Vídeo Game – VideoGamer – 17/03/09

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE
Harry Potter e o Enigma do Príncipe – prévia garantida

VideoGamer ~ Neon Kelly
17 de março de 2009
Tradução: Patrícia Abreu

A franquia Harry Potter agora está tão presente na cultura popular moderna que é fácil esquecer a idade da série. Colossais 12 anos se passaram desde que JK Rowling viu seu primeiro livro publicado. Em 1997, Rowling era virtualmente desconhecida; agora ela é a mulher mais rica do mundo, vivendo em um palácio feito de ouro e comendo nada além de diamantes cobertos de caviar. Provavelmente. Ou talvez ela ainda seja apenas a Joanne-y do bairro. Quem pode realmente dizer?

Em qualquer categoria, a armada de respeitáveis bruxos marcham em frente. Há um sexto filme para sair ainda este ano, Harry Potter e o Enígma do Príncipe – e isso significa que há um novo jogo dos estúdios Bright Light da EA. Sendo esse o caso, na última semana eu viajei para Hogwarts [um hotel na Rodovia Edgeware] para ser instruída na magia [jogar um pouco da prévia de Wii]. Houve demonstração de três jogos diferentes – Quadribol, preparo de poções e duelo – e durante a tarde eu pude testar todos eles, então leia para descobrir o que se esconde dentro da Câmara Secreta [saiba alguns detalhes sobre como eles são].

Vamos começar com o Quadribol. Se você é fã do Sr. Potter, você vai saber que ele joga na importante posição de apanhador do time de quadribol da casa Grifinória. Em termos simples, isso significa que ele tem que se lançar num arremesso sobre uma vassoura extremamente veloz, tentando agarrar o Pomo de Ouro – uma bola magica que voa em velocidade extremamente rápida. Em Enigma do Príncipe, a Bright Light retratou isso como um corredor com pequenos elementos de “Pilot Wings” moldado em boas medidas: Harry voa rudemente por um caminho enquanto o jogador usa o controle de Wii para dirigi-lo através a procissão de anéis coloridos. Perca alguns, e eles vão trocar de cor, eventualmente se tornando vermelhas. Deixe de pegar anéis vermelhos demais, e você vai falhar no desafio. Você também tem que batalhar com o apanhador do oponente, que tenta te tirar o caminho. Com sorte ele pode ser jogado para fora com alguns galhos da sua própria vassoura.

Tenho que fazer uma confissão: na verdade, achei a demo do Quadribol meio complicada. Para ser justa, o nível em questão parecia ser o mais alto do jogo – mas ainda é uma falha miserável. Entre a tremedeira constante das minhas mãos e o esforço brutal do apanhador rival, eu achei pateticamente difícil conseguir todos os anéis. Em uma nota mais feliz, a Bright Light diz que ele incluí um pequeno monitor de dificuldade inteligente que vai perceber quando você estiver com problemas em uma determinada área do jogo. O jogo vai ficar mais fácil quando você tiver que lutar demais, e aumentar o desafio se você estiver navegando em águas calmas sobre tudo – e essa dificuldade alterada só vai ser aplicada à esse modo específico do jogo. Em outras palavras, se você é ótimo na maior parte do jogo, mas é uma porcaria em Quadribol, só as partes de Quadribol serão mais fáceis. O resultado é que todo mundo será capaz de terminar o jogo experimentando um nível decente de desafio. Isso só pode ser uma boa notícia para os jogadores novos, assim como para os Editores de Prévias de todos os lugares.

Enquanto a demo do Quadribol parecia ser bem rápida e escorregadia, passando como um foguete com uma velocidade absurda, não parecia haver grandes coisas além da travessura óbvia de passar pelos aros. Muito mais agradável é a demo de Preparo de Poções, em que o controle do Wii é usado em uma variedade de maneiras para simular diferentes passos da alquimia. Aqui a maior parte da tela é ocupada por um grande caldeirão, visto de uma perspectiva de três quartos acima da cabeça, com vários elementos químicos e ingredientes colocados ao redor no espaço de trabalho. Indicadores na tela mostram o que deve ir a seguir para cozimento, enquanto uma barra de tempo se esgota lentamente mostrando quanto tempo você tem para completar a poção.

Parece bem simples, mas há uma surpreendente quantidade de diversão em fazer os gestos antes que o tempo acabe. Alguns ingredientes, como insetos, são adicionados ao caldeirão através de simples exercícios de afinação com o tempo: selecione o que você quer com o cursor, aperte A para pegá-lo e o jogue para o caldeirão, então aperte de novo para derramar o inseto na mistura. Ingredientes líquidos são tratados de uma maneira similar, exceto que o jogador deve segurar com cuidado o controle para simular o derramamento de uma garrafa ou frasco; faça isso errado e você vai derramar o líquido por toda a superfície. Assim que você derrubar algumas coisas dentro, você vai precisar misturar, segurando seu controle na vertical como uma colher de pau. Você pode também precisar aumentar o calor embaixo do caldeirão batendo o controle e o nunchuck (o segundo controle do Wii) como se fossem baquetas de tambor, de uma maneira similar ao método usado em “Mario e Sonic nos Jogos Olímpicos” para as corridas.

Tudo isso pode parecer um pouco com “Cooking Mama”: Edição Vudu, mas o que realmente torna o Preparo de Poções divertido é o fato de que você está trabalhando sob pressão, e o fato de que as coisas podem dar errado. Esquente demais seu preparo e a fumaça vai encher a tela, te forçando a “abaná-la” para longe com o nunchuck; seja negligente demais com seus ingredientes, e sua mesa vai mostrar claramente os resultados bagunçados da sua falta de cuidados. Alguns dos elementos químicos mais voláteis precisam de apenas uma ou duas gotas, e há uma genuína tensão quando estabanados tentam ser delicados. O principal é que é muito satisfatório ver o conteúdo do seu caldeirão mudando de cor e fervendo em resposta aos seus atos. Você realmente se sente como se estivesse fazendo uma poção mágica, e como resultado eu imagino que a maioria dos fãs do Sr. Potter vão amar esses interlúdios.

O último modo de jogo mostrado semana passada foi o Duelo Mágico. Aqui Harry e seus companheiros entram em batalhas diretas e mano-a-mano, atirando feitiços um no outro numa tentativa de acabar com as estrelas do adversário – um tipo de barra de energia amigável para crianças. Essa parte do jogo é vista de uma perspectiva isométrica elevada, com a câmera ficando em algum ponto acima e atrás do primeiro jogador; o estudante oponente, que pode ser controlado por um segundo jogador, fica olhando para você a alguma distância. O movimento é controlado pelo direcional do nunchuck, enquanto todos os feitiços são jogados através de gestos simples do controle principal. Um ataque para baixo vai soltar um ataque vital de energia, enquanto um golpe para baixo simultâneo entre os dois controles juntos vai liberar um ataque poderoso capaz de derrubar seu oponente. Para bloquear o fogo inimigo, você pode criar um escudo fazendo um movimento de cruzar os dois controles. Finalmente, e indiscutivelmente a melhor maneira, balançando para cima com suas duas mãos você pode soltar um feitiço “Levi Corpus”; se ele acertar, seu rival será jogado de cabeça para baixo e deixado pendurado pelos tornozelos, te deixando para seguir em frente com algo mais intenso.

Além de seus ataques mágicos, você também pode sair do caminho dos feitiços simplesmente apertado A enquanto mexe no seu direcional. Não é “Street Fighter IV”, mas há opções suficientes para dar às suas lutas um pouco de variedade – e é particularmente legal frustrar os outros jogadores humanos jogando-os de cabeça para baixo pela terceira vez em uma única partida. E quanto ao resto do jogo, Harry e seus amigos estão parecendo bons – fica claro que algum esforço foi colocado para tirar o melhor do Wii. A Bright Light também diz que você eventualmente vai ter uma quantidade razoável de personagens para usar no modo de duelo – então com alguma sorte todos nós teremos uma chance de lutar com a Hermione. Fãs menos libidinosos podem ficar mais empolgados pela perspectiva de desbloquear Severo Snape.

Seja o que for que você deseja em O Enigma do Príncipe, certamente parece que a First Light está tentando cobrir o máximo de bases possível. É um eufemismo enorme dizer que Harry Potter é uma licensa grande, mas depois de nove anos trabalhando na série parece que a produtora está mais do que confortável com o jovem bruxo e seus companheiros. O jogo parece estar se acertando de um jeito legal; vamos torcer que sim, porque um monte de vozes pequenas estarão clamando por isso no próximo verão.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe vai sair em todos os formatos principais no verão.



 
 
 
 
 
 
Livros HP
  Livro 1
  Livro 2
  Livro 3
  Livro 4
  Livro 5
  Livro 6
  Livro 7
  Outros Livros e Relatos
 
  Animais Fantásticos e Onde Habitam
  Quadribol Através dos Séculos
  Os Contos de Beedle, o Bardo
  Prefácio dos Marotos
  Enciclopédia
  Extras
 
 
  Morte Súbita
   Minissérie da BBC
  Série Cormoran Strike
   O Chamado do Cuco
   O Bicho-da-seda
  J.K. Rowling
  Lia Wyler
  Mary GrandPré
 
Filmes HP
  Filme 1
  Filme 2
  Filme 3
  Filme 4
  Filme 5
  Filme 6
  Filme 7
 
  Parte I
  Parte II
  Animais Fantásticos e Onde Habitam
  Outros Filmes/Trabalhos
 
  Alice no País das Maravilhas
  Cherrybomb
  O Corajoso Ratinho Despereaux
  Equus
  Dançando para a Vida
  How to Succeed in Business
  JK Rowling "Um Ano na Vida"
  Lições de Vida
  Matador em Perigo
  My Boy Jack
  Sete Dias com Marilyn
  Sweeney Todd
  Um Verão Para Toda Vida
  Elenco  
 
  Daniel Radcliffe  
  Emma Watson  
  Rupert Grint  
  Tom Felton  
  Lista Completa... +50 atores  
  Equipe Técnica  
 
  Alfonso Cuarón
  Chris Columbus
  David Heyman
  David Yates
  Mike Newell
  Steve Kloves
  Lista Completa...
 
Pottermore
 
Harry Potter: A Exposição
 
O Mundo Mágico de Harry Potter - Hogsmeade
 
O Mundo Mágico de Harry Potter - Beco Diagonal
 
Warner Bros Studio Tour London
 
Entrevistas JKR... +350 textos
 Por Ano
  Destaques JKR.com
  Não datadas
  1997
  1998
  1999
  2000
  2001
  2002
  2003
  2004
  2005
  2006
  2007
  2008
  2009
  2010
  2011
  2012
  2013
  2014
 Por Assunto
  Personagens
  Lugares
  Mundo Bruxo
  Livros & Cia
  Jo
  Boatos e Rumores
 
JKRowling.com
  Aniversário de Personagens
  Bruxo do Mês
  Biografia
  Diário
  Fan Sites
  Vista Gadget
  FAQ
 
  Sobre os Livros
  Sobre JKR
  Outras Coisas
  Enquetes?
  Informações Extra  
 
  Miscelânia
  Personagens
  Edições
  Itens Secretos  
  Links  
  Lixeira
  Novidades  
  Rumores  
  ? (Porta Secreta)  
  W.O.M.B.A.T  
 
EmmaWatsonOfficial.com
  Emma
 
  Sobre Emma
  Fotos e Favoritos
  FAQ's
  Prêmios
  Carreira
  Notícias
  Mídia
  e.m.s.
  UNICEF
  Minha Página
 
  Downloads
  Links
 
 
 
 
Legal Notice:
Harry Potter é propriedade de J.K. Rowling, Warner, Bloomsbury, Scholastic e Rocco. Este é apenas um fansite que publica informações para fãs. Os videos são propriedades dos respectivos canais.
All contents of JKRowling.com and EmmaWatsonOfficial.com is created by LightMaker.
Potterish.com - versão 4.0. Copyright © 2002 - 2014

Powered by WordPress.