MARY GRANDPRÉ
A artista de Potter, Mary GrandPré, faz mágica

Detroit Free Press ~ Janis Campbell
5 de junho de 2007
Tradução: Virág Venekey

 

Você consegue se imaginar como uma das primeiras pessoas no planeta a ler Harry Potter e as Relí­quias da Morte, o livro final da série brilhante de J.K. Rowling? Mary GrandPré, a ilustradora das edições americanas dos livros, não precisa imaginar, ela é uma das poucas sortudas. Ler o livro é apenas parte do seu trabalho.

Nós falamos com Mary por telefone para perguntar ela sobre como é dizer adeus a Harry e oi para um novo capí­tulo de sua vida.

Mary, que mora em Sarasota, Florida, diz que ela recebeu o manuscrito do Livro Sete em Janeiro. Isso significa que ela sabe como a história termina há quase seis meses. É difí­cil de manter o segredo? Amigos, membros da famí­lia ou crianças em livrarias a pressionam por detalhes? Não muito na verdade, diz Mary. Eu acho que as pessoas simplesmente sabem que não posso falar sobre isso.

Uma pergunta que Mary escuta muito é: Qual é sua personagem favorita?

Além de Harry, eu diria que Hagrid é meu personagem favorito, diz Mary. É fato, May tem um cachoro chamado Copper que assemelha ela a Hagrid. Ele é uma mistura de raças: parte São Bernardo, parte Collie e parte Labrador. Ele é um enorme, maravilhoso e amável vira-lata, diz Mary. Ele também é sua inspiração para a vida real do amável gigante Hagrid.

Mary tem uma capa favorita da série? Eu acho que o ultimo é meu favorito, afirma Mary.

E falando na capa final ela recebe toda a excitação criada pelo lançamento antecipado da capa? Eu acho que é divertido ver a reação das pessoas. Os fãs, que são realmente muito fãs, olham muito atentamente a arte, diz Mary.

E eles devem. Eu tento fazer de forma que tudo tenha um significado… Há um motivo de algo estar na ilustração. Eu não coloco lá só porque parece melhor. Ela realmente tem que fazer sentido ou apoiar parte da história.

Harry, Rony e Hermione foram parte da vida de Mary por um longo tempo – a primeira edição americana foi publicada uns 10 anos atrás. Então como Mary se sente enquanto o livro final está pra ser lançado? Oh, na verdade dá um grande alí­vio, afirma ela.

Mary está pronta para o próximo grande evento da sua vida. No topo da sua lista está em ser mãe. Eu tenho uma filha pequena recente, fala ela.

No último outono, Mary e seu marido viajaram para a China e trouxeram de volta a sua filha de dois anos, Julia. É onde está meu foco principal agora, afirma Mary. Ela também está trabalhando em vários livros infantis para os quais ela foi contrata. Além de trabalhar com livros infantis, Mary também ajudou a fazer a aparência dos cenários e paisagens do filme de animação Formiguinhaz e ajudou a desenvolver os personagens em Era do Gelo, que ela adorou.

Mary, que nasceu em Dakota Sul, mas cresceu em Minnesota, lembra gostar de desenhar desde que tinha cinco anos. No final do primeiro grau, Mary diz que lembra de pintar um mural na parede da biblioteca da escola.

Eu lembro de pintar a parede da biblioteca com o mascote do colégio, que eu acho que era um cachorro de campo, diz Mary. Na escola secundária ela diz que realmente não dividiu sua arte publicitária, mas cursou muitas matérias de arte. Arte foi sempre a minha atividade favorita. Depois da escola secundária, Mary foi trabalhar.

Mary não cursou escola de arte até ela estar no final dos seus anos 20, mas ela certamente prova que nunca é tarde você seguir os seus sonhos. Apenas faça quando você estiver pronta, afirma Mary. Eu não estava pronta e talvez não tinha confiança suficiente.

Depois da escola de arte, Mary continuou a trabalhar como uma garçonete enquanto pegava trabalhos de arte e fez um portfólio de trabalhos publicados. Eu estava esperando nas mesas e fazendo free-lance o tempo todo, conta Mary sobre aquela época cheia da sua vida. Repentinamente a carreira artística de Mary decolou e seu trabalho de arte apareceu em propagandas e revistas. Aproximadamente 10 anos depois ela começou a trabalhar com livros infantis.

Então como Mary conseguiu o trabalho de ilustrar os livros de Harry Potter? Ela recebeu um telefonema do diretor de arte da Scholastic, David Saylor, e ele ofereceu para ela o trabalho. Ele viu alguns dos meus outros livros infantis e gostou deles e queria trazer alguma daquelas qualidades para a capa. Naquela época eles não sabiam que seria uma série e eles certamente não sabiam que iri fazer tanto sucesso, então foi realmente um livro de cada vez.

Mary afirma que gostou do telefonema, mas ela estava tão ocupada com outros projetos que não queria aceitar. Por sorte, o editor foi muito persistente e Mary finalmente aceitou fazer a capa.

O livro final de Harry Potter vai ser lançado em 21 de julho. Mary não tem certeza onde ela vai estar. Scholastic está ocupado planejando a agenda dela em relação ao lançamento, mas vocês podem apostar que ela vai estar celebrando o fim de um capí­tulo muito mágico na sua vida.

Para saber mais do trabalho artí­stico de Mary, visite o web site dela em www.marygrandpre.com