IMELDA STAUNTON
A Staunton de Potter não brinca em serviço

Sci Fi Wire ~ Ian Spelling
25 de junho de 2007

 

A atriz britânica indicada ao Oscar, Imelda Staunton, que interpreta Dolores Umbridge no lançamento Harry Potter e a Ordem da Fênix, falou à SCI FI Wire que está satisfeita em descobrir que seu papel é sério e exigente, e não bobo. Baseado no quinto livro da série de J. K. Rowling, a Ordem da Fênix encontra Harry Potter (Daniel Radcliffe) combatendo tanto o cruel Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) quanto Umbridge, a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, que se recusa a acreditar que Voldemort voltou e deixa seus alunos mal-preparados.

“Eu cheguei a pensar, Bem, vai ser só apontar a varinha, e terá um monte de efeitos e algumas bobagens”, disse Staunton em uma entrevista. “Mas na verdade, foi um trabalho muito sério.”

Stauntons, indicada ao Oscar por Vera Drake, disse que achou algumas cenas difíceis de se fazer. “Foi horrível fazer a cena onde Dolores faz Harry cumprir sua detenção, e o sangue aparece na mão dele”, ela disse. “Se coloque no lugar de uma pessoa que é capaz de fazer isso, e você fai ver como foi tão desconfortável para mim, no fim das contas. Fiz bem a cena, mas me senti horrível. Foi horrível, horrível ser alguém assim. Mas Dan, ele lidou bem com isso. Ele está crescendo bastante nesses filmes.”

Mas Staunton complementa que gostou muito de fazer Umbridge em uma seqüência que ilumina a habilidade da personagem em ser tanto doce e bem-intencionada, quanto controladora e hipócrita. “Eu amo quando ela começa a fazer um discurso para toda a escola, que é tão estúpido!”, disse Staunton.

“Ela está lá, e realmente acredita que está ajudando todas aquelas crianças a alcançarem um lugar melhor,” Staunton acrescenta. “Eu não sei se você conhece um instituto que temos aqui, chamado WI, que é o Women´s Institute [N. T.: Instituto da Mulher]. Se você viu o filme Calendar Girls, é aquela organização. E eu poderia dizer que Dolores tem seu chapéu e sua bolsinha, e um visual muito bonito, fresco e claro, indo para aquele lugar e simplesmente achando que vai fazer uma incrível faxina da primavera.” Harry Potter e a Ordem da Fênix estréia em 11 de julho. – Ian Spelling