ROBBIE COLTRANE
Coletiva de imprensa de Nova York
Tradução: G.V.Linares
www.harrypotterofilme.com

Abaixo você confere a transcrição da entrevista com o ator Robbie Coltrane (Hagrid) na coletiva de imprensa que aconteceu em Nova York, Estados Unidos, no dia 24 de maio de 2004, cortesia dos sites Cinecon, DanRadcliffe.com, HPANA, MuggleNet e The Leaky Cauldron:

Como é estar fazendo este filme pela terceira vez?
Robbie Coltrane
: Bem, é muito parecido da melhor maneira possível. É como você voltar para o [dia] Ação de Graças. Você diz, “Oi, como você está? O que tem feito?” Blá, blá, blá”. Então tudo é muito bom.

Como foi trabalhar com Alfonso (Cuarón)?
Robbie
: Um pesadelo (risadas). Sem talento, sem senso de humor. Eu não sei como ele conseguiu o trabalho. Ele deve ter dormido com alguém. (rindo). Não, eu adoro ele. Eu acho que ele é um homem muito talentoso, ele é exatamente do jeito que esperava ele ser tendo visto seus filmes. Ele é louco e rock and roll, é adolescente, mas fenomenalmente concentrado sobre as coisas que quer fazer.

Tendo trabalhado com dois diretores diferentes nos filmes de Harry Potter, qual foi a principal coisa que você notou que é diferente?
Robbie
: Bem, é meio difí­cil dizer. Eu não quero faltar com respeito com ninguém e dizer que alguém é melhor do que o outro. Todo filme é um ano da vida das crianças. Esse filme tinha que ser sombrio e rock and roll, imediato e..

Como é poder ver seu personagem crescer assim como as crianças?
Robbie
: Bem, é bastante fácil na verdade. É bastante rápido que ele quer a aprovação de Harry. Você percebeu isso? E as criançs meio que salvam ele neste tempo. É um ótimo giro das coisas. É isso que acontece quando nossas crianças ficam mais velhas. Elas fazem coisas para você e é uma surpresa quando fazem. Seu filho diz de repente “Você quer uma xícara de chá?” E você quase cai da cadeira. “O que, você irá me fazer uma xí­cara de chá?” ele responde “Sim, por que não?”

Você vê Hagrid como uma figura paterna para estas crianças?
Robbie
: Eu acho que Dumbledore é mais a figura paterna. Acho que este papel é dividido entre Dumbledore e Hagrid. Eu acho que a geografia de Hagrid é muito importante. Existe o prédio principal e existe Hagrid. Embora Hagrid faça parte disso, ele está longe disso na verdade. Ele é como o bom guarda-caça na escola; aquele que não iria dedurar você porque está do lado das crianças mas ele ainda faz parte disso. No começo, ele foi aquele quem disse a Harry como as coisas em Hogwarts funcionavam, onde ele podia ir e onde não podia; onde que iria ter problemas se não fosse cuidado, e blá, blá, blá, blá. E agora as crianças tem uma compreensão das coisas. Eles são mais iguais.

Você considera seu trabalho um pouco mais fácil agora que as crianças conhecem a arte de se fazer filmes?
Robbie
: Sem dúvida. Muito mais rápido. Ter a competência com qualquer coisa; o que acontece quando você sabe como qualquer coisa funciona, você faz as coisas que não precisa se preocupar. Você trabalha as coisas que pode descartar. Eles são muito mais concentrados eu diria.

O que você está feliz vendo ir embora?
Robbie
: Você pode dizer quando as pessoas se preocupam com coisas que não importam. Por exemplo, você nunca deveria se preocupar com o ní­vel de performance que deu naquela cena em particular porque irá ter 10 tomadas, o que é bastante exagerado, irá acabar tudo no chão da sala de edição. Quando você é novo no negócio, você acha que se der uma atuação ruim, será esta que eles irão colocar no filme. Você será julgado. Você tem apenas que ser bravo. Eu me lembro dizer ao Daniel um dia “Olhe, não se preocupe. Se você for péssimo nesta aqui, ela irá acabar na sala de edição”. Pode ser necessário, porém, o que é preciso e funciona. Alfonso mencionou que ele não é impressionado por close-up, as cenas abertas vão para as tomadas longas.

Você acha que os jovens atores podem manter estes personagens com esse jeito de filmar?
Robbie
: Sem problemas. Aqueles três podem manter seus personagens através de duas horas interpretando. Isso nunca foi um problema. Sem problemas mesmo.

Você se surpreendeu com isso nesta idade?
Robbie
: É uma coisa incrí­vel para a idade deles. Geralmente em um filme, se você quer uma pessoa de 13 anos, você tem uma de 16 que se parece com 13 porque as de 13 não tem esse ní­vel de conhecimento próprio.

Como foi usar a maquiagem?
Robbie
: Inferno. É um inferno ficar com aquela grande barba e tudo mais. Isso é algo que eu não gosto. Mesmo que você tire para o almoço ou não coma. Então eu optei por não comer porque ter que colocá-la duas vezes é horrí­vel.

Quanto tempo demora para colocar ela?
Robbie
: Isso demora cerca de uma hora agora. Eles a colocam dos lados com uma cola e 1, 2, 3 e então demora um pouco para ficar preparado, então eu chego meia hora antes e digo “Hm, está ficando pronto”. É muito quente também. Era quase 100 graus quando nós estávamos filmando em um parque em Londres onde fizemos algumas das coisas exteriores. Foi um pesadelo.

Você lê os livros para saber como seu personagem está indo?
Robbie
: Sim. Eu não sou um encanador sabe. No próximo filme Hagrid fica com a garota.

Houve alguma mudança em como você foi filmado porque você realmente parece tão alto como o personagem?
Robbie
: Alfonso achou que em algumas das tomadas não era óbvio que Hagrid tinha 2 metros e 60 centí­metros. Se você visse alguém tão alto, é a altura de uma daquelas estátuas no pátio. Isso foi uma das coisas que ele estava determinado a mostrar, como ele era alto.

Você sente o peso as vezes de ser tão importante para esta série?
Robbie
: Não, de jeito nenhum. É apenas um trabalho e é só isso que você tem que pensar. Se você começar a se preocupar sobre isso, então você estaria pronto para ir para o teatro. Eu ainda tenho a impressão quando estou na frente da câmera e qualquer coisa que eu faça nos próximos cinco minutos irá para a tela grande ao redor do mundo, é bom que seja ótimo. Eu acho que isso ajuda a concentrar a mente.

Isso não é anti-produtivo ou faz você se emocionar?
Robbie
: Não, você tem que lutar contra isso. É para isso que eles te pagam. Para superar isso. Noventa por cento do pesadelo das pessoas é ficar na frente de 1000 pessoas. Sabia disso? E ter que falar. Você deve ter pensado que seria ser amarrado por um louco e ter seus olhos arrancados.

Com foi participar de Frasier?
Robbie
: Isso foi bem divertido. Seria bom se eu tivesse mais tempo mas não tinha por causa disso. “É o último episódio, você precisa vir e fazer alguma coisa” e eu ficava “O que eu irei fazer?” e eles “Eu não sei, apenas venha”, então nós meio que inventamos.

Eu me lembro de suas falas serem inegá­veis. Houve alguma fala no roteiro?
Robbie
: Não inventamos isso. É um dialeto Yorkshire e tinha que parecer muito pior, como se fosse um americano tentando falar isso. A cada três palavras tinha que ter uma que as pessoas pudessem entender porque não é engraçado. É alguém falando besteiras. É um último episódio. Deus, eu amo esse show. É de cortar o coração que acabou. Foi muito emocional. 11 anos. Fala sobre famí­lia. A última fala sempre foi “Goodnight, Seatlle”. Eu nem estava nele e me emocionou.

Você se vê permanecendo nesta série por todos os sete filmes?
Robbie
: Eu não sei. Não dá para eu responder isso. Eu assinei para quatro filme e farei os quatro. Isso é fácil. Nenhuma complicação nisto.

Você acha que crescer artisticamente irá fazer você se envolver atrás das câmeras?
Robbie
: Eu já sinto que quero digirir. Sendo um produtor executivo é como o melhor trabalho do mundo, porque você faz todas essas decisões executivas e então você dá o dinheiro a outras pessoas. Você não tem que estar no set ou contar os feijões. O que você faz é conseguir o diretor certo, o roteirista certo e o elenco certo. É um trabalho fantástico.

Você acha que essa é a maneira de combater a reality TV e a falta de atenção, tomando os controles como um artista?
Robbie
: São tempos bastante ruins para pessoas genuinamente criativas para trabalhar na televisão ou qualquer coisa. Não existe um grande público pra conseguir um grande orçamento de que você precisa para fazer um bom drama a não ser que você consiga patrocínio ou que tenha estrelas adolescentes nele. Isso se prende ao marketing e a Coca Cola e todas essas coisas. Por exemplo, eu não acho que você conseguiria fazer Cracker agora. “Oh, é difí­cil”, “Existe algum ator que trabalhou em Eastenders?” (risadas)

O que você vai fazer a seguir?
Robbie
: 12 Homens e Um Segredo. Eu interpreto um homem chamado Matsui. E eu estive em Van Helsing, fazendo a voz de uma horrível criatura.