Entrevista – Mary GrandPré – Detroit Free Press

MARY GRANDPRÉ
A artista de Potter, Mary GrandPré, faz mágica

Detroit Free Press ~ Janis Campbell
5 de junho de 2007
Tradução: Virág Venekey

 

Você consegue se imaginar como uma das primeiras pessoas no planeta a ler Harry Potter e as Relí­quias da Morte, o livro final da série brilhante de J.K. Rowling? Mary GrandPré, a ilustradora das edições americanas dos livros, não precisa imaginar, ela é uma das poucas sortudas. Ler o livro é apenas parte do seu trabalho.

Nós falamos com Mary por telefone para perguntar ela sobre como é dizer adeus a Harry e oi para um novo capí­tulo de sua vida.

Mary, que mora em Sarasota, Florida, diz que ela recebeu o manuscrito do Livro Sete em Janeiro. Isso significa que ela sabe como a história termina há quase seis meses. É difí­cil de manter o segredo? Amigos, membros da famí­lia ou crianças em livrarias a pressionam por detalhes? Não muito na verdade, diz Mary. Eu acho que as pessoas simplesmente sabem que não posso falar sobre isso.

Uma pergunta que Mary escuta muito é: Qual é sua personagem favorita?

Além de Harry, eu diria que Hagrid é meu personagem favorito, diz Mary. É fato, May tem um cachoro chamado Copper que assemelha ela a Hagrid. Ele é uma mistura de raças: parte São Bernardo, parte Collie e parte Labrador. Ele é um enorme, maravilhoso e amável vira-lata, diz Mary. Ele também é sua inspiração para a vida real do amável gigante Hagrid.

Mary tem uma capa favorita da série? Eu acho que o ultimo é meu favorito, afirma Mary.

E falando na capa final ela recebe toda a excitação criada pelo lançamento antecipado da capa? Eu acho que é divertido ver a reação das pessoas. Os fãs, que são realmente muito fãs, olham muito atentamente a arte, diz Mary.

E eles devem. Eu tento fazer de forma que tudo tenha um significado… Há um motivo de algo estar na ilustração. Eu não coloco lá só porque parece melhor. Ela realmente tem que fazer sentido ou apoiar parte da história.

Harry, Rony e Hermione foram parte da vida de Mary por um longo tempo – a primeira edição americana foi publicada uns 10 anos atrás. Então como Mary se sente enquanto o livro final está pra ser lançado? Oh, na verdade dá um grande alí­vio, afirma ela.

Mary está pronta para o próximo grande evento da sua vida. No topo da sua lista está em ser mãe. Eu tenho uma filha pequena recente, fala ela.

No último outono, Mary e seu marido viajaram para a China e trouxeram de volta a sua filha de dois anos, Julia. É onde está meu foco principal agora, afirma Mary. Ela também está trabalhando em vários livros infantis para os quais ela foi contrata. Além de trabalhar com livros infantis, Mary também ajudou a fazer a aparência dos cenários e paisagens do filme de animação Formiguinhaz e ajudou a desenvolver os personagens em Era do Gelo, que ela adorou.

Mary, que nasceu em Dakota Sul, mas cresceu em Minnesota, lembra gostar de desenhar desde que tinha cinco anos. No final do primeiro grau, Mary diz que lembra de pintar um mural na parede da biblioteca da escola.

Eu lembro de pintar a parede da biblioteca com o mascote do colégio, que eu acho que era um cachorro de campo, diz Mary. Na escola secundária ela diz que realmente não dividiu sua arte publicitária, mas cursou muitas matérias de arte. Arte foi sempre a minha atividade favorita. Depois da escola secundária, Mary foi trabalhar.

Mary não cursou escola de arte até ela estar no final dos seus anos 20, mas ela certamente prova que nunca é tarde você seguir os seus sonhos. Apenas faça quando você estiver pronta, afirma Mary. Eu não estava pronta e talvez não tinha confiança suficiente.

Depois da escola de arte, Mary continuou a trabalhar como uma garçonete enquanto pegava trabalhos de arte e fez um portfólio de trabalhos publicados. Eu estava esperando nas mesas e fazendo free-lance o tempo todo, conta Mary sobre aquela época cheia da sua vida. Repentinamente a carreira artística de Mary decolou e seu trabalho de arte apareceu em propagandas e revistas. Aproximadamente 10 anos depois ela começou a trabalhar com livros infantis.

Então como Mary conseguiu o trabalho de ilustrar os livros de Harry Potter? Ela recebeu um telefonema do diretor de arte da Scholastic, David Saylor, e ele ofereceu para ela o trabalho. Ele viu alguns dos meus outros livros infantis e gostou deles e queria trazer alguma daquelas qualidades para a capa. Naquela época eles não sabiam que seria uma série e eles certamente não sabiam que iri fazer tanto sucesso, então foi realmente um livro de cada vez.

Mary afirma que gostou do telefonema, mas ela estava tão ocupada com outros projetos que não queria aceitar. Por sorte, o editor foi muito persistente e Mary finalmente aceitou fazer a capa.

O livro final de Harry Potter vai ser lançado em 21 de julho. Mary não tem certeza onde ela vai estar. Scholastic está ocupado planejando a agenda dela em relação ao lançamento, mas vocês podem apostar que ela vai estar celebrando o fim de um capí­tulo muito mágico na sua vida.

Para saber mais do trabalho artí­stico de Mary, visite o web site dela em www.marygrandpre.com



 
 
 
 
 
 
Livros HP
  Livro 1
  Livro 2
  Livro 3
  Livro 4
  Livro 5
  Livro 6
  Livro 7
  Outros Livros e Relatos
 
  Animais Fantásticos e Onde Habitam
  Quadribol Através dos Séculos
  Os Contos de Beedle, o Bardo
  Prefácio dos Marotos
  Enciclopédia
  Extras
 
 
  Morte Súbita
   Minissérie da BBC
  Série Cormoran Strike
   O Chamado do Cuco
   O Bicho-da-seda
  J.K. Rowling
  Lia Wyler
  Mary GrandPré
 
Filmes HP
  Filme 1
  Filme 2
  Filme 3
  Filme 4
  Filme 5
  Filme 6
  Filme 7
 
  Parte I
  Parte II
  Animais Fantásticos e Onde Habitam
  Outros Filmes/Trabalhos
 
  Alice no País das Maravilhas
  Cherrybomb
  O Corajoso Ratinho Despereaux
  Equus
  Dançando para a Vida
  How to Succeed in Business
  JK Rowling "Um Ano na Vida"
  Lições de Vida
  Matador em Perigo
  My Boy Jack
  Sete Dias com Marilyn
  Sweeney Todd
  Um Verão Para Toda Vida
  Elenco  
 
  Daniel Radcliffe  
  Emma Watson  
  Rupert Grint  
  Tom Felton  
  Lista Completa... +50 atores  
  Equipe Técnica  
 
  Alfonso Cuarón
  Chris Columbus
  David Heyman
  David Yates
  Mike Newell
  Steve Kloves
  Lista Completa...
 
Pottermore
 
Harry Potter: A Exposição
 
O Mundo Mágico de Harry Potter - Hogsmeade
 
O Mundo Mágico de Harry Potter - Beco Diagonal
 
Warner Bros Studio Tour London
 
Entrevistas JKR... +350 textos
 Por Ano
  Destaques JKR.com
  Não datadas
  1997
  1998
  1999
  2000
  2001
  2002
  2003
  2004
  2005
  2006
  2007
  2008
  2009
  2010
  2011
  2012
  2013
  2014
 Por Assunto
  Personagens
  Lugares
  Mundo Bruxo
  Livros & Cia
  Jo
  Boatos e Rumores
 
JKRowling.com
  Aniversário de Personagens
  Bruxo do Mês
  Biografia
  Diário
  Fan Sites
  Vista Gadget
  FAQ
 
  Sobre os Livros
  Sobre JKR
  Outras Coisas
  Enquetes?
  Informações Extra  
 
  Miscelânia
  Personagens
  Edições
  Itens Secretos  
  Links  
  Lixeira
  Novidades  
  Rumores  
  ? (Porta Secreta)  
  W.O.M.B.A.T  
 
EmmaWatsonOfficial.com
  Emma
 
  Sobre Emma
  Fotos e Favoritos
  FAQ's
  Prêmios
  Carreira
  Notícias
  Mídia
  e.m.s.
  UNICEF
  Minha Página
 
  Downloads
  Links
 
 
 
 
Legal Notice:
Harry Potter é propriedade de J.K. Rowling, Warner, Bloomsbury, Scholastic e Rocco. Este é apenas um fansite que publica informações para fãs. Os videos são propriedades dos respectivos canais.
All contents of JKRowling.com and EmmaWatsonOfficial.com is created by LightMaker.
Potterish.com - versão 4.0. Copyright © 2002 - 2014

Powered by WordPress.