Resenha Ordem da Fênix – Times Online

ORDEM DA FÊNIX
Times Online
28 de junho de 2007
Tradução: Patrí­cia e Adriana
Harry Potter e a Ordem da Fênix – A Primeira Resenha

Economistas contam o número de guindastes para construir locais no centro de Tóquio. Ambientalistas procuram pragas de Águas-vivas no mar do Japão. E uma pista para a caixa de serviço japonesa, Hollywood examina o imperdoável índice Narita o número de mulheres históricas que saúdam uma estrela famosa no aeroporto.

Quando ele chegou à  Narita para a estréia japonesa há cinco anos, Daniel Radcliffe foi saudado por uma brigada histárica de 2.300 fãs. A chegada do ator adolescente na quarta-feira “reconhecidamente muito cedo de manhã” tinha uma platéia de apenas 30 pessoas pedindo autógrafos.

E, no Japão especificamente, a Warner Brothers tem bastante divulgação de Harry Potter e a Ordem da Fênix, o quinto volume das crônicas do personagem fictí­cio mais bem sucedido do mundo.

Coletivamente, Hollywood decidiu que estava na hora de tratar a audiência japonesa com um pouco mais de respeito. Portanto, o ultimo filme de Harry Potter foi a terceira premiere mundial de Hollywood (depois de Homem-Aranha 3 e Piratas do Caribe: No Fim do Mundo) a ser feita em Tóquio em três meses.

Na quinta-feira, em uma cavalgada de efeitos especiais sem brilho ao ar livre, um raio de luz e de glamour jovem brilhou, você podia ver que um esforço estava sendo feito. Da parte deles, um público esparso de trouxas duros de morrer do Japão pelo menos fingiu aceitar a isca, a linha e o anzol em sua cidade enfeitada.

O filme em si é uma traquinagem sólida, mágica e ocasionalmente espetacular que luta sem sucesso o medo e a diversão que ainda não tivemos nos volumes anteriores. É bem mais cruel que seus precedentes e começa a nos introduzir adequadamente à idéia de que não estamos mais no parquinho mágico, mas na rota de um confronto épico com vítimas reais.

A história principal no palco nesse ciclo é a cruzada de Harry e Dumbledore para persuadir um mundo bruxo cada vez mais paranóico e desconfortável de que o seu vilão inominável, Voldemort (interpretado por Ralph Fiennes), retornou. As habilidades de ator de Radcliffe (Harry), Rupert Grint (Rony Weasley) e Emma Watson (Hermione) melhoraram, mas não o suficiente para realmente encarnar os personagens e provir a profundidade narrativa que esse filme com enredo avançado, transicional precisa. Eles conseguiram “raiva” e “determinação” a essa altura, mas lutam com algumas nuances de caretas. As psicoanalises de Harry falando alto de Voldemort são terrí­veis.

Dos adultos, Imelda Staunton como Dolores Umbridge “usurpadora de Dumbledore em Hogwarts” é primorosamente desagradável. Helena Bonham Carter como a vilã Belatriz Lestrange é um talento brilhante mas mal utilizado.

O diretor, David Yates, inseriu alguns toques bonitinhos, incluindo a explosiva transferência dos gêmeos Weasley do mundo escolar para o mundo do comércio varejista. Mas acima de tudo, há pouco daqueles alegres pequenos momentos de uso das parafernálias mágicas que pontuaram e animaram os filmes anteriores.

O quinto – e mais longo – livro em que se baseia este filme á um ponto crucial, mas vago na saga. Muito é explicado, muita coisa é deixada em aberto e não há o mesmo ritmo de ação a que os leitores estavam acostumados nos episódios anteriores (especialmente no Cálice de Fogo). O livro deixa isso de fora porque foi torturante naquilo que nos ocultou. O filme, porém, uma digestão necessária das 800 páginas, nos deixa vagamente incomodados que a solução dos enredos esteja agora há dois filmes de distância.

O maior problema, porém, não está no filme em si, mas na aproximação do fenómeno Potter universal que atinge seu ansioso público. A maiora dos fãs estão mais focados no lançamento do épico sétimo livro em três semanas e sua promessa de resolver os incontáveis mistórios. Como a espera pelo livro final é insuportável, há momentos em que este filme, que de outra forma seria agradável, embora muito bem feito e sem problemas em si mesmo pareça uma tarefa.

Harry Potter e a Ordem da Fênix será lançado no Reino Unido em 12 de julho.



 
 
 
 
 
 
Livros HP
  Livro 1
  Livro 2
  Livro 3
  Livro 4
  Livro 5
  Livro 6
  Livro 7
  Outros Livros e Relatos
 
  Animais Fantásticos e Onde Habitam
  Quadribol Através dos Séculos
  Os Contos de Beedle, o Bardo
  Prefácio dos Marotos
  Enciclopédia
  Extras
 
 
  Morte Súbita
   Minissérie da BBC
  Série Cormoran Strike
   O Chamado do Cuco
   O Bicho-da-seda
  J.K. Rowling
  Lia Wyler
  Mary GrandPré
 
Filmes HP
  Filme 1
  Filme 2
  Filme 3
  Filme 4
  Filme 5
  Filme 6
  Filme 7
 
  Parte I
  Parte II
  Animais Fantásticos e Onde Habitam
  Outros Filmes/Trabalhos
 
  Alice no País das Maravilhas
  Cherrybomb
  O Corajoso Ratinho Despereaux
  Equus
  Dançando para a Vida
  How to Succeed in Business
  JK Rowling "Um Ano na Vida"
  Lições de Vida
  Matador em Perigo
  My Boy Jack
  Sete Dias com Marilyn
  Sweeney Todd
  Um Verão Para Toda Vida
  Elenco  
 
  Daniel Radcliffe  
  Emma Watson  
  Rupert Grint  
  Tom Felton  
  Lista Completa... +50 atores  
  Equipe Técnica  
 
  Alfonso Cuarón
  Chris Columbus
  David Heyman
  David Yates
  Mike Newell
  Steve Kloves
  Lista Completa...
 
Pottermore
 
Harry Potter: A Exposição
 
O Mundo Mágico de Harry Potter - Hogsmeade
 
O Mundo Mágico de Harry Potter - Beco Diagonal
 
Warner Bros Studio Tour London
 
Entrevistas JKR... +350 textos
 Por Ano
  Destaques JKR.com
  Não datadas
  1997
  1998
  1999
  2000
  2001
  2002
  2003
  2004
  2005
  2006
  2007
  2008
  2009
  2010
  2011
  2012
  2013
  2014
 Por Assunto
  Personagens
  Lugares
  Mundo Bruxo
  Livros & Cia
  Jo
  Boatos e Rumores
 
JKRowling.com
  Aniversário de Personagens
  Bruxo do Mês
  Biografia
  Diário
  Fan Sites
  Vista Gadget
  FAQ
 
  Sobre os Livros
  Sobre JKR
  Outras Coisas
  Enquetes?
  Informações Extra  
 
  Miscelânia
  Personagens
  Edições
  Itens Secretos  
  Links  
  Lixeira
  Novidades  
  Rumores  
  ? (Porta Secreta)  
  W.O.M.B.A.T  
 
EmmaWatsonOfficial.com
  Emma
 
  Sobre Emma
  Fotos e Favoritos
  FAQ's
  Prêmios
  Carreira
  Notícias
  Mídia
  e.m.s.
  UNICEF
  Minha Página
 
  Downloads
  Links
 
 
 
 
Legal Notice:
Harry Potter é propriedade de J.K. Rowling, Warner, Bloomsbury, Scholastic e Rocco. Este é apenas um fansite que publica informações para fãs. Os videos são propriedades dos respectivos canais.
All contents of JKRowling.com and EmmaWatsonOfficial.com is created by LightMaker.
Potterish.com - versão 4.0. Copyright © 2002 - 2014

Powered by WordPress.