(Harry Potter and the Philosopher’s Stone, 1997)

pedrafilosofallivrokr9 :: Potterish

Autora: J. K. Rowling
Editora britânica: Bloomsbury
Editora americana: Scholastic
Editora brasileira: Rocco
Editora portuguesa: Presença
Data de publicação: Julho de 1997
Lançamento no Brasil: Abril de 2000
Páginas da edição britânica: 190
Páginas da edição brasileira: 263
Capítulos: 17
Tradução: Lia Wyler
Ilustradora: Mary GrandPré (EUA e Brasil)
Preço Edição Simples: R$ 26,60. Compre-o aqui.
Preço Edição Deluxe: $ 125,00. Compre-o aqui.
Notícias relacionadas: Todas as notí­cias do Potterish relacionadas a este livro, você encontra aqui.
Fórum: Discuta sobre este livro com outros fãs da série no nosso fórum, clique aqui.

barra :: Potterish

Dedicatória

Inglês

For Jessica, who loves stories,
For Anne, who loved them too;
And for Di, who heard this one first.

Português

para Jessica, que gosta de histórias,
para Anne, que gostava também,
e para Di, que foi quem ouviu esta primeiro.

Jessica Isabel Rowling
Primeira filha de JK Rowling, nascida no dia 27 de julho de 1993 em Porto, Portugal.

Anne Volant Rowling
Mãe de JK Rowling com origem franco-escocesa. Morreu vítima de Esclerose Múltipla em 30 de dezembro de 1990, aos 45 anos, antes do primeiro livro de Jo ser publicado.

Dianne Rowling
Irmã mais nova de Jo, nascida em 28 de junho de 2967 em Yale.

barra :: Potterish

Sinopse

Um bebê é deixado à porta da famí­lia Dursley, com uma carta que explica quem ele é e quais os mistérios que envolvem sua sobrevivência, após um duelo no qual seus pais morreram.

Onze anos mais tarde, Harry Potter recebe o melhor presente de aniversário: descobre que é um bruxo e como tal deve ser educado.

Conduzido por Rubeo Hagrid, o doce e atrapalhado gigante ruivo, Harry inicia sua trajetória no cotidiano da magia. Na escola de bruxaria de Hogwarts, sob a direção do sábio professor Alvo Dumbledore, ele aprende a fazer poções, feitiços, a transformar coisas, e a pilotar uma vassoura. Enfrenta as dificuldades normais de um principiante e alguns obstáculos a mais lhe são impingidos por sua fama.

barra :: Potterish

Capí­tulos

01 – O menino que sobreviveu (The Boy Who Lived)
Conhecemos os Dursleys e os estranhos acontecimentos que se sucedem a cerca da chegada de Harry Potter até Hogwarts inclusive uma conversa entre o Professor Dumbledore e McGonagall.

02 – O vidro que sumiu (The Vanishing Glass)
Vemos a triste vida que Harry teve durante os últimos dez anos e um passeio ao jardim zoológico.

03 – As cartas de ninguém (The Letters From No One)
Duda ganha vários presentes e uma carta misteriosa chega ao Harry, mas Tio Válter a destrói, ocasionando um verdadeiro dilúvio de cartas durante os dias seguintes. Tio Válter tentar dar um fim a isso mas desiste e leva sua família para uma cabana abandonada numa ilha no oceano.

04 – O guardião das chaves (The Keeper of the Keys)
Hagrid chega à cabana e informa Harry que ele é uma bruxo e foi aceito para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry também descobre a verdade sobre a mortes de seus pais e a origem da cicatriz na sua testa.

05 – O Beco Diagonal (Diagon Alley)
Hagrid leva Harry para o Beco Diagonal em Londres para pegar sua herança e comprar materiais escolares, inclusive uma varinha e Edwiges, uma coruja nevada. Ao mesmo tempo Hagrid pega um pacote secreto do Gringotes, o banco dos bruxos, no cofre 713. Harry conhece Draco Malfoy, e Hagrid dá para Harry a passagem para o Expresso de Hogwarts.

06 – O embarque na plataforma nova e meio (The Journey From Platform Nine and Three Quarters)
Tio Válter leva Harry à estação King’s Cross e o deixa lá. Harry encontra os Weasleys que o ajudam entrar na Plataforma 3/4 e entrar no trem. Nesse momento ele conhece seu futuro melhor amigo Rony e Hermione no trem até Hogwarts. Ao chegar à escola eles conhecem Hagrid e os primeiranistas e são levados de barco até o castelo.

07 – O chapéu seletor (The Sorting Hat)
Professora McGonagall conta aos primeiranistas um pouco sobre a escola e são classificados nas casas escolhidas pelo Chapéu Seletor. Então Dumbledore dá as boas-vindas e todos apreciam um grande banquete. No fim retornam aos seus dormitórios e passam a primeira noite em Hogwarts.

08 – O mestre das poções (The Potions Master)
Harry começa a conhecer os lugares da escola, os alunos e no primeiro dia de aula alguns professores, visita Hagrid e lá  descobre sobre o roubo no Gringotes.

09 – O duelo à meia-noite (The Midnight Duel)
Grifinória e Sonserina tem aula de vôo conjunta, Neville se machuca na primeira lição, e Harry e Draco discutem voando por causa do Lembrol de Neville, fazendo Harry mais tarde o apanhador da Grifinória. Depois, Draco desafia Harry para um duelo bruxo mas em vez de duelar Filch os interrompe. Harry e seus amigos fogem de Filch e depois de encontrar com Fofo, o cachorro de três cabeças, estão seguros de volta aos seus dormitórios.

10 – O Dia das Bruxas (Halloween)
Harry ganha uma vassoura Nimbus 2000, aprende as regras do quadribol e começa praticar. No Dia das Bruxas, Hermione aprende a levitação na aula de Feitiços, mas discute com Rony e se tranca no banheiro se derramando em lágrimas. Harry e Rony correm ao banheiro e salvam Hermione do terrí­vel trasgo fugitivo.

11 – Quadribol (Quidditch)
Snape pega o livro de Harry, enquanto isso ele vê a perna ferida de Snape. O primeiro jogo de quadribol de Harry é contra a Sonserina. No jogo alguém faz uma azaração na vassoura de Harry mas mesmo assim ele consegue pegar o pomo de ouro. Hagrid deixa escapar um segredo.

12 – O Espelho de Ojesed (The Mirror of Erised)
Harry, Rony e Hermione procuram informações na biblioteca sobre Nicolas Flamel, a escola se esvazia no Natal, Rony ensina a Harry o xadrez de bruxo, Harry ganha de natal a capa de invisibilidade de seu pai, ele a testa e encontra o Espelho de Ojesed, vê seus pais e também é aconselhado por Dumbledore.

13 – Nicolau Flamel (Nicolas Flamel)
Tomamos conhecimento de Flamel. Grifinória ganha o jogo contra Lufa-Lufa depois que Harry em cinco minutos pega o pomo. Harry segue Snape na Floresta Proibida onde conhece Quirrell falando com ele sobre a Pedra Filosofal.

14 – Norberto, o dragão norueguês (Norbert the Norwegian Ridgeback)
Hermione começa revisando, os professores deixam dever de casa extra, o trio visita Hagrid, descobre um ovo de dragão, e depois o vê abrindo. Nasce o dragão, ficando difí­cil o esconder agora, até que Carlinhos aceita levá-lo para a Romênia. Norberto é levado até a torre mais alta, mas Harry e Hermione são pegos por Filch voltando para seus dormitórios.

15 – A floresta proibida (The Forbidden Forest)
Harry vê sua popularidades caindo, pois perdera 150 pontos para sua casa. Ele escuta outra conversa, e faz a detenção com Hagrid, que os leva para a Floresta Proibida à procura de um unicórnio ferido, que o acham morto. Harry é salvo de Voldemort por um centauro.

16 – No alçapão (Through the Trapdoor)
Os alunos começam os testes finais, Hagrid fala como controlar Fofo, o trio tenta advertir Dumbledore mas ele já não estava mais em Hogwarts. Snape estava a ponto de ganhar a Pedra Filosofal, e o trio vai atrás dele. De baixo da capa de invisibilidade vão até Fofo, o fazem durmir e caem no alçapão, com plantas nojentas, peças de xadrez, e poções.

17 – O homem de duas caras (The Man With Two Faces)
Mas Harry descobre que na realidade o professor Quirrell servia a Voldermot, e não Snape. Quirrell tenta usar o Espelho de Ojesed para achar a Pedra, mas ele a dá para Harry. Voldemort dá ordens para Quirrell matar Harry, que desmaia na luta. Ele desperta na cama da enfermaria e ouve muitas coisas de Dumbledore. O término do ano letivo bruxo foi com um tradicional banquete e o anúncio da campeã da copa das casas, Grifinória.

barra :: Potterish

Capas

Alemanha
alemanhavg0 :: Potterish
Dinamarca
dinamarcaaj9 :: Potterish
Espanha
espanha2cj3 :: Potterish
EUA
eua2fl3 :: Potterish
Finlândia
:: Potterish
França
franca2sj0 :: Potterish
Holanda
holandace5 :: Potterish
Inglaterra
inglaterrafl7 :: Potterish
Itália
italia2sh6 :: Potterish
Japão
japaobt1 :: Potterish
Suécia
sueciabk4 :: Potterish
Ucrânia
ucrania2fk9 :: Potterish

Para ver mais capas de Harry Potter e a Pedra Filosofal, clique aqui.

barra :: Potterish

Fotos dos Capí­tulos

Imagens do livro podem ser encontradas na nossa galeria clicando aqui.

barra :: Potterish

Resenhas/Críticas

“O primeiro livro chama-se Harry Potter e a Pedra Filosofal. Ele não começa descrevendo magias e feitiços, mas um dia como outro qualquer para um Trouxa (pessoa que não possui mágica no sangue) comum que, aos poucos, vai se transformando em uma data muito especial para o mundo bruxo. O primeiro capí­tulo não descreve o herói da série, mas a casa de um casal Trouxa que simplesmente repudia tudo que não seja considerado normal. Já de cara, Rowling dá a dica que é justamente nesta casa, na casa dos Dursleys, que coisas nada normais vão acontecer.”
[Continua]
Frini Georgakopoulos, crí­tica do Almanaque Virtual

barra :: Potterish

Prêmios

Vencedor de 3 “Smarties Gold Awards Nestlê”.

Melhor livro infantil e melhor romance de 1997, pela “FCBG”.

Foi escolhido pela “Birmingham Cable” como o melhor livro infantil de 1997.

Melhor livro broxura de 1998, pela “Young Telegraph”.

Livro do Ano, pelo “British Book Awards”.

Vencedor do prêmio “Sheffield”, como melhor livro infantil de 1998.

Ganhador do prêmio “Whitaker Platinum Book Award 2001”.

barra :: Potterish

O que JK Rowling diz…

Confira os comentários de JK Rowling referente a esse livro clicando aqui!

barra :: Potterish

Curiosidades

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal começou a ser escrito em 1990, mas só foi finalizado em 1997. Durante esses anos, além de modificar a história inúmeras vezes, JK Rowling também planejava os seis livros seguintes. Em uma entrevista, ela disse que o nome de todos os principais personagens que aparecem durante a série foram escolhidos antes do primeiro livro ser lançado.

  • O livro foi recusado por dez editoras, até ser aceito pela pequena Bloomsbury. Um dos principais motivos das recusas era o tamanho de Pedra Filosofal, considerado grande demais para um livro infantil.

  • Ao comprar os direitos de impressão do livro nos EUA, a editora Scholastic temeu que os leitores americanos não se acostumassem às expressões britânicas, o que acabou não acontecendo. JK Rowling ficou tão feliz com a exportação de seu livro que permitiu a troca do tí­tulo, de Harry Potter and the Philosopher’s Stone (Harry Potter e a Pedra Filosofal) para Harry Potter and the Sorcerer’s Stone (Harry Potter e a Pedra do Feiticeiro). Pouco antes do lançamento do primeiro filme, a autora disse que estava arrependida dessa decisão. Pedra Filosofal foi o único livro com tí­tulo diferente nos EUA e Inglaterra.

  • O capí­tulo dez, O Dia das Bruxas, em que Harry e Rony salvam Hermione do trasgo e ela os livra do castigo, é o preferido de JK Rowling. Ele foi reescrito dez vezes.

  • Em uma entrevista, perguntaram à autora dos livros de Harry Potter se JRR Tolkien, autor da trilogia O Senhor dos Anéis, a havia influenciado para criar a saga de Potter. Rowling respondeu da seguinte maneira: Difí­cil dizer. Eu não li O Hobbit até depois do primeiro Harry ter sido escrito, embora tenha lido o primeiro Senhor dos Anéis aos dezenove anos. Apesar do fato óbvio de que ambos usamos mito e lenda, as semelhanças são superficiais. Tolkien criou toda uma nova mitologia, coisa que eu nunca poderia pensar em fazer. Por outro lado, acho que tenho piadas melhores.

barra :: Potterish

Audiobooks

audiobook1 :: Potterish

O Audiobook da versão americana teve como narrador Jim Dale, que narrou todos os outros livros da série. Ele pode ser adquirido pelo site da Amazon.com por $32,97.

Compre-o aqui.

 

 

 

 

 

 

audiobook1b :: Potterish

O Audiobook da versão britânica teve como narrador Stephen Fry, que narrou todos os outros livros da série. Ele pode ser adquirido pelo site da Amazon.com por $39,07.

Compre-o aqui.

 

 

 

 

barra :: Potterish

Fontes
Scholastic
Bloomsbury
Wikipedia ENG
HP-Lexicon