Rowling, JK. “100 pessoas mais influentes: Gordon Brown”. Time, 30 de abril de 2009.

De volta à metade dos anos 1990, quando ele era um novo Trabalhista pensativo, intelectual peso pesado, eu era uma mãe solitária em dificuldades para suportar. Ele disse que não estava interessado em estigmatizar o pobre, mas [era interessado] em encontrar soluções para os problemas deles. Eu estava cansada de escutar ministros do governo chamarem pessoas como eu de aproveitadores irresponsáveis. Eu queria Gordon Brown no comando.

Ele trabalhou até se tornar um dos Ministros da Economia que serviu por mais tempo em toda a história da Grã-Bretanha. Enquanto nossa economia cresceu fortemente, ele poderia ter parado e feito mais nada; ao contrário, ele entrou de cabeça e, continuamente, aumentou o salário mínimo, e 600.000 crianças e um milhão de pensionistas saíram da pobreza. Brown acreditava que o rico sempre seria capaz de cuidar deles mesmos; eram pessoas no outro extremo da economia que o governo deveria ajudar.

Quando o capitalismo estremeceu em suas fundações no ano passado, palavras como responsabilidade e moralidade começaram a ser emitidas pelos políticos mais improváveis. A regulação financeira global, algo que Brown tinha defendido muito antes de setembro último, foi direto ao topo da agenda política. Agora Primeiro Ministro, Brown assumiu a liderança entre os líderes europeus em achar um caminho para a recuperação econômica. Ele foi o anfitrião da reunião mais importante em anos das maiores economias. Ao fazer isso, a imprensa britânica disse que ele tinha se tornado o “Chanceler do Mundo”.

O filho de um ministro presbiteriano, com um intelecto formidável e uma ética de trabalho capaz de envergonhar os abrigos de formigas, o Brown de 58 anos de idade é frequentemente apelidado de “melancólico”. Eu o conheço como afável, engraçado e sociável, um ótimo ouvinte, um amigo leal e gentil. Esses tempos são estranhos e turbulentos, mas a distribuição de lealdade, igualdade e proteção do pobre nunca foi tão importante. Eu ainda quero Gordon Brown no comando.

Rowling é a autora da série campeã de vendas Harry Potter.

Fato Rápido: Aos 10 anos, o futuro Primeiro Ministro convidou um notório ladrão local para jantar na casa de sua família.

Traduzido por: Matheus Lisboa em 30/04/2009.
Revisado por: Fabianne de Freitas em 11/05/2009.
Postado por: Vítor Ruwer Werle em 22/05/2009.
Reportagem original aqui.