DANIEL RADCLIFFE
SCHOLASTIC NEWS ZONE

Por Marie Morreale – Tradução G.V.Linares
www.harrypotterofilme.com

Antes de Daniel Radcliffe, 11 anos, ser escalado para Harry Potter em Harry Potter e a Pedra Filosofal, ele tinha lido apenas os dois primeiros livros de Harry Potter. Uma vez que conseguiu o papel na superprodução, ele leu todos um atrás do outro.

“Eles são tão bons”, Radcliffe contou a Scholastic News Zone. “Eles me divertiram e agiram como ponto de partida para outros livros”. A seguir uma intervista com Radcliffe pela editora de entretenimento da Scholastic, Marie Morreale.

 

Que outros livros você esta lendo recentemente desde Harry Potter?
Daniel Radcliffe: Holes de Louis Sacher. É sobre um garoto cuja família tem história de má sorte, e ele acaba sendo mandado para a prisão juvenil e lé eles cavam um buraco de um metro e meio de altura e largura por dia. Eles dizem que ele esta construindo, mas estão mentindo, então ele acaba descobrindo o que realmente é. É muito, muito legal.

Você tem uma hora especial que você gosta de ler?
Daniel: Sim, a maioria das vezes é quando eu estou indo para os estúdios, então eu leio no carro bastante.

E ler no trabalho de ator? Quando você recebe o roteiro, quanto tempo demora para você ler?
Daniel: Bem, eu leio tudo de uma vez, e depois eu leio mais algumas vezes durante a semana. Depois nós lemos todos juntos no cronograma e aprendemos todas as cenas para a primeira semana, e depois que esta semana estiver pronta eu aprendo as minhas falas para a semana seguinte. E vai indo assim.

O que você mais gosta dos livros do Harry Potter?
Daniel: Todos os diferentes tipos de concepção. Como a imaginação de Rowling. E sua descrição de todas as coisas, é tão claro que você realmente consegue visualizar.

E sobre o personagem Harry Potter? O que você mais gosta dele?
Daniel: Eu acho que ele é um pouco misterioso…

No que você é igual a Harry, ou como você é diferente de Harry?
Daniel: Eu sou como Harry porque acho que sou leal a meus amigos.

Qual foi a melhor e pior parte de fazer o filme?
Daniel: Bem, a melhor parte foi toda a coisa. Porque é tudo fantástico. Mas a parte mais difícil – tem uma cena no espelho de Ojesed que não é tão difícil fisicamente assim como emocionalmente, porque você tem que ter o pensamento exato na sua cabeça, e porque é a parte mais emocional do filme. Você tem que fazer o pensamento exato, então isso foi um pouco difícil.

Como você se prepara para algo como isso?
Daniel: De vez em quando o que eu faço é pensar em um momento de um filme que eu já vi, ou música que eu escutei e que pensei que fosse absolutamente fantástica. Eu visualizo na minha cabeça, e aparentemente aparece na tela. O que na verdade é estranho!

O que você acha que Harry Potter ensina a crianças?
Daniel: Eu acho que ensina a elas a serem leais, e serem bravas, e também… curiosas.

Quantos anos você tinha quando você começou a atuar?
Daniel: Bem, os primeiros quatro dias quando eu comecei a atuar eu tinha nove, aí eu tive meu aniversário e tinha 10.

Onde você estava atuando?
Daniel: Na mini-série David Copperfield.

Como a escola se encaixou no cronograma quando você estava fazendo o filme?
Daniel: Eu tinha o mínimo de três horas por dia, e o máximo de cinco (para estudar). Muitos acham que isso é muito, mas eu sou o único na classe.

Você faz lição de casa?
Daniel: Eu acabei de voltar a fazer lição de casa, então eu faço muitas lições de noite atualmente.

Você continua com um tutor atualmente. Você tem planos de voltar a escola normal?
Daniel: Eu definitivamente voltarei para a escola normal.

Você sente falta da escola normal?
Daniel: Nos primeiros nove meses não. Mas quando eu estava fazendo os exames ontem eu senti. Exames são quando sua classe esta fechada, porque você esta comparando resultados e conversando com os outros ou andando pela classe.

Você participa de esportes ou algum clube na escola?
Daniel: Sim, participava, mas não sou tão bom nisso. Eu gosto de ginástica, no que eu sou bom. Eu corro quase todos os finais de semana, faço ginástica, no que eu sou bom. E eu gosto de dançar, mas novamente eu não sou bom.

Quando você crescer você irá querer continuar a ser ator?
Daniel: Bem, tem diversas coisas que eu tenho interesse em fazer. Eu gosto de escrever, não livros, mas escrever. Roteiros, músicas. Gosto de ginástica, mas duvido que eu venha a ser um ginasta. Eu amo música. Eu definitivamente interessado em ser um ator, mas existe tantas outras coisas que eu estou interessado.

Que tipo de música você gosta?
Daniel: Eu gosto de R.E.M., gosto de Ash. Existe uma banda chamada JJ72 que são realmente bons, eu gosto deles. Gosto principalmente de certas músicas do que da banda. Eu goste de Badly Drawn Boy

Como você estuda um roteiro?
Daniel: Eu apenas fico lendo e às vezes faço pequenas notas sobre ele. Eu leio com mais alguém como a minha mãe ou o meu pai,

Você tem algum irmão ou irmã?
Daniel: Não.

O quanto é importante para você se dar bem com seus atores companheiros?
Daniel: Se eu, Rupert e Emma não tivéssemos nos dado tão bem, provavelmente não teria sido tão divertido. Se nés discutíssemos o tempo todo não teria sido tão divertido quanto foi. Então é muito importante.

Então é o senso de trabalho em equipe e cooperação?
Daniel: Definitivamente?

Isso se aplica em outros aspectos da vida?
Daniel: Sim, mas em outros se aplica mais, como na sala de aula em que você tem que fazer grupos às vezes, mas é mais pesado em um filme. Como em uma corrente, e se uma pessoa, ou uma das conexões da corrente é tuim, todos dão errados. Então é importante.

Quando acontece um desentendimento como você lida com isso?
Daniel: Hm, nós não gritamos uns com os outros. Se for no set de filmagem nós apenas conversamos com Chris Columbus, ou se ó na sala de aula nós perguntamos a professora.

Com todos as mágicas da Pedra Filosofal, qual é a que você mais gostaria?
Daniel: O poder de invisibilidade?

Eu gostaria de perguntar sobre as cenas com invisibilidade – mas eu acho que você não pode falar sobre isso?
Daniel: Isso mesmo.

Teve alguma cena que foi assustadora para filmar?
Daniel: A ultima câmara foi um pouco assustadora, e o jogo de Xadrez, porque na sala de Xadrez existe toda esta peça gigante de xadrez explodindo. Mas na Câmara Final eu tive que correr nestas escadas, então dar dois passos para frente desta parede de fogo de três metros de altura, foi um pouco assustador.

O fogo – foi efeito especial ou real?
Daniel: Real, bem quente.

Você fez todas as cenas difíceis?
Daniel: Sim, eu faço 90 por cento das cenas difíceis. Mas não existem tantos. Esta é a razão que eu tive que fazer ginástica, porque um dos meus dublês, eu tenho dois, que se chama Tolga é bem legal, muito divertido, e o outro é David Holmes, ele tem 17 anos, mas é bem pequeno. Ele foi o ginasta britânico número 1. Ele era o meu professor de ginástica, me preparava para as cenas difíceis.

Que parte da ginástica você gosta mais?
Daniel: Bem, algumas vezes eu e David Homes fazemos pequenas seqüências de luta, foi legal. E eu dou supersaltos, e eu gosto de mergulhar do teto.

Aposto que seus pais adoraram isso?
Daniel: Na verdade sim. Quando eles vieram, eles se divertiram assistindo isso. Mas eu fiquei bem sujo.