:: Potterish

Dados Pessoais

Nome completo: Chris Columbus.
Data de nascimento: 10 de setembro de 1958.
Natural de: Spangler, Pensilvânia, EUA.
Notí­cias relacionadas: Todas as notí­cias do Potterish relacionadas a este diretor, você encontra aqui.

 

barra :: Potterish

Biografia

Nascido na Pennsilvania, Chris Columbus foi inspirado para fazer cinema depois de ver “The Godfather”, com 15 anos. Depois de se matricular na NYU Escola de Cinema, ele vendeu o seu primeiro enredo (nunca produziu). Depois da sua graduação, Columbus tentou vender seu quarto manuscrito, “Gremlins”, sem sucesso. Columbus se mudou para Los Angeles durante um ano e reescreveu o projeto “Spielberg’s bungalow at Universal”. Depois de escrever mais dois manuscritos para Spielberg, “The Goonies” e “Sherlock Holmes”, Columbus seguiu carreira e foi lançando alguns anos depois “Adventures in Babysitting”. Ele é conhecido como o melhor em audiências e como o diretor de “Home Alone”, Chris também escreveu e produziu sua sequência “Home Alone 2”, e recentemente “Mrs. Doubtfire”.

Chris Colmubus dirigiu grandes filmes como “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e “Harry Potter e a Câmara Secreta” que o fizerem ser ainda mais reconhecido. Também escreveu a história do filme “Quarteto Fantástico”. Surgiu um boato de que Chris poderia dirigir o próximo filme da série de Harry Potter, Harry Potter e o Enigma do Prí­ncipe, mas isso não foi confirmado pela Warner Bros. nem pelo próprio Chris.

barra :: Potterish

Filmografia

2006 – Night at the Museum (produtor)
2005 – Rent (diretor)
2005 – Fantastic Four (produtor executivo)
2004 – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (produtor)
2002 – Harry Potter e a Câmara Secreta (execução: produtor e diretor)
2001 – Harry Potter e a Pedra Filosofal (execução: produtor e diretor)
1999 – Bicentennial Man (produtor e diretor)
1998 – Stepmom (produtor e diretor)
1996 – Jingle All the Way (produtor)
1995 – Nine Months (produtor, diretor e roteirista)
1993 – Mrs. Doubtfire (diretor)
1992 – Home Alone 2: Lost in New York (diretor)
1991 – Only the Lonely (diretor e roteirista)
1990 – Home Alone (diretor)
1987 – Adventures in Babysitting (diretor)
1985 – Young Sherlock Holmes (roteirista)
1985 – The Goonies (roteirista)
1984 – Gremlins (roteirista)

barra :: Potterish

Entrevistas

A primeira parte do processo, antes mesmo de eu conseguir o emprego, foi o meu encontro com a Jo na Escócia. Eu esperava encontrar alguém com o estilo Angela Lansbury, mas ela era uma pessoa totalmente diferente, com o mesmo gosto para músicas que eu e muito bom humor. Ela é mais nova que eu. A empatia foi imediata.
[Continua]
Por Paoula Abou-Jaoude

Eu acho que a parte mais difí­cil para mim e Dan foi a interação dele com Dobby porque não tinha ninguém na sala. Ele estava atuando basicamente com uma pequena bola verde no final de um pau, e eu queria evitar – eu não quero usar nenhum nome de outros personagens em CG, mas nós tí­nhamos um mantra no filme de que nós não querí­amos ser como este outro personagem CG um personagem bem chato, mas eu não vou dizer quem é para você não poder me encher.
[Continua]
Press Junket do segundo filme em Nova York, 26 de Outubro de 2002

No segundo filme nós nos divertimos muito mais. Foi mais puxado, porque eu queria fazer um filme que fosse melhor que o primeiro, mas eu me senti muito mais confiante e sei que eles também estavam mais confiantes. Você pode ver isso na atuação deles. Desta vez, pudemos improvisar, o que não tinha acontecido antes.
[Continua]
Por Mariana Della Barba e Marcelo Forlani do Omelete, 15 de novembro de 2002

barra :: Potterish

Prêmios e Indicações

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal recebeu 3 indicações ao Oscar: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora.

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal recebeu 7 indicações ao BAFTA: Melhor Filme Britânico, Melhor Ator Coadjuvante (Robbie Coltrane), Melhor Figurino, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Maquiagem, Melhor Desenho de Produção e Melhor Som.

  • Harry Potter e a Câmara Secreta recebeu 3 indicações ao BAFTA: Melhores Efeitos Especiais, Melhor Desenho de Produção e Melhor Som.

  • Harry Potter e a Câmara Secreta recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards: Melhor Interpretação Virtual.

barra :: Potterish

Curiosidades

  • É o autor dos roteiros de Gremlins (1984), Os Goonies (1985) e O Enigma da Pirâmide (1985), sendo que todos estes filmes foram realizados antes de sua estréia como diretor.

  • É o pai de Brendan Columbus e Isabella Columbus.

  • Chris frequentemente é envolvido com o compositor John Williams.

barra :: Potterish

Fontes

IMDb
WikipediA ENG