(Harry Potter and the Globet of Fire, 2000)

calicedc4 :: Potterish

Autora: J. K. Rowling
Editora britânica: Bloomsbury
Editora americana: Scholastic
Editora brasileira: Rocco
Editora portuguesa: Presença
Data de publicação: Julho de 2000
Lançamento no Brasil: Junho de 2001
Páginas da edição britânica: 644
Páginas da edição brasileira: 584
Capítulos: 37
Tradução: Lia Wyler
Ilustradora: Mary Grand-Pré
Preço: R$ 44,80. Compre-o aqui.
Notí­cias relacionadas: Todas as notí­cias do Potterish relacionadas a este livro, você encontra aqui.
Fórum: Discuta sobre este livro com outros fãs da série no nosso forum, clique aqui.

barra :: Potterish

Dedicatória

Inglês

To Peter Rowling,
in memory of Mr. Ridley
and to Susan Sladden,
who helped Harry
out of his cupboard.

Português

A Peter Rowling,
à memória do Sr. Ridley
e para Susan Sladden,
que ajudou Harry a vir à luz

Peter James Rowling
Pai de Jo, nascido durante o período de guerra no início da década de 40. Casou com Anne em março de 1965.

Sr. Ridley
Ronald Ridley é um antigo amigo da família Rowling, que serviu de inspiração à Jo para dar o nome ao Ronald Weasley.

Susan Sladden
A sua identidade é incerta, mas muito provavelmente é a mesma mulher da qual falou em uma entrevista ao Washington Post, dizendo que Susan cuidou de Jessica por uma noite e encorajou Rowling a sair e relaxar, ver uma exposição de arte, ir ao shopping. Ao invés disso, Jo aproveitou o tempo para ir a uma mesa desocupada de um café e trabalhar em Harry Potter.

barra :: Potterish

Sinopse

“É tempo de férias de verão e, certa noite, em seu quarto na rua dos Alfeneiros n°4, Harry Potter acorda com a cicatriz ardendo intensamente. Teve um sonho estranho, sobre o qual não conseguiu parar de pensar, intrigado, até receber aquele convite dos Weasley para assistir, nada mais nada menos, à Copa Mundial de Quadribol.

Não foi fácil convencer seu tio Válter a deixá-lo passar o resto das férias na casa da família Weasley, mas ultrapassada esta barreira, Harry começa a vibrar com todas as emoções que envolvem um jogo internacional de quadribol. A magia acontece… e é real todo o deslumbramento de nosso bruxinho órfão diante das extraordinárias equipes de atletas irlandeses e búlgaros, que se confrontam numa emocionante partida. No entanto, uma coisa terrí­vel acontece e lança uma sombra sobre tudo e, principalmente, sobre Harry Potter.

O recomeço de mais um ano letivo vem amenizar os temores de Harry, que compartilha com os melhores amigos, Ron Weasley e Hermione Granger, todas as aventuras emocionantes que continuam a acontecer na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Também neste quarto ano, acontecimentos inesperados – como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa Contra a Arte das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola – alvoroçam os ânimos dos estudantes. Outras escolas de magia se apresentam e alguns de seus alunos, ao lado de veteranos de Hogwarts, liderados pelo sábio Prof. Dumbledore, terão de demonstrar todas as habilidades mágicas – e não mágicas – que vêm adquirindo ao longo de suas vidas. Estarão eles preparados para tudo que lhes está reservado? Seu desempenho será satisfatório para que nada de grave lhes aconteça?

Uma nova aventura de Harry Potter, criada pela genial J. K. Rowling.”

barra :: Potterish

Capí­tulos

1 – A casa dos Riddle (The Riddle House)
Nós somos apresentado à história dos misteriosos assassinatos na casa dos Riddle ocorridos há cinqüenta anos, e como Frank Bryce foi acusado, porém solto por falta de provas e como a casa caiu em desgraça. No presente, Frank interrompe uma reunião muito sinistra e é morto por entreouvir os planos de Voldemort.

2 – A cicatriz (The Scar)
Harry acorda com uma dor em sua cicatriz após um sonho ruim, nós recapitulamos suas últimas aventuras e ele escreve uma carta para o padrinho.

3 – O convite (The Invitation)
Duda e os Dursley estão de dieta, eles recebem uma carta da Sra. Weasley convidando Harry para passar o resto das férias de verão n’A Toca com sua família, e ir à Copa Mundial de Quadribol assistir a final.

4 – De volta à Toca (Back to the Burrow)
Harry espera pelos Weasley que chegam usando pó de Flu, acabam presos na lareira bloqueada, os gêmeos pegam o malão de Harry e depois voltam a Toca. Quando Harry está prestes a partir, no entanto, Duda ingere um caramelo mágico derrubado por Fred e cresce uma lí­ngua enorme e roxa. Harry entra na lareira e deixa o Sr. Weasley para trás, resolvendo o problema.

5 – As “Gemialidades” Weasley (Weasley’s Wizarding Wheezes)
Os Weasley voltam para casa, Fred e Jorge são repreendidos pelos seus pais por terem dado o caramelo a Duda, nós aprendemos mais sobre o clã dos Weasley e todos jantam no jardim.

6 – A chave do portal (The Portkey)
Aparatação é discutida, os gêmeos são descobertos contrabandeado caramelos nos bolsos e todos são enviados, via chave de portal, para a Copa Mundial de Quadribol.

7 – Bagman e Crouch (Bagman and Crouch)
Eles chegam ao local marcado, são apresentados a Ludo Bagman (com quem Fred e Jorge apostam na partida) e a excitação cresce a medida que a hora do jogo se aproxima.

8 – A Copa Mundial de Quadribol (The Quidditch World Cup)
Os expectadores tomam seus lugares, Harry conhece Winky (elfo-doméstico de Bartô Crouch), os Malfoy e o Sr. Oblasnk (O Ministro da Magia da Bulgária). O show de abertura do jogo mostra os mascotes de cada paí­s competindo, seguidos pela apresentação dos times e o jogo começa. A Irlanda eventualmente vence, mesmo com Krum pegando o pomo. Fred e Jorge vencem sua aposta contra Bagman.

9 – A Marca Negra (The Dark Mark)
Harry sonha com Quadribol, alguns bruxos causam confusão, profissionais do Ministério tentam impedi-los e o trio se esconde na floresta, encontrando Draco Malfoy pelo caminho. Harry descobre que perdeu sua varinha, o trio encontra Bagman, escuta barulhos na floresta e vê a Marca Negra. Os bruxos do Ministério chegam e lançam feitiços de desarmamento para todos os lados, acertando Winky, a quem eles acusam de ter conjurado a Marca Negra (apesar de logo descobrirem que isso é muito improvável).

10 – Caos no Ministério (Mayhem at the Ministry)
Todos pegam uma chave de portal de volta para A Toca. Harry conta para Rony e Hermione sobre o seu sonho. O Sr. Weasley volta para casa para comentar sobre problemas com artigos escritos por Rita Skeeter no Profeta Diário e o trio se prepara para voltar à Hogwarts.

11 – A bordo do Expresso de Hogwarts (Aboard the Hogwarts Express)
Olho-Tonto joga azarações contra latas de lixo. O Sr. Weasley corre para resolver a confusão, a Sra. Weasley leva as crianças para a estação de trem via táxi de trouxas e o trio encontra velhos amigos e inimigos no trem.

12 – O Torneio Tribruxo (The Triwizard Tournament)
Os alunos chegam a Hogwarts durante uma tempestade e são encharcados por baldes de água jogados por Pirraça. Os novatos são selecionados. Hermione descobre que há elfos domésticos em Hogwarts, Moody é o novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas, Dumbledore anuncia o Torneio Tribruxo e Fred e Jorge decidem participar, apesar de serem menores de idade.

13 – Olho-Tonto Moody (Mad-Eye Moody)
Os alunos do quarto ano coletam pús de bubotúberas em Herbologia, estudam explosivins com Hagrid, astrologia em Adivinhação e Malfoy fala que o Sr. Weasley está no jornal de novo. Na briga que se segue ao comentário, Malfoy ataca Harry, mas Moody o transforma numa doninha, fazendo-o pular até McGonagall aparecer e fazê-lo parar.

14 – As Maldições Imperdoáveis (The Unforgivable Curses)
Os alunos do quarto ano aprendem sobre as Maldições Imperdoáveis em sua primeira lição com Moody, ele leva Neville ao seu escritório, Harry e Rony mentem em seu dever de Adivinhação, Hermione começa o F.A.L.E. e Harry recebe uma carta de Sirius avisando que vai voltar à Inglaterra.

15 – Beauxbatons e Durmstrang (Beauxbatons and Durmstrang)
Harry envia uma coruja ao Sirius contando-lhe que tudo está bem. Nas aulas de DCAT, Moody lança a Maldição Império em todos e somente Harry consegue resistí­-la. As tarefas de casa se acumulam. Hogwarts se enfeita para os visitantes. Hermione continua a sua campanha a favor dos direitos dos elfos-domésticos. Uma mensagem via Edwiges anuncia que Sirius está de volta ao paí­s, e os estudantes de Beauxbatons e Durmstrang chegam voando carruagens gigantes do tamanho de casas e um navio submerso, respectivamente.

16 – O Cálice de Fogo (The Goblet of Fire)
Todos recebem informações a respeito do Torneio Tribruxo depois do jantar, no salão principal. Na manhã seguinte, Fred e Jorge não conseguem colocar seus nomes no Cálice de Fogo. O trio visita Hagrid, descobrindo que ele gosta da Madame Máxime, diretora de Beauxbatons. Cedrico Diggory é escolhido como o campeão de Hogwarts… e um quarto campeão aparece – Harry Potter.

17 – Os quatro campeões (The Four Champions)
Os juí­zes do Torneio Tribruxo tentam decidir como Harry foi selecionado, discutem e finalmente aceitam o fato. Poucos acreditam que Harry não colocou o seu próprio nome; Rony não é um dos poucos.

18 – A pesagem das varinhas (The Weighing of the Wands)
Hermione tenta ajudar Harry, persuadindo-o a escrever ao Sirius. As outras casas não são tão amigáveis com Harry, mas ele encontra um aliado em Hagrid. Conforme a situação na escola se torna pior, Malfoy provoca Harry até que este lhe lança um feitiço; Malfoy responde, seus feitiços tem o curso desviado e Goyle e Hermione são atingidos. Harry é chamado para fora da aula de poções para a pesagem das varinhas e conhece Rita Skeeter, que o aborda sem cerimônia. Mais tarde, uma coruja chega de Sirius, pedindo para Harry encontrá-lo.

19 – O Rabo-Córneo Húngaro (The Hungarian Horntail)
Um artigo de Rita Skeeter aumenta os insultos dos estudantes contra Harry e Hermione. A garota tenta, mas não consegue reaproximar Harry e Rony. Harry se esconde embaixo de sua capa da invisibilidade e acompanha Hermione à Hogsmeade, mas Moody o vê de qualquer jeito. Hagrid pede para Harry encontrá-lo a meia noite, quando ele lhe revela os dragões da primeira tarefa. De volta ao salão comunal, Sirius insinua alguns avisos através do fogo.

20 – A primeira tarefa (The First Task)
Harry e Hermione tentam, sem sucesso, achar um feitiço para usar contra dragões. Harry avisa Digorry a respeito do desafio a ser enfrentado, Moody dá uma dica a Harry e Hermione o ajuda a fazer um feitiço convocatório. A Primeira tarefa é passar por um dragão e coletar um ovo dourado, cada campeão consegue, em turnos, sendo o Menino-Que-Sobreviveu o mais rápido deles. Rony e Harry finalmente fazem as pazes, Bagman informa aos campeões que a pista para a próxima prova é o ovo de ouro.

21 – A Frente de Liberação dos Elfos Domésticos (The House-Elf Liberation Front)
Uma festa surpresa é concedida a Harry, na qual ele abre o ovo e escuta um barulho ensurdecedor vindo do objeto. Hermione descobre como chegar à cozinha. Em Trato de Criaturas Mágicas, os nervosos explosivins se rebelam contra a hibernação; Rita marca uma entrevista com Hagrid e o trio vai até a cozinha onde encontram Dobby e Winky.

22 – A tarefa inesperada (The Unexpected Task)
O Baile de Inverno é anunciado e Harry descobre que deve encontrar um par para dança. Ele tenta adquirir coragem para convidar Cho, mas quando finalmente consegue descobre que esta já prometeu ser o par de Cedrico, então Harry acaba levando Parvati Patil.

23 – O Baile de Inverno (The Yule Ball)
Uma coruja enviada por Sirius chega, Dobby acorda Harry na manhã de Natal, presentes são abertos, os meninos fazem uma guerra de bolas de neve e todos se preparam para o Baile de Inverno. As emoções aumentam quando Rony se irrita com Hermione por ela ir ao baile com Krum. Harry e o sexto Weasley acabam escutando os segredos de Snape e os de Hagrid.

24 – O furo jornalí­stico de Rita Skeeter (Rita Skeeter’s Scoop)
Brigas são esquecidas e Hagrid é trocado como professor de Trato de Criaturas Mágicas após Rita Skeeter escrever um artigo difamatório sobre ele. O trio o visita. Eles também encontram Bagman em Hogsmeade, onde Harry rejeita sua oferta de ajuda no torneio. Rita aparece e é agredida verbalmente por Harry e Hermione, que depois voltam a visitar a cabana de Hagrid, encontrando Dumbledore por lá, juntos tentam convencê-lo a voltar ao cargo.

25 – O ovo e o olho (The Egg and the Eye)
Harry trabalha em descobrir o segredo do ovo no banheiro dos monitores, ganha ajuda da Murta Que Geme, vê Crouch no Mapa do Maroto, fica preso nas escadas, quase é pego por Snape e Moody pega emprestado o mapa de Harry.

26 – A segundo tarefa (The Second Task)
O trio discute a situação durante a aula de feitiços, procura por encantamentos que ajudem na segunda tarefa e Hagrid retorna ao seu cargo de professor. Harry continua procurando pelo feitiço por toda a noite antes da segunda tarefa, sendo acordado por Dobby, que lhe dá um guelricho para respirar embaixo da água. Harry termina bem a segunda tarefa: recuperar dos sereianos o que fora tirado de cada campeão, Harry salva Rony e a irmã de Fleur, empatando com Krum na pontuação.

27 – A volta de Almofadinhas (Padfoot Returns)
Rony vira uma celebridade, Skeeter escreve um artigo sobre Hermione, Snape o lê na sala de aula, Harry entreouve o professor de poções e Karkaroff e o trio visita Sirius fora de Hogsmeade, descobrindo sobre a morte do filho de Bartô Crouch em Azkaban.

28 – A loucura do Sr. Crouch (The Madness of Mr Crouch)
O trio visita a cozinha novamente, Hermione irrita Winky, Harry manda corujas com comida para Sirius, Hermione recebe cartas ameaçadoras, Hagrid apresenta os pelúcios na aula de TCM, mais cartas de ódio chegam, Harry descobre que a terceira tarefa envolve um labirinto, Krum pergunta a Harry quanto ao relacionamento desse com Hermione, Crouch aparece (sangrando, tagarelando e incoerente), Harry procura Dumbledore para ajuda, mas Crouch aparentemente ataca Krum e foge.

29 – O sonho (The Dream)
O trio discute com Crouch; Fred e Jorge falam sobre chantagem e Moody discute com Crouch. Harry se prepara para a terceira tarefa, sonha com Voldemort durante a aula de Adivinhação e fala isso para Dumbledore.

30 – A Penseira (The Pensieve)
Harry, deixado sozinho no escritório de Dumbledore, vê algumas cenas do passado do diretor em sua penseira: Karkaroff depondo em frente a uma corte de bruxos, o filho de Crouch sendo sentenciado à Azkaban. Harry conta para Dumbledore a respeito de seu sonho e o diretor especula quanto ao seu significado.

31 – A terceira tarefa (The Third Task)
Harry conta ao Rony e a Hermione sobre a visita ao escritório de Dumbledore. Harry pratica feitiços para a terceira tarefa, Rita Skeeter escreve outro artigo sobre Harry, e Hermione finalmente descobre como Rita consegue suas informações. A Sra. Weasley e o Gui chegam para assistir Harry no Torneio, os quatros campeões entram no labirinto, onde precisam enfrentar monstros. Fleur grita e Krum aparentemente ataca Cedrico. Harry encontra uma esfinge e resolve um enigma, somente para não ser atacado por um explosivim. Harry e Cedrico chegam à Taça juntos e concordam em segurá-la ao mesmo tempo, dividindo o prêmio entre ambos.

32 – Osso, carne e sangue (Flesh, Blood and Bone)
Harry e Cedrico são transportados a um cemitério, onde se deparam com Voldemort. Cedrico é morto, Harry é amarrado à lápide do Riddle, e Rabicho ressuscita Voldemort.

33 – As Comensais da Morte (The Death Eaters)
Voldemort convoca os Comensais da Morte, castiga-os, revela seus planos e explica como ele voltou à vida.

34 – Priori Incantatem (Priori Incantatem)
Voldemort tenta matar Harry novamente, mas os feitiços dos dois se interligam. Sombras das vítimas de Voldemort saem de sua varinha, ajudando Harry a escapar através da Chave de Portal (Taça).

35 – Veritaserum (Veritaserum)
Harry retorna a Hogwarts contando ao Moody o que aconteceu quando estava fora da escola. Moody revela que foi ele quem colocou o nome de Harry no Cálice. Dumbledore, McGonagall e Snape chegam a tempo de impedí­-lo de matar Harry. Dumbledore estupora Moody, encarrega Snape e McGonagall de algumas tarefas e abre o baú de sete chaves, relevando o Moody verdadeiro deitado ali dentro. O efeito da Poção Polissuco acaba, revelando o Moody falso como o filho de Crouch, que conta tudo a que é questionado através do efeito do Veritaserum.

36 – Os caminhos se separam (The Parting of the Ways)
Harry conta sua história a Dumbledore e Sirius e depois é enviado aos cuidados de Madame Pomfrey. Enquanto isso, Fudge permite um dementador beijar Crouch Jr.. Fudge discute com Dumbledore sobre o que aconteceu, recusando-se a acreditar no retorno de Voldemort, recusando-se a tomar medidas contra ele. Dumbledore despacha aqueles em que confia a várias missões.

37 – O começo (The Beginning)
A escola volta ao normal. Harry Rony e Hermione visitam Hagrid e a festa de fim de ano acontece, na qual Dumbledore conta aos estudantes sobre a morte de Cedrico e os previne sobre o retorno de Voldemort. Despedidas são feitas e no trem, durante a volta para casa, Hermione revela ter capturado a Rita Skeeter (um besouro) num frasco lacrado. Malfoy, Crabbe e Goyle aparecem provocando os três alunos da grifinória, mas eles são azarados por feitiços. Harry dá seu prêmio de mil galeões a Fred e Jorge para ajudá-los a começar a loja de logros.

barra :: Potterish

Capas

Alemanha
alemanha2jg8 :: Potterish
Dinamarca
dinamarca2yu9 :: Potterish
Espanha
espanha2np8 :: Potterish
EUA
eua2pc2 :: Potterish
Finlândia
finlandia2wi1 :: Potterish
França
francahs5 :: Potterish
Holanda
holanda2ri3 :: Potterish
Inglaterra
inglaterra2ea6 :: Potterish
Itália
italiaye1 :: Potterish
Japão
japaorn2 :: Potterish
Suécia
:: Potterish
Ucrânia
ucrania2cr3 :: Potterish

Para ver mais capas de Harry Potter e o Cálice de Fogo, clique aqui.

barra :: Potterish

Fotos dos Capítulos

Imagens do livro podem ser encontradas na nossa galeria clicando aqui.

barra :: Potterish

Resenhas/Crí­ticas

“Harry Potter e o Cálice de Fogo”, o quarto volume da série que conta as aventuras do bruxinho órfão que luta contra o assassino dos seus pais, é certamente o livro mais desesperador da coleção.
Se o final dos três primeiros volumes já causa aquele gostinho de quero mais, neste novo o leitor vai ficar dias lamentando que o quinto livro ainda nem foi escrito. A vantagem, pelo menos, é que ele é deliciosamente maior que os outros com suas 584 páginas.”
[Continua]
Giovana Girardi, crítica da Folha Online

“Ação é a palavras chave de Harry Potter e o Cálice de Fogo. O quarto livro da série é o que tem o melhor iní­cio e o maior gancho no final. Cálice começa com uma seqüência bem longe do adolescente Harry Potter. Uma cena desenvolvida na penumbra de uma casa quase abandonada resulta em uma morte e a promessa de um renascimento. O tom sombrio e de ameaça constante é dado ao livro logo em seu primeiro capí­tulo. Já que o Lorde das Trevas esteve sumido no livro três, ele aparece nas primeiras páginas do quarto e a conexão entre ele e Harry é a cicatriz do menino que começa a ganhar mais importância e destaque.”
[Continua]
Frini Georgakopoulos, crítica do Almanaque Virtual

barra :: Potterish

Prêmios

Melhor livro de 2001 pela Scottish Arts Council.

Prêmio Children’s Book Award categoria de 9-11 anos em 2001.

Vencedor do Prêmio Hugo.

Prêmio Whitaker’s livro de platina 2001.

barra :: Potterish

O que JK Rowling diz…

Confira os comentários de JK Rowling referente a esse livro clicando aqui!

barra :: Potterish

Curiosidades

  • Foi o segundo livro que vendeu mais rápido em todos os tempos; em sua semana de lançamento, mais de 6 milhões de exemplares foram vendidos nos EUA, forçando a editora Scholastic a começar novas impressões urgentemente. Ordem da Fênix tirou a liderança de seu antecessor.

  • Quanto ao tamanho do livro, JK comentou: “Sabia que este livro seria maior do que o terceiro, mas eu fiquei surpresa com o tamanho final. Mas este é o tamanho ideal para que a história possa ser contada.”

  • Este é o único livro entre os cinco primeiros da série cuja trama não se inicia na rua dos Alfeneiros.

  • JK Rowling disse que chorou muito ao escrever a morte de Cedrico Diggory, mas que não podia deixá-lo vivo: Tenho que seguir o que planejei.

  • A escritora também comentou que, enquanto trabalhava em Cálice de Fogo, passava cerca de 10 horas por dia escrevendo. Ela também reclamou que a pressão para terminar este volume foi maior do que nos três primeiros livros. O resultado: mesmo com tanto trabalho, a escritora terminou o livro dois meses após o prazo que ela mesma havia imposto.

  • Com o livro quase concluí­do, JK teve de reescrever quase 40 páginas, o que contribuiu para o atraso do livro!

  • JK Rowling afirmou que este livro é muito importante por marcar a transição entre a infância e a adolescência de Harry e os demais personagens principais. Muitos dos personagens que serão decisivos de agora em diante na história entram no enredo a partir deste volume.

barra :: Potterish

Audiobooks

audiobook4 :: Potterish

O Audiobook da versão americana teve como narrador Jim Dale, que narrou todos os outros livros da série. Ele pode ser adquirido pelo site da Amazon.com por $26,37.

Compre-o aqui.

 

 

 

 

 

 

audiobook4b :: Potterish

O Audiobook da versão britânica teve como narrador Stephen Fry, que narrou todos os outros livros da série. Ele pode ser adquirido pelo site da Amazon.co.uk por £39,99.

Compre-o aqui.

 

 

 

 

barra :: Potterish

Fontes
Scholastic
Bloomsbury
Wikipedia ENG
HP-Lexicon