RdM – Set Report Chris & Maria’s Blog

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE
Nossa visita a Hogwarts

Chris & Maria’s Blog
12 de agosto de 2009
Tradução: Isadora Moraes, Flávio Júnior e Daniel Mählmann

O que você está prestes a ouvir é, literalmente, o auge de um sonho de uma vida inteira, entrelaçado com algo tão próximo e querido de nossos corações, algo que mudou nossas vidas para sempre. Não é segredo para aqueles que nos conhecem que foi Harry Potter quem juntou Maria e eu. Então, no nosso aniversário de um ano e meio de casados, qual seria a melhor maneira de passar o dia do que viajar para o verdadeiro e físico mundo de Harry Potter?

Nós chegamos nos estúdios Leavesden pouco antes das onze da manhã. Dei ao guarda nossos nomes e, para minha grande surpresa e alívio (porque eu ainda pensava que era bom demais para ser verdade) eles estavam na lista. Depois de assinarmos e darmos adeus a nossa vida real, foi feita uma ligação e o guia apareceu para nos mostrar o lugar. Ele não era um guia turístico, mas sim alguém que realmente trabalha nos filmes. Não apenas isso, mas um ávido fã dos livros de Harry Potter também, o que se tornou bem evidente logo nos primeiros momentos da nossa jornada ao mundo de Hogwarts. Nós três entramos em uma van, dirigida por um fã maravilhosamente entendido e funcionário do estúdio para, primeiramente, um tour dos bastidores. Fizemos o possível para nos lembrarmos de tudo que vimos, mas algumas das coisas devem estar fora de ordem. Ainda assim, aqui vai um resumo de tudo que vimos.

A primeira coisa que vimos foi um Grope de tamanho real no alto de um edifício. Aquele cara era ENORME! Depois disso, fomos para o Largo Grimmauld. Tinha sido recentemente usado como a Rua Baker no novo filme de Robert Downey Jr., Sherlock Holmes, e estava sendo repintado para Relíquias da Morte. Daí passamos pelo pátio de Hogwarts, que também estava sendo reformado, e pela entrada da Mansão Malfoy. Ela tem uma sebe enorme (aproximadamente 4,5m) e dois grandes pilares de pedra ladeando cada lado da entrada. Eles fizeram filmagens por uma ou duas noites nesse set, aparentemente. Ele foi usado para a cena em que os snatchers levaram Harry e os outros para a Mansão Malfoy. Também foi mencionado um pavão branco na seção de animais e, provavelmente, isso estava lá para o exterior da Mansão. Espero que eles estejam mantendo esses detalhes dos livros!

Nós passamos pela entrada dos terrenos de Hogwarts. Lembram-se daquela cena em EdP em que Luna e Harry atravessam os portões? Foi o set que vimos.

Passamos por uma enorme pista de pouso onde vimos dois dos Nôitibus Andantes, assim como vários objetos enormes embalados que tinham escrito “Torre de Astronomia” neles. No entanto, não deu pra ver através do plástico. Depois disso havia a Cabana de Hagrid, que estava em ruínas já que havia sido destruída no último filme (e, talvez, novamente neste). Em frente a esse set havia outro, mas não era algo que reconhecemos dos livros. Parecia ser um monte de trailers queimados/casas móveis. Aparentemente, está é uma cena em que Harry e Hermione aparecem em um local para acampamentos apenas para descobrir que havia sido atacado por Comensais da Morte.

Depois disso vimos um pequeno monte de grama. Não tenho certeza para qual cena foi usado… imaginamos que para uma cena de acampamento. Depois, vimos a verdadeira Toca!! Bom, o primeiro andar e pouco, já que o resto é CGI. Eles estavam “plantando” a alta cana como grama (como o que vimos na cena do pântano em EdP). Cada um dos caules da grama é individualmente empurrado para uma base de espuma, e ainda faltava uns nove mil deles. Uma parte da base era roxa. Eu me lembrava que nos filmes era marrom, mas terei que assistir novamente.

Viramos a esquina e logo a nossa frente e a nossa direita estava a Rua dos Alfeneiros! Eles fizeram as cenas com os sete Potters ali. Do que nos disseram, deu a entender que usariam maquiagem nos atores para fazê-los parecerem Dan, pelo menos para algumas partes da cena. Imagino que será necessário bastante trabalho digital, mas isso é só um chute.

Pudemos dar uma olhada bem de perto e impressionante da casa da Luna. Parecia a base de pedra de uma torre… com 4,5m de altura. Novamente, CGI seria usado terminar a casa. Havia pedras se projetando no jardim da frente. Havia também uma árvore crescendo na frente da casa, e o lado esquerdo estava coberto com videiras e plantas de um laranja bem vivo. Nosso motorista, que tinha bastante conhecimento do que estava acontecendo, disse que esses eram os Dirigible Plums. Eles tinham filmado ali, recentemente, uma cena de luta e o lado direito da casa estava cheio de buracos onde os Comensais da Morte haviam atacado a casa (explosões de chifres). Eles estavam preparando a casa novamente para uma versão maior da luta, aparentemente. Também estavam colocando ainda mais chifres para a nova luta.

Esse foi mais ou menos o tour dos bastidores. O motorista nos deixou na cantina, e começamos nosso tour interno. Na cantina havia uma série de enormes mostruários dos objetos usados em cenas de todos os filmes até agora. Cada caixa gigante e envidraçada na frente continha roupas e objetos usados nas cenas de um filme, e seria a coleção básica para qualquer fã de Potter. Eu daria praticamente qualquer coisa para ter uma dessas na nossa casa! No mostruário da Pedra Filosofal, vimos vassouras, dinheiro, um pomo de ouro, um balaço, uma cabeça (enorme) de trasgo, caixas de sapos de chocolate, e uma pilha maciça de caixas de varinhas. O mostruário da Câmara Secreta continha livros, quadros e fotos de Lockhart, mandrágoras e Dobby. Dobby parecia TÃO real!! O de Prisioneiro de Azkaban tinha o traje de prisão de Sirius, seus pôsteres de PROCURADO, a bola de cristal de Trelawney, a xícara de chá de Harry com o Sinistro (completa com folhas de chá em forma de Sinistros) e montes de produtos da Dedosdemel. O de Cálice de Fogo tinha o troféu Tribruxo, os figurinos de Krum e Fleur, um troféu de prata gigante, um grindylow e uma sereia. O mostruário da Ordem da Fênix tinha o figurino da Umbridge e a roupa de Comensal da Morte de Lúcio Malfoy (maravilhosa), vários pratos de gatinhos e decretos assim como o livro de Defesa Contra as Artes das Trevas que Umbridge entrega. Finalmente, o mostruário de Enigma do Príncipe possuía o figurino de Slughorn e o vestido de festa da Luna, a ampulheta verde do escritório de Slughorn (o que eu não faria por uma foto disso), vários produtos da Gemialidades Weasley e o colar amaldiçoado.

Agora indo para os sets. Palavras não podem descrever adequadamente a maravilhosidade disso (nem nada da visita, pra falar a verdade). A primeira coisa que vimos foi a Sala Precisa, parecida com a que vimos em Enigma do Príncipe. Pilhas e pilhas de móveis, livros, poções e estantes (incluindo várias peças do jogo de xadrez de Pedra Filosofal) estava por toda a parte. Aqui pudemos ver um pouco da filmagem que envolve os dublês de Tom Felton (Draco Malfoy) e Louis Cordice (Blaise Zabini). Eles estavam empoleirados no topo de uma das pilhas de móveis e equipados com arreios. À direita desses caras, mas não usada nesta cena, estava a moto voadora de Hagrid/Sirius segurada por arreios e erguida do chão.

Quando eles deram ‘corta’, nós entramos furtivamente no set e ficamos contornando os arredores. No canto de um dos dublês e no espaço entre duas pilhas de objetos estavam Tom Felton e Louis Cordice. Pudemos assistir os monitores que repetiram a cena recém filmada. Um dos monitores mostra os atores dialogando, enquanto o outro era uma filmagem de cima deles caminhando pelas pilhas. Quando saímos, vimos os brasões do Salão Comunal da Grifinória e da Sonserina. Embora não pudéssemos, não conseguimos resistir e rapidamente passamos a mão nos dois.

Depois disso fomos para outro set e vimos a casa de Batilda Bagshot. Eles fizeram um molde de gesso da atriz e uma pele de cobre. Entenda como quiser. Logo na frente, literalmente não menos que seis metros estava o Chalé das Conchas! Havia uma estufa ligada a ele, com conchas cobrindo as paredes e o teto da casa em si (como o que já vimos na praia). Havia também uma poltrona azul e branca do lado de fora da casa, e os terrenos em volta estavam cobertos com grama e areia cor de feno. Tudo isso estava empurrado e cobrindo uma grossa camada de espuma (ahh, a magia dos filmes).

A Vila de Hogsmead era a próxima. Lá era inverno. Estávamos apenas observando quando um grupo caminho pelo terreno coberto de neve (que era, na verdade, uma substância parecida com areia que depois encontramos nos sapatos de Maria quando chegamos em casa… será um souvenir?!) Enquanto placas diziam para ficar longe da neve, nos disseram que não tinha problema caminhar por ali. Nós conseguimos ANDAR POR HOGSMEAD, de verdade!!!! Inacreditável. Eu poderia ter morrido. Havia alguns nomes de lojas, mas infelizmente não conseguimos nos lembrar deles. Um deles era uma livraria que Maria acha já ter sido mencionada em um dos livros. Ao chegarmos no fim da vila, havia uma seção aberta (aberta para acomodar máquinas fotográficas e tirar fotos) do bar Cabeça de Javali. Fantástico!!

Nós só não conseguimos entrar no escritório de Dumbledore, mas vimos a entrada com a estátua gigante. Aparentemente, há dois desses escritórios. Um está em uma plataforma circular giratória. Esse é uma versão estacionária. Ainda assim, era enorme e muito impressionante.

Passamos por um corredor de Hogwarts em que havia a entrada da Sala Precisa na qual vimos Filch se sentar. Na lateral havia uma lareira do Ministério da Magia, e próximo à porta em que passamos estava o (infelizmente) encaixotado armário com as memória. É, na minha opinião, um dos objetos de cenário mais lindos que já vi. Se pudesse, teria disparado para fora com ele. Infelizmente, é enorme e sou honesto demais.

O último, mas certamente não menos interessante set que visitamos foi o Salão Principal. Nós caminhamos pelas portas de Hogwarts (toquei essas), pelo caminho da entrada com os degraus que conduziam para as escadas que se mechem (não presentes) e pelas portas (toquei essas também) do Salão Principal em si. Super inacreditável!!! O set não estava arrumado, o que significava que as mesas dos alunos não estavam presentes. A mesa dos funcionários, assim como o marcador de pontos de cada casa, estava lá. Foi aí que ambos aprendemos a apreciar os detalhes do set. Há detalhes que você não iria acreditar. Por exemplo, a lareira possui o brasão de Hogwarts e os brasões das casas gravados nos tijolos na parte de trás onde o fogo estaria, assim como por toda a parte de madeira superior e em volta da lareira. O suplemento de ferro onde fica o fogo também tinha pequenos relevos intrincados dos símbolos das casas (toquei nesses também). Você nunca veria isso nos filmes, mas está lá assim como estaria na vida real. O vidro manchado atrás da mesa dos funcionários também é o brasão de Hogwarts. Não me lembro de ter visto isso antes nos filmes, mas é possível que já tenha sido mostrado. Na parede atrás do marcador de pontos e na parede oposta (acho que essa é a porta que leva à sala dos troféus) havia quadros desbotados, parecidos com murais. Pense no que parecem pinturas egípcias desbotadas e você terá uma idéia. Nós subimos os degraus para vermos a mesa dos funcionários (toquei nisso também, bem onde Dumbledore se senta). Se você ficar de frente para a mesa dos funcionários, à direita havia um grosso tapete azul. Imagino que algum tipo de efeito especial foi ou será feito ali. Nosso guia não sabia.

Isso resume os sets da melhor maneira que pude. É tão difícil capturar toda a total maravilhosidade que foi caminhar por tudo e ver tudo isso em pessoa. OS DETALHES!! AI MEU DEUS! Depois disso tivemos um tour de vários dos departamentos que trabalham no filme, incluindo objetos do cenário, maquiagem, finalização da arte, perucas e confecção de moldes. Vou simplesmente resumir algumas das coisas que vimos:

• O Rabo-Córneo Húngaro (equipado com um verdadeiro lança-chamas em sua boca);

• Duas Fawkes diferentes (a fênix do Dumbledore);

• Um Dobby morto (com sangue em suas roupas e ainda com areia em sua pele, pelo uso nas gravações da praia. Foi tão triste vê-lo, visto que ele parecia inacreditavelmente vivo e real);

• Um enorme esqueleto de basilisco. Acima dele, um esboço do esqueleto, na Câmara Secreta, com Rony e Hermione de pé próximo a ele;

• Um terrivelmente realista corpo de Dumbledore, morto. Isto nos tirou a respiração, quando nós dobramos a esquina e o vimos numa estante. Outra vez, algo muito emocionante de ver. Ele foi feito numa escala menor que a real, já que foi criado para uma cena em que Hagrid o carregaria. Aparentemente, isto não foi filmado, então o corpo não foi usado;

• Modelos de Gabrielle e Hermione do filme “Cálice de Fogo”, usadas na seqüência subaquática;

• Um modelo de Cátia Bell de “Enigma do Príncipe” (quando ela é amaldiçoada pelo colar);

• Outro modelo de Cátia, que foi repurposed para uma cena com Greyback em “Relíquias da Morte”;

• Bicuço, Testrálio e Sereiano em tamanho real;

• Lupin, na forma de lobisomem (bem maior do que eu pensava… provavelmente entre 1,98m e 2,15m), o Sinistro e um modelo prévio de Sinistro;

• Um monte de diferentes modelos de centauros e de Greyback;

• Montes e montes de Duendes. Aparentemente, uma grande cena com duendes está para ser filmada. Nós também fomos alertados, no início do passeio, para tomar cuidado com os duendes em segways [NT: meio de transporte de duas rodas], mas infelizmente nós não conseguimos vê-los.

• Imagens de Rony se transformando em Reg Cattermole. Pela aparência delas, eles realmente colocarão maquiagem e próteses bastante realistas em Rupert. Na imagem mostrando a última fase da maquiagem nele, você não conseguiria reconhecer o Rupert;

• Fotos e esculturas de Dan enfeitiçado para maquiá-lo, que é quando ele recebeu um feitiço para esconder a sua identidade dos seqüestradores. Ficou maravilhoso! O lado direito de sua cabeça é todo encaroçado e deformado. É difícil ver o Dan por baixo daquela maquiagem;

• O boneco do Dementador com o qual vimos a AD praticando na Sala Precisa. Havia também os efeitos visuais substituindo o Dementador. É basicamente uma tela azul com o tronco azul do Dementador à frente com arreios em suas costas. Isso é, naturalmente, tirado depois e um Dementador feito em CGI é colocado em seu lugar;

• A Aragogue morta que nós vimos em “Enigma do Príncipe”. Eles estavam-na usando como referência para uma nova e ainda maior aranha, que estava sendo esculpida para “Relíquias da Morte”;

• Um protótipo móvel de uma cabeça de javali que foi usada na frente do bar Cabeça de Javali;

• O feto enrugado de Voldemort que nós vimos ser lançado dentro do caldeirão em “Cálice de Fogo”. ASSUSTADOR!

• A cabeça de Hagrid com óculos de proteção para pilotar a moto, o enchimento que o ator e os dublês usam, além de um protótipo animado de sua cabeça, usada em cenas em que Hagrid está em segundo plano, mas ainda assim precisa parecer vivo. O fantástico sobre esta cabeça (e sobre todas as outras criaturas) é que cada fio de cabelo é colocado individualmente na face de silicone. A barba de Hagrid, na verdade, tem uma mistura de diferentes cabelos coloridos. A aparência é tão específica e única, ainda mais porque cada cabelo tem de ser colocado e colado individualmente no lugar. Outra vez, esta peça era perturbadoramente real. Eu esperava que ela se movesse ou começasse a falar a qualquer minuto.

• Um molde para o ator que interpreta Duda. O ator cresceu e se tornou tão alto e magro, que eles têm de fazer próteses faciais e enchimento para fazê-lo parecido com o personagem;

• O busto esculpido de Rowena Ravenclaw e o diadema empoleirado no topo de sua cabeça. Um detalhe impressionantemente belo!

• A escultura de “Magia é poder”, esculpida pelo mesmo artista que fez o busto de Rowena. Inacreditável! Bruxos enormes de pé sobre uma plataforma que é sustentada por uma multidão de outras pessoas.

Após o passeio, fomos para a cantina para almoçar com o nosso guia e o resto da equipe. Enquanto estávamos lá, as nossas cabeças viravam de um lado para o outro enquanto víamos Rupert, James e Oliver (um dos quais tinha uma bandagem sobre a sua cabeça e orelha), Mark Williams (Arthur Weasley), Emma, Tom, Bonnie e Evanna (ambas com cabelos presos em redes esportivas, para assim não estragar os ornamentos de seus cabelos… presumivelmente para a cena do casamento prestes a ser filmada), Stan (Krum… que sentou à mesa ao nosso lado e almoçou), Warwick Davis e seu filho, Domhnall Gleeson (tinha próteses de cicatrizes no lado esquerdo do rosto), vários convidados para o casamento e dublês dos atores. Um deles, nós acreditamos firmemente, era o dublê de Xenofílio. Ele estava vestindo calças mostarda coloridas, uma camisa com um casaco por cima até a cintura que estava coberto por flores, e tinha cabelos branco-aloirados até os ombros. Eu não dei uma olhada de perto para ver se ele estava ou não ostentando o símbolo das Relíquias da Morte. Buuu.

No todo, esse foi um dia que nem eu nem Maria vamos esquecer. Isso é algo que, um dia, nós vamos contar aos nossos filhos e netos. De fato foi mágico, e superou as nossas imaginações e sonhos mais selvagens. Foi uma maneira muito apropriada de passar o nosso aniversário 1.5. Apesar do relato que eu acabei de escrever, as palavras realmente não fazem justiça.

A dor que nós fãs sentimos sobre o fim dessa era, e o fato que a maioria das coisas que vimos hoje será destruída, ecoavam pela equipe. Isso chega a ser uma tragédia, realmente. Um pedaço da história vai ser reduzido a escombros quando a produção terminar. Triste. Mas nós fomos embora com memórias fantásticas, e esperamos que quando o filme for finalizado, algumas dessas coisas que vimos e tocamos possam virar uma única peça e viver para sempre em nossa casa, assim como em nosso coração.



 
 
 
 
 
 
Livros HP
  Livro 1
  Livro 2
  Livro 3
  Livro 4
  Livro 5
  Livro 6
  Livro 7
  Outros Livros e Relatos
 
  Animais Fantásticos e Onde Habitam
  Quadribol Através dos Séculos
  Os Contos de Beedle, o Bardo
  Prefácio dos Marotos
  Enciclopédia
  Extras
 
 
  Morte Súbita
   Minissérie da BBC
  Série Cormoran Strike
   O Chamado do Cuco
   O Bicho-da-seda
  J.K. Rowling
  Lia Wyler
  Mary GrandPré
 
Filmes HP
  Filme 1
  Filme 2
  Filme 3
  Filme 4
  Filme 5
  Filme 6
  Filme 7
 
  Parte I
  Parte II
  Animais Fantásticos e Onde Habitam
  Outros Filmes/Trabalhos
 
  Alice no País das Maravilhas
  Cherrybomb
  O Corajoso Ratinho Despereaux
  Equus
  Dançando para a Vida
  How to Succeed in Business
  JK Rowling "Um Ano na Vida"
  Lições de Vida
  Matador em Perigo
  My Boy Jack
  Sete Dias com Marilyn
  Sweeney Todd
  Um Verão Para Toda Vida
  Elenco  
 
  Daniel Radcliffe  
  Emma Watson  
  Rupert Grint  
  Tom Felton  
  Lista Completa... +50 atores  
  Equipe Técnica  
 
  Alfonso Cuarón
  Chris Columbus
  David Heyman
  David Yates
  Mike Newell
  Steve Kloves
  Lista Completa...
 
Pottermore
 
Harry Potter: A Exposição
 
O Mundo Mágico de Harry Potter - Hogsmeade
 
O Mundo Mágico de Harry Potter - Beco Diagonal
 
Warner Bros Studio Tour London
 
Entrevistas JKR... +350 textos
 Por Ano
  Destaques JKR.com
  Não datadas
  1997
  1998
  1999
  2000
  2001
  2002
  2003
  2004
  2005
  2006
  2007
  2008
  2009
  2010
  2011
  2012
  2013
  2014
 Por Assunto
  Personagens
  Lugares
  Mundo Bruxo
  Livros & Cia
  Jo
  Boatos e Rumores
 
JKRowling.com
  Aniversário de Personagens
  Bruxo do Mês
  Biografia
  Diário
  Fan Sites
  Vista Gadget
  FAQ
 
  Sobre os Livros
  Sobre JKR
  Outras Coisas
  Enquetes?
  Informações Extra  
 
  Miscelânia
  Personagens
  Edições
  Itens Secretos  
  Links  
  Lixeira
  Novidades  
  Rumores  
  ? (Porta Secreta)  
  W.O.M.B.A.T  
 
EmmaWatsonOfficial.com
  Emma
 
  Sobre Emma
  Fotos e Favoritos
  FAQ's
  Prêmios
  Carreira
  Notícias
  Mídia
  e.m.s.
  UNICEF
  Minha Página
 
  Downloads
  Links
 
 
 
 
Legal Notice:
Harry Potter é propriedade de J.K. Rowling, Warner, Bloomsbury, Scholastic e Rocco. Este é apenas um fansite que publica informações para fãs. Os videos são propriedades dos respectivos canais.
All contents of JKRowling.com and EmmaWatsonOfficial.com is created by LightMaker.
Potterish.com - versão 4.0. Copyright © 2002 - 2014

Powered by WordPress.