(Harry Potter and the Deathly Hallows)
Relíquias da Morte: Parte I | Relíquias da Morte: Parte II
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: Cerca de 2h e 30min cada parte
Filmagens: Fevereiro de 2009 a junho de 2010
Ano de Lançamento (EUA): Novembro de 2010/Maio de 2011
Estúdio: Warner Bros. / Heyday Films
Distribuição: Warner Bros.
Orçamento: US$ +250 milhões
Arrecadação: –
Direção: David Yates
Roteiro: Steve Kloves
Produção: David Heyman
Música: Alexandre Desplat
Com: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson.
Noticias relacionadas: Todas as notícias do Potterish relacionadas a este filme, você encontra aqui.
Fórum: Discuta sobre este filme com outros fãs da série no nosso forum, clique aqui.
Você encontra nesta página:
Intro
Sinopse | Elenco | Equipe Técnica
Filmagens
Direção | Desenvolvimento | Filmagens | Calendário
Publicidade
Galeria de Imagens | Galeria de Vídeos | Datas de Lançamento | Set Reports
Adicionais
Boatos e Rumores pré-HP7 | Artigos | Entrevistas | Citações
“Harry foi sobrecarregado com uma tarefa sombria, perigosa e aparentemente impossível: localizar e destruir as Horcruxes restantes de Voldemort. Harry nunca se sentiu tão solitário, ou encarou um futuro tão cheio de escuridão. Mas Harry deve, de alguma forma, encontrar dentro de si a força para completar a tarefa a qual lhe foi dada. Ele tem que deixar o aconchego, segurança e companhia da Toca e seguir sem medo ou hesitação o caminho inexorável que o aguarda…
Nesta última e sétima parte da série de Harry Potter, J.K. Rowling revela de maneira espetacular as tão ansiosamente esperadas respostas de muitas perguntas. A encantadora e abundantemente criada narrativa que empolga, entrelaça e muda num ritmo de tirar o fôlego, confirma a autora como uma mestra da narração, cujos livros serão lidos vezes e mais vezes.
“Harry está esperando na Rua dos Alfeneiros. A Ordem da Fênix está vindo levá-lo embora com segurança sem o conhecimento de Voldemort e seus seguidores – se conseguirem. Mas o que Harry fará depois? Como ele pode cumprir a momentânea e aparentemente impossível tarefa que o Professor Dumbledore deixou?”
Trecho retirado da sinopse oficial de Harry Potter e as Relíquias da Morte (livro). Esta não é a sinopse oficial do sétimo e oitavo filmes.
Novo! “Epílogo de RdM será filmado com elenco original!”
Os produtores estarão fazendo uso de toda a maquiagem e efeitos visuais disponíveis na atualidade para dar uma aparência mais velha aos atores, cujo envelhecimento natural tem sido acompanhado por milhões de fãs ao redor do mundo.
[Leia mais]
Com contrato assinado e oficializado até o final da saga, o trio de atores Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson retornam às filmagens para assumir os papeis de Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger, respectivamente. Outros atores jovens que voltam para o sexto filme da franquia são Tom Felton (Draco Malfoy), Evanna Lynch (Luna Lovegood), Matthew Lewis (Neville Longbottom) e Bonnie Wright (Gina Weasley). Brendan Gleeson na pele do corajoso Auror Alastor Moody tem volta garantida, assim como David Thewlis como o lobisomem mais querido do cinema Remo Lupin e o atrapalhado Dobby na voz de Toby Jones. O traidor Pedro Pettigrew vivido por Timothy Spall filma em seqüência o último filme, logo depois de uma pequena participação em Enigma do Príncipe. Geraldine Somerville retorna como a inteligente Lilian Potter, Richard Griffiths como tio Válter e Miriam Margolyes como a dedicada professora Sprout. Estreando na saga teremos Michelle Fairley (como mãe da nossa querida Mione), Helen McCrory (Narcisa Malfoy), Steffan Rhodi (Reg Cattermole), Domhnall Gleeson (Gui Weasley), e Andy Linden (Mundungo Fletcher).
Lista de atores confirmados:
• Trio: Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint como Harry Potter, Hermione Granger e Rony Weasley
[Leia a notícia]
• Timothy Spall como Pedro Pettigrew
[Leia a notícia]
• Brendan Gleeson como Alastor Moody
[Leia a notícia]
• Helen McCrory como Narcisa Malfoy
[Leia a notícia]
• Geraldine Somerville como Lílian Potter
[Leia a notícia]
• Ralph Fiennes como Voldemort
[Leia a notícia]
• David Thewlis como Remo Lupin
[Leia a notícia]
• Miriam Margolyes como Pomona Sprout
[Leia a notícia]
• Steffan Rhodi como Reg Cattermole
[Leia a notícia]
• Richard Griffiths como Válter Dursley
[Leia a notícia]
• Michelle Fairley como Sra. Granger
[Leia a notícia]
• Domhnall Gleeson como Gui Weasley
[Leia a notícia]
• Toby Jones na voz do elfo doméstico Dobby
[Leia a notícia]
• Helen McCrory como Narcisa Malfoy
[Leia a notícia]
• Rhys Ifans como Xenofílio Lovegood
[Leia a notícia]
• RUMOR: John Hurt como Sr. Olivaras
[Leia a notícia]
• RUMOR: Nick Moran como Pio Thicknesse
[Leia a notícia]
• RUMOR: Ciarán Hinds como Aberforth Dumbledore
[Leia a notícia]
• RUMOR: Jamie Campbell Bower como Gerardo Grindelwald (jovem)
[Leia a notícia]
• RUMOR: Hazel Douglas como Batilda Bagshot
[Leia a notícia]
• RUMOR: Andy Linden como Mundungo Fletcher
[Leia a notícia]
Depois dos dois últimos filmes serem comandados por ele, David Yates retorna para Relíquias da Morte como o único diretor da franquia honrado com mais dois filmes; David Yates será o primeiro diretor de quatro filmes da série. No roteiro, Steve Kloves substitui o criticado Michael Goldenberg e vem com ânimo para um sétimo filme dividido em até três partes! É claro que, David Heyman, o idealizador e pioneiro patrocionador da franquia mantém o posto na produção juntamente com David Barron. A produção artística do filme fica no comando genial de Stuart Craig (também envolvido na produção do parque temático O Mundo Mágico de Harry Potter). E a seção de edição fica a cargo de Mark Day. O compositor Nicholas Hooper cede a batuta da trilha sonora ao Alexandre Desplat. Paul J. Franklin, que está na série desde a Ordem da Fênix e tem indicação ao Oscar, e também Tim Burke, que foi indicado ao Oscar por criar Bicuço no Prisioneiro de Azkaban e trabalha na série desde a Câmara Secreta, ficam responsáveis por parte do efeitos visuais, que serão essenciais neste filme, em especial em sua segunda parte. A francesa Jany Tamime, presente na série desde Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, será a figurinista e Eduardo Serra será o diretor fotográfico.
Uma adaptação de duas partes de Harry Potter e as Relíquias da Morte foi planejada. O filme está pautado para ser dividido em dois, com David Yates, que dirigiu os dois filmes anteriores, dirigindo ambas as partes. A primeira parte será lançada em novembro de 2010, e a segunda em julho de 2011. Os filmes serão gravados ao mesmo tempo, e tratados como se fossem um só filme. A ideia de dividir os filmes esteve à tona desde meados de 2007, mas só foi considerada como série depois de que o produtor David Heyman conseguiu conversar com o roteirista Steve Kloves quando a Greve dos Roteiristas dos EUA de 2007-2008 terminou e Heyman teve a aprovação de Rowling.
De acordo com o executivo da Warner Bros. Alan F. Horn, isso dará “uma hora e meia extra para celebrar o que esta franquia tem sido e fazer jus a todas as palavras e ideias na incrível história.” Heyman descreveu os trabalhos por trás da divisão: “Relíquias da Morte é tão rica, a história é tão densa e há tanto a ser resolvido que, depois de discuti-lo com [Rowling], chegamos à conclusão de que as duas partes eram necessárias.” Devido à greve da Associação dos Roteiristas, Kloves não pôde começar o trabalho no roteiro até que ela terminou. A filmagem é antecipada para começar em fevereiro de 2009, e durará na maior parte daquele ano.
Antes de David Yates ser oficialmente escolhido para dirigir o filme, outros haviam expressado interesse no trabalho. Alfonso Cuarón, diretor de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, disse que fora “tentado” a voltar a dirigir. Guillermo del Toro, que optou por não trabalhar em Prisioneiro de Azkaban, expressou interesse em dirigir Relíquias da Morte, mas a sobrecarga de trabalho o tirou do projeto.
Embora Yates tenha mantido o compositor Nicholas Hooper para Enigma do Príncipe, John Williams, que compôs as trilhas para os três primeiros filmes, expressou interesse em voltar para compor para o filme, e Hooper não foi confirmado.
Yates e Heyman mencionaram que alguns eventos deste filme afetaram no modo de escrita do sexto.
A pré-produção começou em 26 de janeiro de 2009, e as gravações, em 19 de fevereiro de 2009 nos Estúdios Leavesden, onde os anteriores seis filmes foram filmados, e nos Estúdios Pinewood. Eduardo Serra é o diretor de fotografia. Yates disse que esse filme será filmado “com muitas câmeras portáteis. Quero balançar as coisas toda vez que entramos nesse mundo. Gosto de experimentar coisas à medida que avançamos.”
Durante a produção em Leavesden, o dublê de Radcliffe, David Holmes, sofreu uma série lesão na coluna enquanto filmava uma sequência aérea. Holmes caiu depois de uma explosão que fazia parte da cena.
Todas as fotos relacionadas ao filme Relíquias da Morte, você confere em nossa galeria clicando aqui.
Vídeo vinculado pelo canal britânico BBC no Red Nose Day – dia especial que surgiu com o propósito de levantar fundos para a instituição Comic Relief. Como reconhecimento pela ajuda na arrecadação, uma escola britânica levou alguns alunos para os sets de Harry Potter 7.
O destaque fica a cargo de um rápido vislumbre do escritório da direção de Hogwarts, onde podemos ver Alvo Dumbledore tirando uma soneca em seu retrato, na parede repleta de quadros de diretores já falecidos.
Além de podermos acompanhá-los na visita pelos estúdios preparados para as gravações de Relíquias da Morte e um bate-papo com os integrantes do trio principal, Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint.
• RdM: Parte I
Estados Unidos/UK – 19 de novembro de 2010
• RdM: Parte II
Estados Unidos/UK – 15 de julho de 2011
Nos links abaixo você encontra set reports, críticas, análises, prévias produzidas por sites ao redor do mundo que servem para ilustrar as diversas etapas de produção do filme, garantindo um maior detalhamento aos fãs até o seu lançamento. Os textos serão adicionados abaixo conforme a divulgação aumentar no decorrer do ano. | ||
09 abr | [texto escrito por Half-Baked] HBBG | |
ago | [texto escrito por Chris & Maria] Chris & Maria’s Blog | |
jun | HP4U | |
ago | HP4U | |
set | HP4U | |
nov | HP4U | |
14 jan | Yahoo! Movies |
A princípio, este era pra ser um único filme, mas devido ao tamanho do livro e à decisão de que nada poderia ser deixado para ser espremido em apenas um filme, os produtores decidiram dividi-lo entre as partes 1 e 2.
M. Night Shyamalan estava interessado em dirigir esta sequência.
David Holmes, de 25 anos, dublê de Daniel Radcliffe, se machucou seriamente no set nos estúdios Leavesden, perto de Watford, Hertfordshire. Ele estava fazendo uma cena aérea quando caiu no chão logo depois de uma explosão, o que era parte da acrobacia, e sofreu uma lesão séria nas costas.
John Williams, que compôs as trilhas sonoras dos três primeiros filmes, expressou seu interesse em voltar para fazer a trilha de Relíquias da Morte. Porém, em seu lugar, foi chamado Alexandre Desplat.
Gui Weasley é interpretado por Domhnall Gleeson, filho do ator Brendan Gleeson.
Guillermo Del Toro expressou interesse em dirigir esta sequência.
O personagem Grampo foi interpretado por Verne Troyer no primeiro filme, o que fez dele um dos poucos americanos no elenco; mas a voz é de Warwick Davis. Neste filme, Davis interpreta Grampo tanto no corpo quanto na voz. Davis também interpretará o Professor Filio Flitwick, como fez nos seis filmes anteriores.
Os membros do elenco John Hurt e Bill Nighy já interpretaram papeis importantes em adaptações de outra série de fantasia bastante conhecida, O Senhor dos Anéis. Hurt foi a voz de Aragorn no filme de 1978 de Ralph Bakshi. Nighy foi a voz de Sam Gamgee na adaptação da Rádio BBC.
John Hurt aparece neste filme com Domhnall Gleeson e Toby Jones. Hurt também participou de filmes com os pais dos dois. Hurt e Brenadn Gleeson aparecem neste filme, assim como em “Terra da Discórdia” (1990), junto também com o falecido Richard Harris. Hurt e Freddie Jones participaram juntos de “O Homem Elefante” (1981) e “O Caldeirão Mágico” (1985).
Emma Thompson, a atriz que interpretou a professora Sibila Trelawney em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” e “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, não voltará para este filme, mas sua irmã, Sophie Thompson, será Mafalda Hopkirk.
O compositor Nicholas Hooper recusou a proposta de fazer a trilha sonora dos dois últimos filmes, dizendo que seu trabalho em “Harry Potter e a Ordem da Fênix” e em “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” custou caro à vida pessoal de seus familiares.
Daniel Radcliffe ficou resfriado por ter que ficar na poeira e na lama durante as filmagens deste filme.
As duas partes de Relíquias da Morte serão os únicos filmes de Harry Potter a serem lançados inteiramente em 3D nos cinemas (apenas algumas cenas foram lançadas em Ordem da Fênix e Enigma do Príncipe e apenas em IMAX).
Joshua Herdman anunciou em 9 de agosto de 2009 que Jamie Waylett não interpretaria novamente seu papel como Vicente Crabbe neste filme devido ao seu envolvimento com drogas. O personagem de Waylett será cortado do roteiro, e terá seu lugar tomado pelo personagem de Herdman, Gregory Goyle.
A primeira vez que Brendan Gleeson e David O’Hara apareceram no mesmo filme desde “Coração Valente” (1995).
Primavera de 2009: Início das filmagens de RdM: Parte II. [Leia a notícia]
Junho/julho de 2009: Jason Isaacs inicia suas gravações como o Comensal da Morte Lúcio Malfoy para a primeira parte de HP7. [Leia a notícia]
Maio de 2009: Gravação de cenas na locação do Chalé das Conchas no Cais de Pembroke, condado de Pembrokeshires, País de Gales. [Leia a notícia]
17 de abril de 2009: Tom Felton grava suas primeiras cenas como Draco Malfoy. [Leia a notícia]
8 de abril de 2009: Matthew Lewis grava suas primeiras cenas como Neville Longbottom. [Leia a notícia]
19 de fevereiro de 2009: Início das filmagens de RdM: Parte I.
26 de janeiro de 2009: É dada a largada para a pré-produção do sexto filme. Emma Watson faz sessão de fotos de teste nos Estúdios Leavesden. [Leia a notícia]
2009: a equipe técnica do último filme, estará filmando ambas as partes durante todo o ano que antecede HP7: Parte I.
Final de 2008: Segundo rumor lançado pelo The Scotsman, as filmagens da sétima adaptação cinematográfica iniciaram ainda em 2008 no distrito de Lochaber.
Direção: cronologia de especulações
12/03/2008: Confirmado: RdM em duas partes e David Yates como diretor!
[Continuar]
10/03/2008: David Yates “tentado”, porém incerto para Relíquias da Morte dividido
[Continuar]
21/02/2008: Diretor será revelado dentro de “uma ou duas semanas”
[Continuar]
19/02/2008: David Yates vai dirigir “Relíquias da Morte”?
[Continuar]
11/02/2008: Novas informações sobre a direção e divisão do filme
[Continuar]
03/02/2008: Spielberg cogitado para diretor de RdM
[Continuar]
28/01/2008: Guilhermo Del Toro pode estar fora da direção de “RdM”
[Continuar]
13/01/2008: RdM dividido em duas partes com Spielberg
[Continuar]
13/01/2008: Mike Newell revela que gostaria de dirigir RdM
[Continuar]
04/01/2008: Possível diretor de “RdM”
[Continuar]
26/10/2007: Guillermo Del Toro interessado em dirigir “RdM”
[Continuar]
23/08/2007: John Williams será o compositor de RdM
[Continuar]
16/10/2006: Columbus pode voltar à direção da série
[Continua]
10/10/2006: Novo mexicano em Harry Potter?
[Continuar]
Boatos e Rumores pré-RdM I e II
Até lá, nós ficamos na especulação – Yates é o último diretor a combater Voldemort? Como “Relíquias” poderia ficar se algum outro vier a bordo? Ter o mesmo diretor para a adaptação dos últimos três livros vai criar uma continuidade? E “Relíquias” vai realmente ser um ou dois filmes, conforme os rumores vêm dizendo?
[Continua]
A franquia de filmes Harry Potter parou de passar a varinha? por MTV blog
20 de fevereiro de 2008Novidades diretas do set do próximo filme de Harry Potter, O Enigma do Príncipe: os produtores da franquia, David Heyman e David Barron, estão recusando rejeitar a possibilidade de dividir o sétimo e último livro Potter de JK Rowling, As Relíquias da Morte, em dois filmes.
[Continua]
Livro de Harry Potter pode ser transformado em dois filmes por The Daily Telegraph
11 de fevereiro de 2008Nós temos duas opiniões sobre se Relíquias da Morte deveria ser um ou dois filmes. Por um lado, você terá que cortar muito para que toda a história coubesse apropriadamente em 150 minutos – embora você podusse cortar partes em que Harry, Rony e Hermione seguem pelas florestas.
[Continua]
O sétimo livro irá virar dois filmes?
14 de janeiro de 2008
“Foi também uma jornada para todos nós da Warner Bros., e nós estamos confiantes que nossos diretores terminarão nossas séries de filmes como um próprio complemento para a conclusão de Jo na história de Harry.”
[Continua]
Nota Oficial Warner Brothers Entertainment
13 de março de 2008“Depois de meses de rumores, a Warner Bros. e os produtores dos filmes imensamente bem sucedidos vão anunciar nessa quinta-feira que eles planejam dividir “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, o sétimo e último livro Potter de J. K. Rowling, em duas grandes produções cinematográficas – uma para ser lançada em novembro de 2010 e a segunda em maio de 2011.”
[Continua]
Último livro “Harry Potter” vai gerar dois filmes por Los Angeles Times
12 de março de 2008“A pergunta vai ser: onde você o quebra? E como você faz não apenas um, mas dois filmes distintos e separados? Você deve quebrá-lo com um momento de suspense ou com um de solução? Estes são os desafios interessantes. Mas cada livro apresentou estes desafios.”
[Continua]
Sectumsempra: Onde cortar ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte’? por MTV blog
12 de março de 2008É totalmente possível, se não bem provável, que ambos os papéis serão cortados do filme “Relíquias Mortais”. Das duas, Batilda é a que tem mais chance de aparecer, apenas porque a viagem de Harry a Godric’s Hollow dá algumas dicas sobre a verdadeira identidade do garoto loiro que ele vê roubando a varinha de Gregorovitch.
[Continua]
Chamado de escolha para “Harry Potter” por MTV blog
18 de setembro de 2007Embora qualquer um possa supor que um dos diretores anteriores virá terminar a série, nós imaginamos – e se alguém novo viesse à bordo? Como seria ver o último filme se, digamos, Terry Gilliam ou Tim Burton estivessem encabeçando-o? Já que o Potter-verso oferece tantas possibilidades, nós estamos fazendo essa pergunta.
[Continua]
Harry Potter nas mãos de Rob Zombie? “Bem violento com muita nudez” por MTV blog
22 de maio de 2007
Entrevistas referentes ao filme 7
“Nós apenas pensamos, como vamos aproximar a isso? Ele vai ser um filme de quatro horas e meia? Isso é provavelmente como vai ser. O nosso público realmente vai abraçar isso? De alguma maneira, eu acho que eles vão. Mas eu acho que os mais jovens vão ser levados pela corrente.”
[Continua]
Produtor David Heyman fala sobre a divisão do filme ao Empire Online
14 de março de 2008
“Quanto a Relíquias da Morte, eu intuí – quase dos primeiros momentos que eu comecei a lê-lo e certamente uma vez que o terminei – que mostrar a história em um único filme estava sendo uma regra exagerada. Outros “no grupo” sentiram o mesmo. Então a idéia de dois filmes começou a ganhar força próximo ao final do verão de 2007.”
[Continua]
Roteirista Steve Kloves fala sobre o quarto e sétimo filmes ao Baltimore Sun
13 de março de 2008
• David Heyman:
“Ao contrário dos filmes anteriores, onde você poderia tirar certas coisas, como Hermione e o F.A.L.E., ou o quadribol de Rony, nesse você não pode. Há tantas resoluções e tanta coisa para resolver que você não pode tirar da mesma maneira. Cada uma daquelas incidências tem um lugar e nós não quisemos comprometer.”
– sobre a polêmica questão dos cortes nos filmes da série“Na verdade, uma decisão foi tomada logo depois do fim da greve dos roteiristas.”
– a tomada da decisão em dividir o sétimo filme em duas partes“Um dos desafios que nós enfrentamos, que temos discutido, é como dar a cada filme sua própria identidade. Nós queremos sentí-los como um filme, mas eles precisam ser independentes também.”
– quanto à divisão e a falta de conteúdo“Eu acho que por ter dois filmes que têm duas horas e meia – embora nós não tenhamos certeza da duração – será uma rica experiência.”
– uma provável pista nos indicando a duração dos sétimos filmes• JK Rowling:
“Você quer saber? Eu acho que essa é decisão certa e eu apoio vocês de todo coração”
– da autora dos livros Potter a Heyman e Kloves• Daniel Radcliffe:
“Estou bastante ansioso para fazer a cena onde Harry está indo em direção à Voldemort para enfrenta-lo. Espero que possa fazer justiça à ela. Também o capitulo do King’s Cross – e obviamente, estou falando sem nenhum conhecimento do que vai ser cortado – a cena no capítulo do King’s Cross com Dumbledore, depois de Harry ser morto, essencialmente. Se alguém pode projetar aquele set é Stuart Craig.”• Matthew Lewis:
“Ah sim. Isso vai ser realmente legal, mas eu vou ter muito treinamento. Nós tivemos com Ordem da Fênix e usando as varinhas, mas nesse vai ser muito mais extensivo.”
– quando perguntado sobre usar uma espada em Relíquias da Morte• Steve Kloves:
“A história é intensamente emocional e aqueles momentos merecem tempo para respirar. E, pessoalmente, eu sinto que nós devemos isso à Jo – a fim de preservar a integridade do trabalho – e aos fãs – pela sua lealdade em todos esses anos – dar a eles a melhor e mais completa experiência possível. Eu amaria fazê-lo em três partes!”• David Yates:
“Por favor, eu apreciaria a oportunidade e acho que poderia trazer a série ao final como ela merece.”• Toby Jones (a voz do elfo doméstico Dobby):
“Ele está lá! Ele está lá! Mas não vai ter como não incluir ele em “Relíquias da Morte”, agora que ele tem ‘uma morte heróica trágica entre uma sequência de mortes trágicas’.”• Jason Isaacs:
“[…] esperando pra ver se estou em Harry Potter 7 (eu estou no livro, mas quem sabe o que é cortado para fazer de 900 páginas um filme).”“Estou esperando com fôlego preso para ver se irei aparecer no sétimo livro. Fico preso durante todo o livro 6, então no 7, eu estou desesperado para descobriu se sairei. Na verdade, conheci JK Rowling em uma cerimônia de premiação, e fui lá e disse: ‘Eu imploro!’. E ela riu.”
• Mike Newell:
“Voltaria sim, mas ainda não fui convidado.”• Rupert Grint:
“O beijo será totalmente embaraçoso. Emma é como uma irmã para mim, e isso, é muito, muito, muito estranho.”• Emma Watson:
“Eu fiquei realmente emocionada. Rony era a pessoa certa para estar com ela. A cena que realmente me tocou foi a traição de Rony para com Hermione, ele deixando-a. Mas também tem aquela cena maravilhosa na qual ele volta e Hermione se lança sobre ele, começando a batê-lo. Ela tem uma raiva incontrolável e está desapontada por ele a ter abandonado. Estou ansiosa por ela porque me pareceu bem.“