Timothy Spall

Dados Pessoais

Nome completo: Timothy Spall
Data de nascimento: 27 de fevereiro de 1957
Natural de: Battersea, Londres, Inglaterra
Personagem na série: Pedro Pettigrew
Notí­cias relacionadas: Todas as notícias do Potterish relacionadas a este ator, você encontra aqui.

 

 

 

Biografia

Timothy Spall nasceu em Battersea, ao sul de Londres, no dia 27 de fevereiro de 1957. Filho de pai carteiro e mãe cabeleireira, ele se juntou ao Teatro Nacional Jovem depois de ser visto atuando no papel do Leão Covarde numa adaptação escolar de O Mágico de Oz. Depois de treinar na RADA, ele entrou para a Shakespeare Company Real em 1979, onde deu vida às obras de Shakespeare e Tchekhov – as performances do ator foram gravadas pela BBC e pela Thames Television, respectivamente. Ele também fez participações em filmes experimentais nos anos 70, incluindo pontas nos filmes Quadrophenia (1979), O Missionário (1981) e Lar Doce Lar (1982), esta última foi a primeira de cinco colaborações com o diretor Mike Leigh.

Mas o papel que marcou o imaginário popular e que Jonathan Ross aludiu como Barry Taylor, membro de um grupo de pedreiros que mudaram-se para Düsseldorf na série de comédia e drama Auf Wiedersehen, Pet por Dick Clement e Ian La Frenais. O desempenho de Spall foi tão convincente que pode ter sido um dos motivos para a quase destruição da carreira dele, não por menos pois os diretores recusaram acreditar que seu sotaque de Wolverhampton não fosse genuíno.

Mike Leigh proveu a salvação criativa do ator. Spall já tinha vivido o carteiro mal-educado Gordon em Lar Doce Lar, encontrando consolo para as dificuldades matrimoniais na comida e álcool. Comida também foi o interesse principal de seu pretensioso proprietário Aubrey em Life is Sweet, um homem cujo gosto por roupas sugere que comida não é a melhor alternativa. Ele foi chefe de família em Segredos e Mentiras como o adorável e moderado fotógrafo Maurice que preferia ficar longe de problemas traumáticos – entretanto é ele que entrega a fala mais crucial no fim – “Nós todos estamos sofrendo! Por que não podemos compartilhar nossa dor?”. Consciente de que estava no ápice da carreira, ele estrelou Topsy-Turvy, onde foi o ator Richard Temple. Porém ficou provavelmente magoado ao ter de recusar um personagem principal em Gilbert & Sullivan: O Mikado. Finalmente, em Agora ou Nunca ele viu seu gentil e filosófico motorista de táxi Phil contemplar um iminente final de casamento sem amor.

Outros diretores importantes no currículo de Spall incluem Ken Russell, pela performance do Dr. John Polidori, fornecedor de conhecimentos vampíricos em Gothic. Em O Céu que nos Protege de Bernardo Bertolucci, Spall foi o excêntrico Eric Lyle, vivendo em Tangiers com sua mãe (Jill Bennett), com quem teve uma bizarra relação freudiana. Ele também fez um apreciado retorno a Shakespeare via dois filmes de Kenneth Branagh: como Rosencrantz em Hamlet, e muito mais substancialmente (e encantadoramente) como Dom Armado em Love’s Labour’s Lost. Estrelou na obra de Patrice Chéreau Intimidade, por consentimento geral ele roubou o filme como Andy, o marido traído.

Apesar de sua reputação crescente como um ator das telonas, Spall continuaria atuando em séries de televisão, notavelmente no papel de Frank Stubbs Promotes que fez ótima participação na pele de um agente de talentos notavelmente malsucedido. Na comédia Outside Edge, seu personagem bebericão Kevin Costello foi hilariamente combinada pela sua eficiente esposa Maggie (Josie Lawrence) em uma inagualável química entre atores jamais vista em outros trabalhos de Timothy.

Embora tenha prosperado profissionalmente, o começo dos anos 90 foi pessoalmente difícil para Spall, pois foi acometido por uma misteriosa doença relacionada ao estresse. A terrível leucemia, porém, foi derrotada pelo tratamento quimioterápico. Desde então, ele esteve em constate movimentação, figurando em Still Crazy, onde viveu um bateirista; Vanilla Sky e O Último Samurai (ambos com Tom Cruise), ou ficções fantásticas como Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban ou Desventuras em Série. Também integrou o elenco de dois filmes de Tim Burton, Sweeney Todd: o Barbeiro Demoníaco da rua Fleet e Alice no País das Maravilhas, bem como no oscarizado O Discurso do Rei (nos três, contracenou com colegas da série Potter. Também continuou atuando na televisão, notavelmente em dois projetos de Stephen Poliakoff: Shooting the Past e Perfect Strangers. Um dos pontos felizes de sua carreira foi uma remontagem de Auf Wiedersehen, Pet em que teve o prazer de voltar ao papel de Barry.

Uma rara oportunidade veio com um papel em Pierrepoint. Originalmente planejado para televisão, Pierrepoint invadiu os cinemas em grande parte pelo desempenho de Spall como Albert Pierrepoint, o carrasco britânico melhor atuado em toda a história da dramaturgia britânica. Calado e suave, este foi um papel principal de peso, completamente apropriado dado que o Pierrepoint da vida real era essencialmente um criado obediente do governo, apesar da sua profissão macabra. O filme angariou críticas mistas, mas os elogios a Spall foram unânimes, e confirmaram que ele havia se tornado um promissor tesouro nacional.

Filmografia

2012 – Sinbad (TV)
2012 – The Syndicate
2012 – Love Bite
2012 – Comes A Bright Day
2011 – Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2
2010 – O Discurso do Rei
2010 – Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1
2010 – My Angel
2010 – Wake Wood
2010 – Re-Uniting the Rubins
2010 – Jackboots on Whitehall
2010 – Alice no País das Maravilhas
2009 – From Time to Time
2009 – Flor do Deserto
2009 – Heartless
2009 – Harry Potter e o Enigma do Príncipe
2009 – Maldito Futebol Clube
2008 – Appaloosa – Uma Cidade Sem Lei
2007 – Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
2007 – Uma História de Encantar
2007 – Death Defying Acts
2005 – Harry Potter e o Cálice de Fogo
2004 – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
2004 – Desventuras em Série
2003 – O Último Samurai
2003 – My House in Umbria
2002 – Agora ou Nunca
2002 – O Herói da Família
2002 – Nicholas Nickleby
2001 – Uma Estrela de Rock
2001 – Vanilla Sky
2001 – Intimidade
2001 – Um Golpe de Sorte
2000 – Love’s Labour’s Lost
2000 – Vatel – Um Banquete para o Rei
2000 – A Fuga das Galinhas
1999 – Topsy-Turvy – O Espetáculo
1998 – Ainda Muito Loucos
1998 – Lágrimas de Crocodilo
1996 – Hamlet
1996 – Segredos e Mentiras
1990 – Coração de Caçador
1990 – O Céu que nos Protege
1990 – Caçador Branco, Coração Negro
1990 – Um Chá no Deserto
1989 – Crusoe
1985 – A Prometida

Fotos

Para ver mais fotos do Timothy Spall, clique aqui.

Vídeos

HP4 – Jetix Film Flits entrevista elenco
na premiere londrina

Confiram mais vídeos do Timothy Spall clicando aqui!

Entrevistas

CS: Mas se soubesse que tem um bom destaque para ele no sétimo livro, seria algo que você gostaria de fazer?
Spall: Acho que sim, é… é uma série fantástica de filmes, não é? É histórico e bom, acho que fica cada vez melhor. As pessoas estão absolutamente fascinadas por eles, adoram todos! Em tudo que é lugar que vou… quero dizer, é um papel importante, Pedro Pettigrew, mas em tudo que é lugar que vou, é o motivo pelo qual sou lembrado..
[Continua]
De ComingSoon.net por Edward Douglas

Citações

Eu não sei o que me adoeceu, mas o estresse teve algo a ver com isso e o ponto agora é deixar todo o estresse no passado. Isso me fez acordar sobre certas coisas e me deixou mais seletivo. Estou menos preocupado com o trabalho. Eu realmente faço minha lição de casa então eu não fico mais estressado nas filmagens porque eu não sei o que estou fazendo.
– Timothy Spall anuncia o problema de saúde que o acometeu por longos anos na década de 90.

Bem eu estou… sim… estou no próximo. E eu também estou no último – eu tenho uma cena bem grande nesse. Eu acho que poderiam filmar dois deles em seqüência – difícil saber porém, com essa greve dos roteiristas e tudo mais. Eles estão filmando o penúltimo no momento – no qual eu tenho uma breve aparição. Eu devo fazer isso em breve.
– Timothy Spall, sobre retornar a franquia de filmes Potter em Relíquias da Morte

Prêmios e Indicações

Nomeado ao AFI Award na categoria Melhor Ator em um Papel Principal, por Gettin’ Square (2003).

Nomeado quatro vezes ao BAFTA nas categorias Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, por Vacuuming Completely Nude in Paradise e Our Mutual Friend; Topsy-Turvy – O Espetáculo e Shooting the Past, respectivamente (1998, 2001, 1999, 1999).

Nomeado duas vezes ao British Independent Film Award como Melhor Ator por Lucky Break e All or Nothing (2001, 2002, respectivamente).

Ganhou o prêmio Broadcasting Press Guild Award na categoria de Melhor Ator, por Our Mutual Friend (1998).

Nomeado ao Chlotrudis Award como Melhor Ator Coadjuvante, por Intimidade (2001).

Nomeado ao European Film Award como Melhor Ator, por Agora ou Nunca (2002).

Nomeado três vezes ao ALFS Award da London Critics Circle Film Awards como Ator Britânico do Ano e Ator Coadjuvante Britânico do Ano, por Segredos e Mentiras e The Last Hangman, e Topsy-Turvy – O Espetáculo, respectivamente (1997, 2007, 2001, também respectivamente).

Ganhou o NBR Award na categoria Melhor Atuação em Conjunto, por Nicholas Nickleby (2002).

Curiosidades

  • Timothy foi agraciado pela rainha Elisabeth II com a Ordem do Império Britânico (1999).

  • Ele contracenou com a atriz do seriado Friends Jennifer Aniston no filme Uma Estrela do Rock.

  • Tim é casado com Shane, com quem teve três filhos: Mercedes, Pascale e Rafe. Rafe seguiu os passos do pai na linha artística. Rafe já estrelou no filme The Rotters’ Club. Quando não está fora devido às filmagens, ele fica com a família no casarão onde moram, localizado em Forest Hill, subúrbio do sudoeste de Londres.

  • Colaborou na dublagem do jogo Grand Theft Auto: Vice City Stories, vulgo “GTA”, onde fez a voz do gerente Phil Collins.

  • Apesar de ter sido aceito pela RADA, Timothy quase entrou para o Exército. No primeiro dia dele na RADA ele foi confundido com um limpador de janelas.

Contato

c/o Markham & Foggatt
Julian House
4 Windmill Street
London, England
W1P 1HF

Fontes

IMDb
Wikipedia ENG
Wizard News
BBC
ScreenOnline



 
 
 
 
 
 
Livros HP
  Livro 1
  Livro 2
  Livro 3
  Livro 4
  Livro 5
  Livro 6
  Livro 7
  Outros Livros e Relatos
 
  Animais Fantásticos e Onde Habitam
  Quadribol Através dos Séculos
  Os Contos de Beedle, o Bardo
  Prefácio dos Marotos
  Enciclopédia
  Extras
 
 
  Morte Súbita
   Minissérie da BBC
  Série Cormoran Strike
   O Chamado do Cuco
   O Bicho-da-seda
  J.K. Rowling
  Lia Wyler
  Mary GrandPré
 
Filmes HP
  Filme 1
  Filme 2
  Filme 3
  Filme 4
  Filme 5
  Filme 6
  Filme 7
 
  Parte I
  Parte II
  Animais Fantásticos e Onde Habitam
  Outros Filmes/Trabalhos
 
  Alice no País das Maravilhas
  Cherrybomb
  O Corajoso Ratinho Despereaux
  Equus
  Dançando para a Vida
  How to Succeed in Business
  JK Rowling "Um Ano na Vida"
  Lições de Vida
  Matador em Perigo
  My Boy Jack
  Sete Dias com Marilyn
  Sweeney Todd
  Um Verão Para Toda Vida
  Elenco  
 
  Daniel Radcliffe  
  Emma Watson  
  Rupert Grint  
  Tom Felton  
  Lista Completa... +50 atores  
  Equipe Técnica  
 
  Alfonso Cuarón
  Chris Columbus
  David Heyman
  David Yates
  Mike Newell
  Steve Kloves
  Lista Completa...
 
Pottermore
 
Harry Potter: A Exposição
 
O Mundo Mágico de Harry Potter - Hogsmeade
 
O Mundo Mágico de Harry Potter - Beco Diagonal
 
Warner Bros Studio Tour London
 
Entrevistas JKR... +350 textos
 Por Ano
  Destaques JKR.com
  Não datadas
  1997
  1998
  1999
  2000
  2001
  2002
  2003
  2004
  2005
  2006
  2007
  2008
  2009
  2010
  2011
  2012
  2013
  2014
 Por Assunto
  Personagens
  Lugares
  Mundo Bruxo
  Livros & Cia
  Jo
  Boatos e Rumores
 
JKRowling.com
  Aniversário de Personagens
  Bruxo do Mês
  Biografia
  Diário
  Fan Sites
  Vista Gadget
  FAQ
 
  Sobre os Livros
  Sobre JKR
  Outras Coisas
  Enquetes?
  Informações Extra  
 
  Miscelânia
  Personagens
  Edições
  Itens Secretos  
  Links  
  Lixeira
  Novidades  
  Rumores  
  ? (Porta Secreta)  
  W.O.M.B.A.T  
 
EmmaWatsonOfficial.com
  Emma
 
  Sobre Emma
  Fotos e Favoritos
  FAQ's
  Prêmios
  Carreira
  Notícias
  Mídia
  e.m.s.
  UNICEF
  Minha Página
 
  Downloads
  Links
 
 
 
 
Legal Notice:
Harry Potter é propriedade de J.K. Rowling, Warner, Bloomsbury, Scholastic e Rocco. Este é apenas um fansite que publica informações para fãs. Os videos são propriedades dos respectivos canais.
All contents of JKRowling.com and EmmaWatsonOfficial.com is created by LightMaker.
Potterish.com - versão 4.0. Copyright © 2002 - 2014

Powered by WordPress.