:: Potterish

O passado de Dino Thomas (Câmara Secreta)

Todos que leram as versões americana e britânica de Pedra Filosofal vai notar que a aparição de Dino Thomas não é mencionada no livro britânico, enquanto na versão americana existe uma linha descrevendo-o (no capítulo O Chapéu Seletor).

Este foi um corte editorial na versão britânica; meu editor pensou que o capí­tulo estava longo demais e cortou tudo o que achava que era além do necessário. Quando começaram a seleção dos atores para a versão cinematográfica da Pedra Filosofal, eu disse ao diretor, Chris, que Dino era um negro de Londres. De fato, eu acho que Chris ficava um pouco para trás pela quantidade de informações que eu tinha neste personagem periférico. Eu tinha muito passado sobre Dino, embora eu nunca encontrasse o lugar certo para usá-lo. Sua história foi incluí­da num rascunho inicial da Câmara Secreta mas depois retirada por mim, porque parecia uma digressão desnecessária. Agora eu não acho nem que sua história vai chegar aos livros.

Dino veio, pelo que sempre pensou, de uma passado inteiramente trouxa. Ele foi criado por sua mãe e seu padrasto; seu pai saiu da famí­lia quando Dino era muito pequeno. Ele tem uma vida domiciliar muito feliz, com um número de meio irmãos e meia irmãs.

Naturalmente, quando a carta chegou de Hogwarts, a mãe de Dino se perguntou se o pai dele poderia ter sido um bruxo, mas ninguém nunca descobriu a verdade: que o pai de Dino, que nunca contou à sua esposa o que era porque queria protegê-la, foi morto por Comensais da Morte quando se recusou à causa. A história tinha uma parte em que Dino descobria tudo isso durante sua carreira escolar. Eu suponho que em algum momento eu sacrifiquei a viagem de descobrimento de Dino pela de Neville, que é muito mais importante para a história central.

barra :: Potterish

Mafalda (Cálice de Fogo)

Eu tinha falado antes sobre a prima dos Weasleys que fez uma grande transformação em Cálice de Fogo antes de cortá-la. Eu realmente gostava dela como personagem e não queria sacrificá-la, mas ela não estava fazendo o trabalho que deveria fazer, então teve de ir.

Mafalda era a filha de um rico primo de segundo grau mencionado em Pedra Filosofal. Este primo foi muito rude com o Sr. e a Sra. Weasley no passado, mas agora que ele e sua esposa (trouxa) inconvenientemente descobriram ter uma filha bruxa, eles se voltaram para os Weasley pedindo para eles os ajudarem a apresentar a sociedade bruxa para ela, antes que ela comece a estudar em Hogwarts. Os Weasleys aceitaram-na por parte do verão, incluindo a Copa Mundial de Quadribol, mas se arrependeram disso quase imediatamente. A Sra. Weasley suspeitou que os pais de Mafalda queriam somente se livrar dela por uns tempos, pois ela se mostrou a criança mais desagradável que a Sra. Weasley já conheceu.

Mafalda iria contar algumas informações sobre os Comensais da Morte para Harry, Rony e Hermione, porque, como uma sonserina intrometida que quer impressionar, ela não mantém sua boca fechada quando escuta seus filhos e filhas conversando.

Infelizmente, mesmo fazendo-a inteligente, existiam limitações óbvias sobre o que uma garota de onze anos recém chegada numa escola poderia descobrir, enquanto Rita Skeeter, que eu subseqüentemente criei para preencher a função de Mafalda, era muito mais flexí­vel.

O melhor sobre Mafalda é que ela era parecida com a Hermione. Para desespero de Hermione, Mafalda era altamente competente e gostava de se exibir, deixando Hermione dividida entre criticá-la por quebrar as regras ou tentar superá-la.

barra :: Potterish

Malfoy & Nott (Câmara Secreta/Cálice de Fogo)

Eu gostei tanto desta cena que tentei usá-la duas vezes, infelizmente, não deu certo em nenhuma das duas tentativas, então finalmente coloquei-a pra descansar em uma das caixas onde guardo todos os meus velhos rascunhos, anotações, contas de energia elétrica e papeis de chiclete.

Como no caso de Dino Thomas, eu sei muito mais a respeito de Theodore Nott do que jamais apareceu nos livros. Criado por uma velha viúva e um pai Comensal, Theodore é um esperto e solitário garoto que não sente a necessidade de se juntar a gangues, incluindo a do Malfoy.

No entanto, nesta cena, o pai de Theodore (o mesmo Nott que ficou ferido nos capí­tulos finais de Ordem da Fênix) vai visitar Lúcio Malfoy para discutir negócios relacionados a Voldemort e não vemos Draco e Theodore sozinhos no jardim tendo uma conversa. Eu realmente gostava da cena, primeiramente porque mostrava a mansão dos Malfoy, e a diferença entre o lugar onde Draco tinha crescido e o número quatro da Rua dos Alfeneiros; depois porque não raramente vemos Draco falando com alguém que ele considere um verdadeiro igual, e ele é forçado a ver Theodore como tal, porque Theodore é tão puro sangue quanto ele, e de alguma forma mais esperto. Juntos, estes dois filhos de Comensais discutem o regime de Dumbledore em Hogwarts, e Harry Potter com todos os tipos de histórias que os Comensais da Morte contam sobre como este bebê sobreviveu ao ataque do Lorde das Trevas.

barra :: Potterish

Mopsy, a louca por cachorros (Cálice de Fogo)

Quando Almofadinhas retorna em Cálice de Fogo, eu inicialmente o coloquei para ficar com uma bruxa apaixonada por cachorros altamente excêntrica nos limites de Hogsmeade. Ela mantinha alguns cachorros que não pareciam bem, nunca estava bem com seus vizinhos por causa dos latidos e da bagunça, e acolheu Sirius, presumindo que fosse um cachorro abandonado.

Eu acho que meu editor estava um tanto certo em me pedir para me livrar de Mopsy, porque ela não adicionava nada à história. Eu só gostei de mostrar uma velha apaixonada por cachorros (como oposição a velha apaixonada por gatos Sra. Figg). No entanto, fez mais sentido colocar Sirius numa caverna para receber Harry, Rony e Hermione e terem uma conversa sobre Bartô Crouch Jr. sem distrações.

barra :: Potterish

Capí­tulos iniciais da Pedra Filosofal

Houve muitas versões diferentes do primeiro capí­tulo de Pedra Filosofal e aquele que eu finalmente deixei ficar não é a melhor coisa que já escrevi; muitas pessoas me contaram que o acharam um capítulo difí­cil comparado ao resto do livro. O problema com aquele capí­tulo foi (e como comumente é nos livros de Harry Potter) que eu tive que dar várias informações e ainda assim deixar várias outras escondidas. Houve várias versões de cenas em que você realmente via Voldemort entrando em Godric’s Hollow e matando os Potter e numa das versões anteriores, um trouxa informando da localização deles. Ao longo do desenvolvimento da história, e com Pettigrew virando o traidor, este trouxa horrí­vel desapareceu.

Outro rascunho incluía um personagem chamado Pyrites cujo nome quer dizer “ouro de tolo”. Ele era um servo de Voldemort e estava se encontrando com Sirius na frente da casa dos Potter. Pyrites também teve que ser descartado, embora eu gostasse bastante dele como personagem; ele era um homem de pompa e usava luvas de seda brancas que, pensei, eu poderia manchar artisticamente com sangue de tempos em tempos.

Os mais antigos rascunhos do primeiro capí­tulo da Pedra Filosofal tem os Potter morando numa ilha remota, a famí­lia de Hermione vivendo na costa, seu pai vendo algo que parece uma explosão no mar e saindo de barco numa tempestade para encontrar seus corpos nas ruí­nas da casa. Eu não lembro porque pensei que esta era uma boa idéia, mas ainda bem que eu reconheci que não era, pois os Potter foram remanejados para Godric’s Hollow em todos os rascunhos subseqüentes.

barra :: Potterish

O capítulo inicial do sexto livro

Eu cheguei muito perto de usar um capí­tulo muito parecido com este em Pedra Filosofal (foi um dos primeiros capí­tulos descartados), Prisioneiro de Azkaban e Ordem da Fênix, mas aqui finalmente está funcionando, então fica por enquanto. E isso é tudo que vou falar, mas quando vocês o lerem, descobrirão o que está há treze anos esperando para sair.