DANIEL RADCLIFFE
www.harrypotterofilme.com

Muito protegido por seus pais, este garoto de 13 anos de idade está longe de levar sua importância a sério. Engraçado, espirituoso, inteligente, Daniel está a bordo de uma maravilhosa carreira, na qual ele prossegue com a estréia do segundo filme da série Harry Potter, chegando aos cinemas em 4 de Dezembro (22 de Novembro no Brasil).

 

Sua carreira deu um salto quando foi anunciado que você tinha ganho o papel de Harry Potter. Você competiu contra milhares de outros candidatos…
Daniel Radcliffe: Sim. Que lembrança! Eu estava no meio de um banho quando o telefone tocou. Meu pai atendeu e eu ouvi ele falar com David Heyman, o produtor do filme. Honestamente, eu pensei que ele estava ligando para dizer que eu não recebi o papel. Alguns minutos depois meu pai veio me ver e falou que eu tinha ganho o papel de Harry Potter. Eu chorei de alegria por alguns minutos. Eu não podia acreditar. Depois quando eu estava dormindo eu acordei no meio da noite achando que tudo que tinha acontecido fosse somente um sonho. Eu corri para o quarto de meus pais para saber se realmente eu tinha sonhado (risos).

Antes de você ganhar o papel, você havia lido algum dos livros de Rowling?
Daniel: Eu li o primeiro livro quando eu tinha oito ou nove anos. Eu tenho que ser honesto, eu não gostava de ler naquela época. Eu achava que precisava me concentrar demais. Finalmente, quando eu ganhei o papel, eu reli todos os livros de Harry Potter e realmente amei eles. E eles ainda me fizeram amar ler e agora eu amo ler. Eu espero que outras crianças, como eu, aprendam a amar ler lendo os livros de Harry Potter.

Qual é a atmosfera de uma grande produção como CS?
Daniel: A atmosfera é ótima. É como uma grande família. Nos primeiros dias de filmagem, eu estava realmente nervoso, especialmente quando eu descobri que eu teria que atuar na frente de centenas de pessoas na minha primeira cena. Não é fácil para uma primeira vez. Eu logo descobri que eu não deveria ter medo da câmera. Chris Columbus, o diretor, me deu muita confiança. E desde então Emma (Watson), Rupert (Grint) e eu formamos uma verdadeira amizade. Nós três damos boas risadas juntos.

Falando de risada, parece que você é fã de fazer brincadeiras.
Daniel: É verdade que eu fiz algumas pegadinhas durante as filmagens. Robbie Coltrane, que faz o papel de Hagrid, era o alvo favorito. Emma e eu nos entretínhamos colocando mensagens em suas costas que dizia “Me acerte.” Eu também mudei a linguagem do seu celular para Turco. Felizmente ele tem um bom senso de humor.

Uma das brincadeiras que eu me orgulho foi a que eu fiz no Dia das Bruxas. Eu peguei sangue falso e espalhei pelo meu rosto. Eu fui para o lugar aonde eu me arrumo e bati na porta bem forte para pensarem que eu fui atacado violentamente. Eu entrei coberto de sangue e parecendo que eu ia morrer. Imediatamente todos entraram em pânico. Depois quando eu expliquei que foi uma brincadeira, eles passaram o dia me perseguindo com pistolas d´água. Dá para ver o tipo de atmosfera que nós temos no set.

Se você pudesse ter algum tipo de poder mágico, qual que seria?
Daniel: Eu gostaria de ficar invisível. Deve ser legal sair sem ser visto por ninguém. E eu poderia ir ao cinema e em concertos sem pagar. Também gostaria de ter um cão de três cabeças como no filme. Ninguém iria me chatear ou tentar brigar comigo. Seria bem prático, você não acha? (risadas).

A saga de Harry Potter irá continuar por sete filmes. Você irá fazer Harry em todos?
Daniel: Bem, isso depende da velocidade de eu crescer. Como eu estou crescendo no momento, os produtores estão preocupados de eu não parecer mais apropriado para o papel. Mas de qualquer jeito, eu não me preocupo muito com isso. Depois do primeiro filme eu cresci 8 centímetros. Minha voz mudou, mas eu não acho que alguém irá notar.