HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE
Visita ao set de Harry Potter e o Enigma do Príncipe

IGN Movies ~ Joe Utichi
15 de Dezembro de 2008
Tradução: Renan Lazzarin

Reino Unido, 15 de dezembro de 2008 – Fãs de Harry Potter: levem suas mentes de volta a janeiro. Enigma do Príncipe está no topo de sua lista de filmes para se ver no inverno (verão no hemisfério sul), Relíquias da Morte ainda é um só filme e se você quisesse ler Os Contos de Beedle, o Bardo, precisaria tirar 4 milhões de dólares de debaixo do seu sofá.

Estamos na metade do mês, e a IGN se juntou a Daniel Radcliffe e companhia para um dia nas filmagens principais de Harry Potter e o Enigma do Príncipe nos Estúdios Leavesden em Londres.

Estamos aqui para fazer um passeio pelo estúdio e conversar com as estrelas, e teremos um set report completo da visita antes do lançamento do filme em julho de 2009. Antes disso, no entanto, pensamos em compartilhar um pequeno aperitivo de nosso tempo em Hogwarts.

Cenários familiares – o Salão Principal de Hogwarts, o escritório de Dumbledore, a Sala Comunal da Grifinória – estiveram presentes e justificados, mas também demos um vislumbre em três novos sets muito emocionantes que proporcionarão grande parte do impacto visual do filme. Um destes; um orfanato imponente e telhado, desempenhará um papel importante numa cena de flashback envolvendo Dumbledore e um Tom Servolo Riddle de dez anos – uma criança vulnerável e órfã, que se torna o vilão da série, Voldemort.

Também tivemos um vislumbre de outras novas locações criadas para o final do filme. Uma delas tem lugar numa caverna gigante e envolve apenas Harry e Dumbledore. Eles criaram uma ilha de pedras cristalinas – pense na Fortaleza da Solidão de Superman – O Retorno – num mar de telas verdes. Esse será, após meses de trabalhos de efeitos, substituído por um grupo de cadáveres reanimados chamados Inferi.

“O mais brilhante sobre [as cenas da caverna] foi que a fizemos no final de um período de três a quatro meses no qual Michael e eu estivemos trabalhando quase exclusivamente juntos,” Radcliffe contou à IGN quando nos encontramos para um longo bate-papo.

“Pelos dois ou três primeiros do filme, éramos quase os dois únicos atores. A relação entre eu e Michael foi realmente construída nesse tempo e chegou a um ponto em que após três ou quatro meses estávamos absolutamente prontos para fazer a parte da caverna.”

Fomos surpreendidos por algumas novas adições ao filme, injetadas pelo direto David Yates e o roteirista Steve Kloves para ilustrar visualmente eventos apenas mencionados no livro.

“No sexto livro, Jo fala sobre os Comensais da Morte atacando seqüestrando e espalhando o terror pelas comunidades e ela mostra essa idéia no segundo plano do livro,” explicou Yates. “Você lê sobre os ataques, mas não os vive. Quisemos trazer essa experiência ao primeiro plano para o público, então eles meio que sentem como isso foi e podem ver de verdade o que os Comensais da Morte estavam fazendo.”

Isso foi ilustrada em duas cenas visualizadas no trailer recente: os Comensais da Morte atacando a Ponte Millennium em Londres e um ataque no Natal à Toca – morada da família Weasley.

No trailer, vemos Harry correndo pelos canaviais cercando a Toca, talvez numa tentativa de escapar – ou confrontar – o novo cara mau deste filme, Fenrir Greyback, descrito nos livros como “o lobisomem vivo mais selvagem.”

Para Yates, no entanto, são os momentos mais quietos e baseados nos personagens os mais emocionantes, com os outros castigos de Harry – os hormônios adolescentes – fazendo uma aparição.

“Steve veio com essa noção de que, depois de ‘Ordem da Fênix’, o Harry está nessa posição bastante obscura e inteira, e está percorrendo o caminho para libertar um pouco seu cérebro quando encontra essa garçonete realmente atraente que ele realmente gosta”, ele nos disse. “Você cria imediatamente a noção de que de repente essas personagens estão um pouco mais conscientes do sexo oposto. Pensei que era uma idéia realmente adorável e encantadora.”

Falando de hormônios, nós também conhecemos o novo interesse amoroso de Rony, Lilá Brown, interpretada pela novata Jessie Cave. Cave nos disse que ganhar a audição foi uma verdadeira surpresa. “Eu só gritava”, ela disse. “O grupo na minha frente pensou que eu fosse doente. Eu realmente não acreditava.”

Se ela é parecida com a tempestuosa Lilá? “Na verdade eu sou bastante tímida e não tenho uma natureza escandalosa”, ela nos contou. “É bastante divertido interpretar alguém que tem, porque acho que todos têm uma personalidade escandalosa dentro de si esperando para saltar para fora. Não estou dizendo que quero pular e ser escandalosa, mas as pessoas podem imaginar como elas seriam!”

À medida que Harry Potter entra no seu penúltimo ano e as ameaças à sua vida se tornam cada vez mais reais, talvez seja reconfortante saber que nem tudo tem que se mais obscuro e mais intenso.

Junte-se a nós novamente em julho para ler a nossa experiência completa no set, bem como o resto das nossas profundas entrevistas com Daniel Radcliffe, Jessie Cave e David Yates, Emma Watson, Rupert Grint, Tom Felton e Bonnie Wright.