Equipe Time Magazine. “Ensaio: Uma conversa com J.K. Rowling”. Time Magazine, 30 de outubro de 2000.

A autora de Harry Potter explica o que as crianças precisam saber sobre o lado negro.

Com a aproximação do Dia da Bruxas, nós perguntamos à autora da série Harry Potter o que ela acha que as crianças deveriam saber a respeito do bem e do mal, da magia e da mutilação. Por que ela trouxe de volta esse ano em Cálice de Fogo (Bloomsbury) esse lado negro, por exemplo? Rowling planeja passar o Dia das Bruxas em sua casa na Escócia com sua filha Jessica, de 7 anos, que quer se fantasiar como o bruxinho neste feriado. Disse a autora, “o Dia das Bruxas, você não se surpreenderia em saber, é o meu feriado favorito“. Ela comentou:

Eu conscientemente quis que o primeiro livro fosse bastante gentil, Harry fica muito protegido quando entra neste mundo. Na época da publicação de Pedra Filosofal, eu tive pais que vieram me dizer, “meu filho de seis anos adorou seu livro”, e eu sempre tive medo de dizer, “oh, isso é ótimo”, porque eu sempre soube o que estava por vir. Eu nunca disse que esses livros eram para crianças muito pequenas.

Se você escolheu escrever sobre o mau, você realmente tem uma obrigação moral de escrever sobre o que isso realmente significa. Você sabe o que aconteceu no final do livro quatro. Pode parecer chocante, mas é como deve ser. Não é um ato infundado da minha parte. Nós estamos falando sobre alguém que realmente é faminto por poder. E o que faz esse tipo de pessoa? Eles tratam a vida humana de forma muito leviana. Eu quis ser direta nesse sentido. Meu editor ficou chocado pela maneira como o personagem Cedrico Diggory foi morto, disse que isso tudo era muito desdenhoso. É como as pessoas morrem nessas situações. Foi a primeira vez que eu chorei escrevendo um livro, porque eu não queria matá-lo. Foi a parte da artista cruel que há em mim que sabia que tinha que fazer isso para o bom andamento da história. A artista cruel é mais forte que a pessoa de coração mole.

Minha filha já leu todos os livros, quando ela foi ler Cálice de Fogo eu disse a ela, “quando você for ler o capitulo 30, mamãe vai ler pra você, certo?”. Porque eu pensei, eu vou ter que abraçá-la, e vou ter que explicar a ela sobre o que aconteceu. E quando o personagem morreu, eu olhei para ela pra ver se estava tudo bem, ela disse, “oh tudo bem, não é o Harry”, ela não se deixou assustar. Eu pensei, “será que isso não vai assustar ninguém?”. Ela estava simplesmente pensando, “o Harry está bem, eu estou bem”. Tem dias que chego a pensar que as crianças têm uma tendência a ser mais resistentes. São as crianças um pouco mais velhas que começam a realmente captar o lado tenebroso de tudo isso. Possivelmente porque já passaram por situações mais intensas em suas vidas.

A maldade é atraente? Sim, eu acho que isso é bem verdade. Harry já viu o tipo de pessoa que está em torno desse personagem muito malvado – eu acho que todos nós pensamos que o valentão do parquinho é o que mais nos atrai – porque se você consegue ser seu amigo, você está salvo. Isto é um padrão. Pessoas fracas querem ser reflexo dessa glória. Estou tentando explorar isso.

É ótimo ouvir o retorno das crianças. Na maior parte das vezes eles estão preocupados com Rony. Como se eu fosse matar o melhor amigo de Harry. O que eu achei interessante é que só uma vez um fã me disse: “por favor, não mate Hermione”, e isso foi depois de eu ter feito uma leitura e ter dito que ninguém se preocupava com ela. “Sim, bem, é provável que ela fique bem”. Eles a vêem como uma pessoa que não é vulnerável, mas eu vejo um bocado de vulnerabilidade nela. Uma caricatura de mim quando era jovem. Eu não era tão esperta, mas podia ser tão chata quanto ela às vezes. As garotas são bastante tolerantes com ela porque ela não é um tipo incomum de garota – uma garotinha que se sente bem e recompensada depois de trabalhar duro e acha que vai conseguir tudo assim.

Traduzido por: Bruno Maranhão em 11/07/2006.
Revisado por: Patrí­cia M. D. de Abreu em 12/04/2007.
Postado por Fernando Nery Filho em 29/04/2007.
Entrevista original no Accio Quote aqui.