Aldrick, Philip. “Sobre pais solteiros e pensionistas idosos”. The Daily Telegraph, 06 de dezembro de 2000.

“Pais solteiros são mais pobres que pensionistas,” J.K. Rowling, autora dos livros Harry Potter, disse ontem. Ela encorajou o governo a fazer mais por eles.

A senhorita Rowling, que é mãe solteira, disse: “Pobreza é bem parecido com o parto. Você sabe que vai doer antes, mas você nunca saberá o quanto até ter passado por isso. Eu ingenuamente supus que o sistema seria apropriado para ajudar aqueles determinados a sustentar a si mesmos e a seus filhos. Eu tinha muito o que aprender”.

Ela acusou Ann Widdecombe, secretária regional da Habitação, de estereótipo negativo por sugerir que existe uma “norma preferida para educar crianças”. A senhorita Rowling, uma ex-professora, falou na conferência anual do Conselho Nacional para Famílias com Pais Solteiros que crianças sem respeito também podem facilmente vir de lares com dois pais, vivendo juntos.

“Vote no partido que oferece a melhor proposta para pais solteiros e seus filhos e encorajem todos eles a fazerem mais.”

A senhorita Rowling, 34, que ganhou uns 20 milhões de libras no ano passado, tem falado sobre ter escrito o primeiro livro de Harry Potter enquanto vivia como mãe solteira num flat “infestado de ratos” em Edimburgo, com 70 libras por semana. Ela deixou seu marido, um jornalista português, depois de três anos de casamento em 1993.

O estereótipo sem fundamento de mãe adolescente ansiosa para por as mãos no dinheiro dos pagadores de impostos na forma de apartamentos populares a deixa furiosa. Ela acusou John Major, o ex-Primeiro Ministro, e a Senhora Widdecome de perpetuar o mito.

“O senhor Major fez um discurso onde ele atribuiu o colapso de disciplina entre alunos do colégio aos pais solteiros. Eu estou tão irritada com esse discurso agora quanto eu estava quando eu li pela primeira vez. Eu ensinei mais de uma criança sem respeito e mimada cujo lar continha dois pais casados, aparentemente incapazes de fornecer um ambiente amável ou estável.”

“Um quarto de todas as famí­lias na Inglaterra é comandada por um pai solteiro. Por que nós, como uma sociedade, estamos prontos para ignorar esses casos do Estado? Eu sou um exemplo tí­pico da grande maioria dos pais solteiros. Eu nunca tentei criar a minha filha sozinha.”

Gordon Brown, o chanceler, disse que ele foi “tocado” pelos comentários dela. Ele prometeu tirar um milhão de crianças da pobreza até o fim do próximo mandato parlamentar e fazer das famí­lias a prioridade no próximo orçamento.

Traduzido por Roberta Escher em 20/09/2006.
Revisado por Adriana Pereira em 18/04/2007 e Vítor Werle em 02/03/2008.
Postado por: Fernando Nery Filho em 29/04/2007.
Entrevista original no Accio Quote aqui.