Por Maria Cândida – Copilação G.V.Linares
www.harrypotterofilme.com
Daniel Radcliffe tem um brilho nos olhos azuis que impressiona. Certa vez, li que quando Daniel entrou para fazer o teste para Harry Potter, o diretor Chris Columbus ficou impressionado e comentou que tinha que ser aquele menino. Até aí pensei que era jogada de marketing… Mas quando entrei na sala e o cumprimentei, tive a mesma sensação: este garoto é mesmo o Harry Potter dos livros.
O ator cresceu, está com a voz mais grossa e se mostrou muito simpático. Para gravar algumas cenas, Dan, como é chamado, teve que fazer um pouco de musculação, apesar da idade. A novidade do filme é a ação. Harry Potter, por exemplo, fica pendurado nas alturas na porta de um Ford da década de 60, por uma hora, para rodar o take do carro mágico voador. Outro momento bacana é quando Harry e Ron quase morrem devorados por aranhas gigantes. E, claro, a última parte, quando Harry entra na Câmara Secreta.
Dan é tímido, profissional e meigo na vida real. Por incrível que pareça gosta de punk music, como Sex Pistols e The Clash. Para não perder o ano por causa das filmagens, ele estuda de três a cinco horas por dia com um professor particular que o acompanha nos sets.
Quando vi o Daniel, não pude me conter e exclamei um Harry Potterrrrrrrr… o que fez o garoto dar uma gostosa risada. No fundo, ele ouve isso o tempo todo e gosta. Daniel Radcliffe respeita o seu personagem e sabe que Harry Potter é um adolescente amado por todas as pessoas.
Dei a ele um livro sobre pássaros e corujas brasileiras de presente. Ele arregalou os olhos, agradeceu e imediatamente começou a folhear. Fiquei feliz, porque não sabia se o Harry Potter da vida real gostava desse tipo de leitura.
Você está mais maduro agora. Foi mais fácil gravar este segundo filme, Harry Potter e a Câmara Secreta?
Daniel Radcliffe: Embora o personagem Harry Potter tenha sido mais difícil de se interpretar, acho que foi muito mais divertido gravar o segundo filme. Foi um grande desafio para mim. Foi difícil, mas foi divertido, foi desafiante.
Qual é a sua cena favorita?
Daniel: Minha cena favorita é a da Câmara Secreta, quando o Harry vai lutar contra o inimigo, no final do filme. Existe tanta ação, saltos, emoção… Até para mim era assustador, mas foi maravilhoso gravar.
Como Indiana Jones?
Daniel Radcliffe: Sim… Risos!
É verdade que você teve que fazer exercícios físicos para conseguir gravar algumas cenas?
Daniel Radcliffe: Sim, eu tive que treinar bastante.
Você é um adolescente… Não deve estar acostumado a fazer tanta ginástica?
Daniel Radcliffe: (Risos) Não tinha o hábito, mas agora estou criando.Vou começar a fazer exercícios com mais freqüência.
Fale um pouco sobre a cena do carro voador. Você gostou? Usou dublê
Daniel Radcliffe: Essa cena foi muito legal. Muito bacana. Não usei dublê. Eu e o Rupert (Ron) ficamos brincando (divertindo-nos) lá em cima por mais de uma hora. Eu tive que ficar pendurado no carro e foi emocionante.
O que você gostaria de dizer para os seus fãs? Você sabe alguma coisa do Brasil?
Daniel Radcliffe: Eu nunca fui para o Brasil. Eu adoraria ir… O que eu gostaria de falar?… [pensativo] Obrigado por terem assistido ao primeiro filme e espero que vocês gostem ainda mais do segundo. Se gostaram do livro, com certeza vão gostar do filme.
Você tem uma vida normal? Ou as pessoas te param na rua e dizem: Harry! Por favor, me dá um autógrafo?
Daniel Radcliffe: Isso acontece e é muito legal. Eu realmente gosto, porque os fãs chegam tão entusiasmados com o Harry Potter, com o filme… Querem saber o que vai acontecer com o personagem. Confundem ator e personagem, porque Harry Potter é muito carismático.
Você vai namorar com a Ginny ou com a Hermione?
Daniel Radcliffe: Nenhuma das duas… Nós somos amigos…
Você tem namorada?
Daniel Radcliffe: Não.
As garotas se aproximam mais de você, depois do Harry Potter?
Daniel Radcliffe: Eu não sei…(encabulado)
Você sabe sim, vai! Risos…
Daniel Radcliffe: Eu não sei, não sei!
É verdade que seus pais não queriam que você fizesse o primeiro filme? Agora eles devem estar orgulhosos!
Daniel Radcliffe: O que aconteceu é que eles quiseram me proteger. Ninguém sabia direito no que eu estaria envolvido no primeiro filme. Agora, depois do primeiro, eles estão super contentes de eu estar no segundo filme.
Imagino! Você estará no terceiro e no quarto?
Daniel Radcliffe: Estou definitivamente no terceiro. Depois disso eu não sei…
Se você fosse um mágico, qual o feitiço que gostaria de fazer?
Daniel Radcliffe: Usaria uma capa de invisibilidade para ir aos concertos de rock.
Qual é o tipo de música que você gosta?
Daniel Radcliffe: Punk Music. The Clash, Sex Pistols..