klovesry1 :: Potterish

Dados Pessoais

Nome completo: Steve Kloves
Data de nascimento: 18 de março de 1960.
Natural de: Texas, Estados Unidos.
Notícias relacionadas: Todas as notí­cias do Potterish relacionadas a este roteirista, você encontra aqui.

 

 

 

barra :: Potterish

Biografia

Steve Kloves é um roteirista americano conhecido principalmente por sua adaptação de romances, especialmente pela série de filmes do Harry Potter, e por “Garotos Incríveis”, cujo roteiro concorreu a um Globo de Ouro e ao Oscar. Ele também já dirigiu dois filmes.

Kloves, nascido em Austin, Texas, em 1960, cresceu em Sunnyvale, California, onde se formou no Fremont High School. Ele entrou para a UCLA (universidade), mas desistiu do curso reduzindo somente a poucas matérias em seu segundo ano. Como estagiário de um representante de Hollywood, ele ganhou atenção pelo roteiro que escreveu chamado Swings. Isso o levou de encontro ao bem sucedido “Racing with the Moon”.

Sua primeira experiência profissional como roteirista o deixou querendo mais interação com os atores para que os personagens ficassem mais parecidos com os de sua imaginação. Kloves escreveu “The Fabulous Baker Boys” também com o objetivo de ser sua estréia em direção. Depois de anos tentando vender o projeto em Hollywood, o filme finalmente saiu do papel e foi lançado em 1989. “The Fabulous Baker Boys” foi razoavelmente bem, mas sua próxima tentativa como roteirista/diretor de “Flesh and Bone” (1993), infelizmente foi um fracasso de bilheteria. Kloves então parou de escrever por três anos.

Compreendendo que ele deveria retornar a escrita para sustentar a famí­lia, ele começou adaptando o romance de Michael Chabon’s, “Garotos Incrí­veis”, em um roteiro. Foi proposto a Kloves a oportunidade de dirigir, mas ele recusou, preferindo dirigir apenas seus próprios roteiros originais. Essa foi sua primeira tentativa de se adaptar a outra ocupação no cinema. Seu roteiro foi indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar depois da estréia do filme em 2000.

A Warner Bros. enviou ao Kloves uma lista de romances que a companhia estava considerando adaptar a filmes. A lista incluí­a o primeiro romance de Harry Potter, que o intrigou apesar de sua habitual indiferença à essas listas. Ele escreveu os roteiros para os primeiros quatro filmes de megaprodução da série. O produtor de Harry Potter, David Heyman, revelou em outubro de 2005, em uma conferência de imprensa, que Kloves poderá retornar para adaptar Harry Potter e o Prí­ncipe Mestiço – o sexto da série.

barra :: Potterish

Filmografia

2005 – Harry Potter e o Cálice de Fogo
2004 – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
2002 – Harry Potter e a Câmara Secreta
2001 – Harry Potter e a Pedra Filosofal
2000 – Garotos Incrí­veis
1993 – A Força de um Passado
1989 – The Fabulous Baker Boys
1984 – Adeus à Inocência

barra :: Potterish

Entrevistas

Após quase dois anos dentro deste projeto, o roteirista Steve Kloves pode tirar um pouco de seu conhecimento sobre o misterioso mundo de Potter e compartilhar. Em uma exclusiva entrevista, ele fez isso, levantando o véu de segredos que cerca o evento fantástico mais esperado do ano.
[Continua]
Por Glenn Lovell

Kloves diz que quando ele se encontrou com Rowling pela primeira vez, ele teve a intuição de que Lí­lian era “muito especial” e de que James “era complicado”. E nesta cena da ponte, Lupin “conta a Harry sobre sua mãe – a melhor coisa dela é que ela entendia Lupin quando muitos poucos faziam o mesmo.
[Continua]
Michael Sragow, para o jornal Baltimore Sun

barra :: Potterish

Citações do roteirista

  • “É uma tortura levar as tramas de Harry Potter para o cinema. Jo criou um mundo tão ví­vido que você não quer deixar nada de fora. Mas tem que deixar. E é difí­cil.”

  • “Este [Cálice de fogo] foi o mais difí­cil porque era meu preferido. Por isso tive que tratá-lo com muito cuidado. E agora o mundo mágico se expande mais – o que é ótimo, eu adorei a maneira que Jo desenvolveu. Mas cai no mesmo problema. Não poderia ser um filme de quatro horas.”

barra :: Potterish

Prêmios e Indicações

  • Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro por “Garotos Incrí­veis” (2001).

  • Indicado ao Saturn Awards de Melhor Roteirista, por “Harry Potter e o Cálice de Fogo” (2006).

  • Indicado ao Saturn Awards de Melhor Roteirista, por “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” (2005).

  • Indicado ao BAFTA Children’s Award de Melhor Longa-metragem, por “Harry Potter e a Câmara Secreta” (2003)

  • Indicado ao BAFTA Children’s Award de Melhor Longa-metragem, por “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2002).

  • Indicado ao BAFTA Children’s Award de Melhor Roteiro Adaptado, por “Garotos Incríveis” (2001).

  • Ganhou o prêmio de Melhor Roteiro do BSFC Award, por “Garotos Incrí­veis” (2000).

  • Ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado do BFCA Award, por “Garotos Incríveis” (2001).

  • Indicado ao CFCA Award de Melhor Roteiro, por “Garotos Incrí­veis” (2001).

  • Indicado ao Golden Globe de Melhor Roteiro de Filme de Ação, por “Garotos Incríveis” (2000).

  • Ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado do Sierra Award, por “Garotos Incrí­veis” (2001).

  • Indicado ao ALFS Award de Roteirista do Ano, por “Garotos Incrí­veis” (2001).

  • Indicado ao OFCS Award de Melhor Roteiro, por “Garotos Incrí­veis” (2001).

  • Ganhou o prêmio de Melhor Roteirista do USC Scripter Award, por “Garotos Incríveis” (2001).

  • Indicado ao WGA Award (Screen) de Melhor Roteiro Baseado em Material Previamente Produzido ou Publicado, por “Garotos Incrí­veis” (2001)

  • Indicado ao WGA Award (Screen) de Melhor Roteiro Escrito Diretamente para o Cinema, por “The Fabulous Baker Boys” (1990).

barra :: Potterish

Fontes

IMDb
WikipediA ENG