 
 
 
Livros HP
  Livro 1
  Livro 2
  Livro 3
  Livro 4
  Livro 5
  Livro 6
  Livro 7
  Outros Livros e Relatos
 
  Animais Fantásticos e Onde Habitam
  Quadribol Através dos Séculos
  Os Contos de Beedle, o Bardo
  Prefácio dos Marotos
  Enciclopédia
  Extras
 
 
  Morte Súbita
   Minissérie da BBC
  Série Cormoran Strike
   O Chamado do Cuco
   O Bicho-da-seda
  J.K. Rowling
  Lia Wyler
  Mary GrandPré
 
Filmes HP
  Filme 1
  Filme 2
  Filme 3
  Filme 4
  Filme 5
  Filme 6
  Filme 7
 
  Parte I
  Parte II
  Animais Fantásticos e Onde Habitam
  Outros Filmes/Trabalhos
 
  Alice no País das Maravilhas
  Cherrybomb
  O Corajoso Ratinho Despereaux
  Equus
  Dançando para a Vida
  How to Succeed in Business
  JK Rowling "Um Ano na Vida"
  Lições de Vida
  Matador em Perigo
  My Boy Jack
  Sete Dias com Marilyn
  Sweeney Todd
  Um Verão Para Toda Vida
  Elenco  
 
  Daniel Radcliffe  
  Emma Watson  
  Rupert Grint  
  Tom Felton  
  Lista Completa... +50 atores  
  Equipe Técnica  
 
  Alfonso Cuarón
  Chris Columbus
  David Heyman
  David Yates
  Mike Newell
  Steve Kloves
  Lista Completa...
 
Pottermore
 
Harry Potter: A Exposição
 
O Mundo Mágico de Harry Potter - Hogsmeade
 
O Mundo Mágico de Harry Potter - Beco Diagonal
 
Warner Bros Studio Tour London
 
Entrevistas JKR... +350 textos
 Por Ano
  Destaques JKR.com
  Não datadas
  1997
  1998
  1999
  2000
  2001
  2002
  2003
  2004
  2005
  2006
  2007
  2008
  2009
  2010
  2011
  2012
  2013
  2014
 Por Assunto
  Personagens
  Lugares
  Mundo Bruxo
  Livros & Cia
  Jo
  Boatos e Rumores
 
JKRowling.com
  Aniversário de Personagens
  Bruxo do Mês
  Biografia
  Diário
  Fan Sites
  Vista Gadget
  FAQ
 
  Sobre os Livros
  Sobre JKR
  Outras Coisas
  Enquetes?
  Informações Extra  
 
  Miscelânia
  Personagens
  Edições
  Itens Secretos  
  Links  
  Lixeira
  Novidades  
  Rumores  
  ? (Porta Secreta)  
  W.O.M.B.A.T  
 
EmmaWatsonOfficial.com
  Emma
 
  Sobre Emma
  Fotos e Favoritos
  FAQ's
  Prêmios
  Carreira
  Notícias
  Mídia
  e.m.s.
  UNICEF
  Minha Página
 
  Downloads
  Links
 
 
 
 
Legal Notice:
Harry Potter é propriedade de J.K. Rowling, Warner, Bloomsbury, Scholastic e Rocco. Este é apenas um fansite que publica informações para fãs. Os videos são propriedades dos respectivos canais.
All contents of JKRowling.com and EmmaWatsonOfficial.com is created by LightMaker.
Potterish.com - versão 4.0. Copyright © 2002 - 2014

Powered by WordPress.