(Equus)

equus :: Potterish

Gênero: Drama
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento (UK): 2007
Ano de Lançamento (EUA): 2008
Localização (UK): West End – Teatro Gielgud (Avenida Shaftesbury, Londres, Inglaterra).
Localização (EUA): Broadway – Teatro Broadhurst (Times Square, Nova York, Estados Unidos).
Sessões: Segundas à sábados às 19:30 / Quartas à sábados às 14:30.
Entradas: de 19.50 à 49.50 libras.
Diretor: Thea Sharrock
Autor: Peter Shaffer
Produção: David Pugh & Dafydd Rogers
Música: Gregory Clarke
Com: Daniel Radcliffe e Richard Griffiths.
Site oficial: Para acessar o site oficial britânico da peça, clique aqui e para acessar o site oficial americano clique aqui.
Notí­cias relacionadas: Todas as notícias do Potterish relacionadas à peça, você encontra aqui.

barra :: Potterish

História da Peça

Em um final de semana que estava dirigindo com um amigo por uma zona rural deserta, passamos por um está¡bulo. De repente ele me fez lembrar de um crime alarmante que havia ouvido recentemente em um jantar em Londres. Ele soube apenas de um detalhe horrí­vel, a menção deste fato poderia ter durado apenas um minuto, mas fora o bastante para despertar em mim uma intensa fascinação.

Quando a premiada peça produzida por Peter Shaffer, Equus, estreiou no National Theatre no dia 26 de julho de 1973, seu impacto teatral foi sem precedentes.

Era a nova peça mais falada de Londres.

barra :: Potterish

Sinopse

Alan Strang (Daniel Radcliffe) parecia normal, um jovem obediente de 17 anos com uma paixão por cavalos. Então em uma noite fura os olhos de seis cavalos, cegando-os. O que o motivou a isto? A vida parecia rotineira, sua família o amava, mas suas perseguições inofensivas foram colocadas sob vigilância psiquiátrica – um paciente indiferente que é acordado a cada noite por pesadelos terríveis. Só o psiquiatra Martin Dysart (Richard Griffiths) parecia capaz de desvendar a resposta a este enigma psicológico.

Richard Griffiths, cuja fase incrí­vel e carreira de cinema atravessa duas décadas, e quem este ano ganhou um Tony Award pelo seu desempenho em sua produção na Broadway de The History Boys, estrela ao lado de Daniel Radcliffe, mais conhecido por interpretar o bruxo Harry Potter em todos os cinco filmes baseados nos melhores best sellers de J.K. Rowling.

Esta nova produção do premiado diretor Peter Shaffer, dirigida por Thea Sharrock e projetada por John Napier, demonstra que esta peça é tão pertinente e chocante quanto a que fora ao ser interpretada pela primeira vez há mais de 30 anos.

barra :: Potterish

Conhecendo o elenco

Depois de atuar nos cinco filmes de Harry Potter, Daniel Radcliffe tenta se mostrar um ator flexível as mais diversas formas de atuação, como o perturbado Alan Strang. O premiado ator Richard Griffiths, tio do personagem de Dan nos filmes da série, atua como o psiquiatra Martin Dysart. Jenny Agutter como Heasther Saloman. Os pais de Alan, Jonathan Cullen e Gabrielle Reidy como Frank Strang e Dora Strang. Os amigos de Alan, Colin Haigh como Harry Dalton e Joanna Christie como Jill Mason. O cavaleiro Will Kemp e os cavalos Joel Corpuz, Jami Quarrell, Greig Cooke, Temujin Gill, Jonathan Readwin.

barra :: Potterish

Conhecendo a equipe técnica

A famosa peça escrita por Peter Shaffer há 34 anos volta com novo gás este ano, com um elenco de peso dirigido por Thea Sharrock. David Pugh e Dafydd Rogers trazem a peça para a West End, com design de John Napier, David Hersey e Scarlett Mackmin na iluminação e movimento respectivamente. A parte sonora fica a cargo de Gregory Clarke e a coordenação do elenco por Sarah Bird.

barra :: Potterish

Galeria de Imagens

null null

null Equus fotosdapeca :: Potterish

Todas as fotos relacionadas à Equus, você confere em nossa galeria clicando aqui.

barra :: Potterish

Depoimentos

“Quando o conheci, eu fiquei impressionada com o nível de disciplina e profissionalismo dele. Nós todos podíamos ver finalmente que ele não é Harry Potter – ele é Daniel Radcliffe. Eu me senti muito entusiasmada de descobrir esse personagem com ele e provar para todo o mundo que isso era algo que ele podia fazer.”
Disse a diretora Thea Sharrock sobre Daniel Radcliffe ao The New York Times em 20 de setembro de 2008.

“Eu quero focar bastante Daniel e Richard antes de que a sala fique cheia. É a primeira vez de Daniel em uma peça dramática. E não foi uma peça criada para ele. Ele foi testado e o melhor ator escolhido. O fato de ele também ser o ator que interpreta Harry Potter não vem ao caso. Ele e eu passamos muito tempo juntos examinando o texto, pois as coisas são bem diferentes com o teatro e o cinema.”
Declaração da diretora Thea Sharock a um tablóide britânico.

“Todos os outros atores que já fizeram esse personagem fizeram isso (aparecer nu), então se eu não o fizesse, não seria realmente interpretar esse papel. Estou apavorado, mas empolgado.”
Dan comenta sobre as cenas de nudez da peça ao jornal australiano Herald Sun.

“Estou muito empolgado para participar desta produção e felicí­ssimo por trabalhar com Richard Griffiths (Tio Válter, de Harry Potter) de novo. Este é obviamente um divisor para mim como ator, e Equus é uma peça tão fabulosa que essa era sem dúvida uma oportunidade que não poderia ser desperdiçada. Os ensaios vão começar em janeiro e eu estou muito ansioso para trabalhar com Thea Sharrock, que é uma diretora incrivelmente talentosa. Eu só espero fazer justiça ao papel.”
Os rumores se encerram, Dan confirma ao site DR.com sua presença em Equus.

“Nos ensaios, fizemos essa cena algumas vezes, e não tive receio. Não há nada que me impeça de tirar a roupa, caso seja isso que o trabalho exija. O segredo para se atuar seriamente é justamente perder suas inibições, para se tornar livre e audaz.”
Na semana polêmica da divulgação das primeiras fotos de Dan em Equus, o ator se defende.

“Este é um menino que agora está fazendo suas próprias decisões. Nós necessitamos mostrar que ele é capaz e é por isso que decidimos liberar o photoshoot, porque nós queremos que o público saiba que eles estão indo assistir um homem novo, e não um garoto. Eu peço a Deus que ele se solte, porque ele foi muito corajoso aceitando este papel. Ele nunca disse que não ficaria nu, porque ele sempre soube que isso fazia parte do trabalho dele. [Dan] Teve que contracenar com uma menina muito bonita. No inicio ele era meio tí­mido, mas decidimos ensaiar uma das cenas em que ele fica nu logo na primeira semana. A princípio haviam apenas 5 pessoas durante o ensaio, mas quando ele já tinha ensaiado a cena algumas vezes, ele já tava contente com a companhia ao redor.”
A voz agora vem do produtor, David Pugh, explicando o porque do lançamento das fotos de Dan nu.

“Daniel é um ator extremamente talentoso e também um colaborador e amigo do estudio Warner Bros Pictures. Nós temos uma grande satisfação em trabalhar com ele em nossos filmes e apoiamos inteiramente suas escolhas artísticas que ele faz como um ator.”
Warner se manifesta em apoio ao Dan.

barra :: Potterish

Resenhas/Crí­ticas

“Engraçado como muitas vezes atores ficam presos a seus personagens. Leonard Nimoy nunca conseguiu se disvencilhar da enigmática imagem do Dr. Spock de Jornada nas Estrelas (Star Trek), exorcizando seus demônios, inclusive, em livros em que rejeitava totalmente o brilhante cientista do planeta Vulcan e outros em que abraçava o orelhudo como sua única âncora ao mundo das celebridades.”
[Continua]
Resenha de Kelnner França cedida com exclusividade ao Potterish.com

“Desvie seus olhos, Hermione. Aqui está Harry Potter como nós, quase literalmente, nunca vimos antes – completamente pelado e definitivamente não mais um menino bruxo.
Daniel Radcliffe vai fazer sua estréia nos palcos de West End na peça Equus, de Peter Schaffer e, nas palavras da diretora Thea Sharrock quando ela o viu tirar as roupas para essas fotos: Oh meu Deus.”
Crí­tica concedida pelo DanRaddcliffe.com

barra :: Potterish

Indicações e Prêmios

  • Vencedor do prêmio “Estrela do Ano” (Daniel Radcliffe) no site Broadway.com (2008).

  • Indicado na categoria “Peça Favorita” ao “People’s Choice Theatre Awards” (2007).

barra :: Potterish

Curiosidades

  • A diretora Thea Sharrock e o coreógrafo Fin Walker fizeram algumas mudanças em Equus para a Broadway, procurando fazer o espetáculo mais “visceral” do que o apresentado em Londres. Para tanto, eles fizeram os cavalos interagirem mais com Radcliffe, incorporando-os vagarosamente na peça, para que a noção de Equus aumentasse gradativamente até o final da apresentação.

  • Foram realizados vários eventos para prestigiar o sucesso de Equus na Broadway. Entre eles, estão os ocorridos no restaurante Sardi’s e no Salão da Fama do Tony’s di Napoli, os dois em Nova Iorque, nos quais o ator Daniel Radcliffe foi homenageado com caricaturas.

  • Um pôster de Equus autografado por todo o elenco e as calças que Daniel Radcliffe usou na peça foram arrematados por US$ 950 em um leilão beneficente. A verba arrecadada foi direcionada para a Broadway Cares/Equity Fights AIDS, organização comprometida com o levantamento de fundos no meio artístico para serviços de tratamento de casos relacionados ao vírus HIV.

  • Daniel Radcliffe é o mais jovem ator presente no livro de Fotografias Teatrais de Simon Annand. O livro tem como tema a preparação dos atores antes de peças teatrais, focalizando as emoções pelas quais os eles passam minutos antes de entrarem em cena.

  • O jornal My Central Jersey afirmou que o ator Daniel Radcliffe é merecedor de uma indicação ao prêmio Tony pela sua interpretação em Equus. Os indicados de 2009 ao prêmio serão divulgados no dia 5 de maio e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 7 de junho.

barra :: Potterish

Cronologia

Equus – Turnê pela West End

20 de dezembro de 2005 – Dan é sondado para atuar na peça, porém o rumor fora desmentido por um representante do ator.
29 de julho de 2006 – Dan confirma sua atuação na peça Equus.
14 de outubro de 2006 – Dadas as primeiras informações da peça: nudez, número de espectadores, sinopse.
3 de janeiro de 2007 – Início dos ensaios.
29 de janeiro de 2007 – Divulgadas as primeiras fotos de Dan na peça Equus.
16 de fevereiro de 2007 – Iní­cio das apresentações.
9 de junho de 2007 – Última apresentação no Gielgud Theatre.

Equus – Turnê pela Broadway
Depois de uma temporada de ingressos esgotados na West End londrina, a nova e surpreendente produção da peça Equus mudou-se para a Broadway, ficando ao alcance da audiência e dos críticos dos Estados Unidos da América.

4 de agosto de 2008 – Iniciam-se as vendas dos ingressos para as apresentações.
8 de agosto de 2008 – Começam os ensaios para as apresentações na Broadway.
5 de setembro de 2008 – Apresentação prévia da peça na Broadway.
25 de setembro de 2008 – Primeira apresentação oficial na Broadway, no Theater Broadhurst.
8 de fevereiro de 2009 – Última apresentação na Broadway.

barra :: Potterish

Fontes

Equus the Play
Equus Broadway