“Entrevista de J.K. Rowling”. Detroit News, 19 de março de 2001.

Falamos em chamada de conferência com J.K. Rowling, a autora da série Harry Potter. Ela não acredita em mágica, mas a vê como “uma bela metáfora para outras coisas da vida”. J.K. nos disse que escrever a série de livros não foi tão fácil “apenas o primeiro volume, ela teve de reescrever treze vezes. Perguntamos o que esperar do quinto livro, Harry Potter e a Ordem da Fênix. Evitando ser especí­fica, ela respondeu que seria “o fim de uma era”.

Qual o significado por trás da cicatriz em forma de raio de Harry?
Há algumas coisas sobre as quais posso falar com você e certas coisas sobre as quais não posso falar com você. Eu queria queria que Harry fosse fisicamente marcado pelo que passou. É uma expressão externa do que ele passou internamente. Dei a cicatriz em um lugar visí­vel para que as outras pessoas o reconhecessem. É como se fosse ou o escolhido ou o amaldiçoado, de certa forma. Alguém o tentou matar, foi assim que ele conseguiu a cicatriz. Eu escolhi um raio porque é a forma mais plausí­vel para uma cicatriz distinta. Não posso falar mais sobre isso, mas há mais para ser dito.

Do que lemos nas duas entrevistas, você pensou em Harry Potter enquando viajava de trem. Aconteceu alguma coisa que a fez pensar na história?
Foi o sentimento mais estranho… eu estava no trem e parecia que uma idéia estava flutuando na minha mente. Era como se uma idéia flutuasse pelo ar esperando que alguém a escrevesse e me escolheu. Foi como uma explosão na minha cabeça, como magia. Sei que isso parece tolo, mas foi pura inspiração. É fácil dizer quando você tem uma boa idéia porque ela gera uma resposta fí­sica, um impulso de excitação. Geralmente, se pode distinguir as idéias boas das ruins por esse sentimento no estômago, e você fica estimulado fisicamente. Eu nunca me senti tão estimulada. Venho escrevendo há anos e senti mesmo que essa idéia seria muito divertida de escrever.

O quinto livro será baseado em algum evento importante ou voltaremos aos jogos de quadribol e às lições de magia?
Passamos pela vida cotidiana. As lições de magia estarão de volta, mas, como sempre, há muito mais que isso.

A autora J.K. Rowling gosta do mistério por trás dos livros de Harry Potter, por isso ela não nos conta muito sobre o próximo volume.

Traduzido por: Renata Schuller em 10/05/2007.
Revisado por: Virág Venekey em 11/05/2007 e Vítor Werle em 04/03/2008.
Postado por Fernando Nery Filho em 11/05/2007.
Entrevista original no Accio Quote aqui.