HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX
Resenha do filme

Rotten Potatoes Forum ~ jwormyk
29 de Junho de 2007
Tradução: Patrí­cia Abreu

Tenho certeza de que você está recebendo várias mensagens sobre a cortina preta do myspace mostrando Harry Potter e a Ordem da Fênix, mas não consegui impedir de dar a minha opinião. Assisti ontem à noite em Pittsburgh. Já li todos os livros pelo menos duas vezes e vi todos os filmes. Posso dizer sem dúvida que esse é o melhor filme da série, é o filme que mais traduz um livro de Potter para “celulóide”.

Mesmo se você não leu os livros, você é puxado para o mundo mágico descrito ricamente por Rowling tanto quanto os nerds de capas carregando varinhas. Eles podem até dificultar sua próprio vida com este filme, porque não vejo como a Warner Brothers ser capaz de fazer um filme mais divertido, entusiástico, agitado sobre Harry Potter (e temos ainda mais dois para ver, um deles sendo a penúltima batalha entre o bem e o mal, Harry e Voldemort). Esse é o super sucesso de grande-orçamento-Bruckheimer-Harry Potter.

Há grandes cenas de batalha, piadas rápidas, e grupos maus que deixam o público em frenesi. No fim a luta entre Dumbledore e Voldemort bate qualquer coisa que nós vimos em Star Wars (Dark Sith x Yoda?). Em termos de fantasia, não há filme que tenha saí­do nos últimos 10 anos que chegue perto do entretenimento acessá­vel, popular desse filme. Há alguns clichês de grandes filmes de ação aqui, mas não entenda mal, não é à toa. David Yates mantém os limites esquisitos que nós estamos acostumados a associar à franquia de Potter. Ele usa sequências montadas para passar pelas partes mais longas do livro que descrevem a chegada ao comando do ministério e a Armada de Dumbledore se formando. Ele faz isso perfeitamente com uma cara de filme dos anos 30-40.

O filme é acelerado e tem um pouco mais de duas horas. Não há muitas mudanças do livro. Fazem a namorada de Harry, Cho, ser a dedo-duro e não Marieta, e algumas das conversas entre Luna e Harry estão fora de ordem. Se você está esperando a fúria de Harry contra Dumbledore e o fim do livro com a profecia sendo revelada, esqueça. Os roteiristas escolheram revelar toda a profecia a Harry no ministério e depois uma discussão breve entre Dumbledore e Harry. Harry está calmo e não destrói o escritório de Dumbledore. E sim, Sirius morre. Ele é assassinado por sua prima Belatriz depois de um duelo realmente feio com Lúcio Malfoy. Ele se vira para salvar Harry e quando achamos que acabou então Lúcio da iní­cio ao que será uma cena clássica de batalha bruxa.

O começo é meio inacreditável. Sem dúvida deixa o sangue fluir. Duda agora é um brutamonte com correntes douradas. Ele começa a provocar Harry em um parquinho deserto e isolado e então o céu fica negro e os Dementadores os atacam sob uma ponte. Quando Harry salva o dia a maior parte da platéia comemorou e isso praticamente rege o ritmo do filme. Esse filme vai te deixar entretido o tempo inteiro, e só vai te fazer salivar (como se não fosse intencional), pois te dá mais vontade de ver logo o livro 7 lançado. Você provavelmente está desapontado porque eu não revelei muita coisa, mas você vai me agradecer quando você for ao cinema assistir e perceber como o filme é bom.