(Harry Potter and the Prisoner of Azkaban, 1999)

LEST018621 :: Potterish

Autora: J. K. Rowling
Editora britânica: Bloomsbury
Editora americana: Scholastic
Editora brasileira: Rocco
Editora portuguesa: Presença
Data de publicação: Julho de 1999
Lançamento no Brasil: Dezembro de 2000
Páginas da edição britânica: 320
Páginas da edição brasileira: 348
Capí­tulos: 22
Tradução: Lia Wyler
Ilustradora: Mary Grand-Pré
Preço Edição Simples: R$ 33,60. Compre-o aqui.
Preço Edição Deluxe: R$ 107,00. Compre-o aqui.
Notí­cias relacionadas: Todas as notí­cias do Potterish relacionadas a este livro, você encontra aqui.
Fórum: Discuta sobre este livro com outros fãs da série no nosso forum, clique aqui.

barra :: Potterish

Dedicatória

Inglês

To Jill Prewett
and Aine Kiely,
the Godmothers of Swing

Português

Para Jill Prewett
e Aine Kiely
as avós do Swing

Jill Prewett
Uma das amigas que dividiram flat com Jo e nos tempos em Porto, Portugal.

Aine Kiely
Uma das amigas que dividiram flat com Jo e nos tempos em Porto, Portugal.

Swing
uma boate em Porto, Portugal, onde Rowling e suas amigas Jill Prewett e Aine Kiely passavam muitas noites de sábado.

barra :: Potterish

Sinopse

“Harry Potter é um menino bastante fora do comum. Está ansioso pelo término das férias de verão, se empenha em realizar todos os deveres de casa, e, além de tudo, ele é um bruxo.

Ao regressar para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, a atmosfera é tensa. Sirius Black, por muitos considerado um servo de Lord Voldemort, esteve preso durante doze longos anos na temí­vel fortaleza de Azkaban, condenado pela morte de treze pessoas com um único feitiço, e agora está foragido. Uma pista indica o lugar para onde ele se dirigiu – os guardas de Azkaban o ouviram murmurar enquanto dormia: “Ele está em Hogwarts… ele está em Hogwarts.”

Harry Potter não está seguro nem mesmo entre as paredes de sua escola de magia, rodeado de amigos. Porque, ainda por cima, pode haver um traidor no meio deles.”

barra :: Potterish

Capí­tulos

01 – O correio-coruja (Owl Post)
Relembramos as aventuras de Harry nas férias de verão. Ele recebe cartões de aniversário e presentes de seus amigos. Harry descobre o que Rony e Hermione fizeram durante o verão.

02 – O grande erro de Tia Guida (Aunt Marge’s Big Mistake)
Tia Guida vem visitar os Dursleys e é inflada por Harry, então ele se despede da Rua dos Alfeneiros.

03 – O Noitibus Andante (The Knight Bus)
Harry tenta decidir o que fazer quando o Noitibus Andante chegar à Londres. Harry obtém informações do então criminoso Sirius Black, é reconhecido por Cornélio Fudge no Beco Diagonal e fica instalado num quarto do Caldeirão Furado.

04 – O Caldeirão Furado (The Leaky Cauldron)
Harry desfruta sua nova liberdade, compra seus materiais, se encontra com Hermione e Rony. Hermione compra Bichento depois que o gato tenta caçar o rato de Rony, Perebas. Atrás do Caldeirão Furado, Harry escuta o Sr. e a Sra. Weasley falando sobre o perigo eminente que está por vir.

05 – O dementador (The Dementor)
O trio deixa o Caldeirão Furado rumo à Hogwarts, sobem a bordo do Expresso, falam sobre Hogsmeade e o novo Professor, Remo Lupin, aparta uma briga com Malfoy. O trem é invadido por dementadores, Harry desmaia. McGonagall fala para Harry e Hermione cuidarem de Hagrid, que agora é o novo professor de Trato das Criaturas Mágicas.

06 – Garras e folhas de chá (Talons and Tea Leaves)
Os alunos recomeçam mais um ano letivo. Hermione está profundamente sobrecarregada com diversas matérias. Na aula de adivinhação a professora Trelawney prediz a morte de Harry. Hagrid introduz hipogrifos à primeira aula dele e Bicuço é insultado por Malfoy, que acaba ferido. O trio vai consolar Hagrid.

07 – O bicho-papão no armário (The Boggart in the Wardrobe)
Problemas na aula de Poções, Snape ordena que Rony e Harry façam trabalho dobrado. Sirius Black se aproxima da escola. Lupin conduz a primeira aula de Defesa Contra as Artes das Trevas com o divertido tema bicho-papão.

08 – A fuga da mulher gorda (Flight of the Fat Lady)
As aulas de DCAT ficam cada vez mais interessantes. Os jogos de quadribol voltam. Bichento persegue novamente Perebas, Rony e Hermione discutem. Harry tem a permissão negada para visitar Hogsmeade. Lupin conversa com Harry sobre seu medo. Snape faz uma poção para Lupin. Festa de Halloween. A mulher gorda é atacada por Sirius.

09 – A amarga derrota (Grim Defeat)
É noite os alunos estão reunidos no Grande Salão. Mais jogos de quadribol. Lupin fica doente e Snape assume as aulas de DCAT. Um temporal atrapalha o jogo entre Grifinória e Lufa-Lufa, Harry vê dementadores e desmaia. Ele acaba acordando na enfermaria e descobre que perdera o jogo.

10 – O Mapa do Maroto (The Marauder’s Map)
Harry passa o fim de semana na enfermaria. Lupin volta a dar aulas e falar com Harry sobre dementadores. Fred e Jorge dão para Harry o Mapa do Maroto. Harry usa uma passagem secreta para encontrar Rony e Hermione em Hogsmeade. Eles ouvem a conversa de alguns professores. E descobre que Sirius é seu padrinho, porém havia traí­do seus pais.

11 – A Firebolt (The Firebolt)
Harry reflete sobre o que ouviu de Sirius, quase todos saem para as férias. O trio vai visitar Hagrid para conversar sobre o caso do hipogrifo. O Natal chega e Harry ganha uma vassoura Firebolt de um desconhecido (na verdade de seu padrinho). Bichento persegue Perebas mais uma vez e reaviva momentos ruins entre Rony e Hermione.

12 – O Patrono (The Patronus)
Harry e Rony ficam bravos por Hermione ter informado sobre a Firebolt à McGonagall. Oliver Wood tenta trazê-la de volta. Resumo das aulas. Lupin ensina o feitiço Patrono para Harry expelir dementadores. Harry pergunta frequentemente pela sua Firebolt e finalmente a consegue. Harry faz as pazes com Hermione da mesma maneira que Rony acha rastros de sangue e pensa ser de Perebas.

13 – Grifinória versus Corvinal (Gryffindor versus Ravenclaw)
A raiva de Rony para Hermione cresce. Novo jogo de quadribol entre Grifinória e Corvinal. A casa de Harry vence mesmo depois das tentativas de sabotagem da Sonserina. A casa comemora e Hermione fica estudando. Sirius passa pelo dormitório masculino.

14 – O ressentimento de Snape (Snape’s Grudge)
A segurança se torna extrema. Hagrid é chamado para o julgamento de Bicuço em Londres. Rony e Harry planejam outra visita a Hogsmeade. Harry usa a capa de invisibilidade e prega uma peça em Malfoy. Voltando à escola, ele é abordado por Snape, que o interroga, porém Lupin chega e salva Harry.

15 – A final do campeonato de quadribol (The Quidditch Final)
Hagrid perde e Bicuço é condenado a morte. Rony e Hermione fazem as pazes. Hermione dá um soco em Malfoy, e falta as aulas de feitiços e adivinhação. A tensão aumenta no grande jogo final. A partida se torna difí­cil, mas Grifinória vence.

16 – A predição de Profª Trelawney (Professor Trelawney’s Prediction)
Os grandes testes bruxos, como o NOM’s estão se aproximando e todo mundo está estudando, a semana dos testes finais chega. A morte do hipogrifo é marcada. Professora Trelawney prediz o retorno do Lorde das Trevas. O trio usa a capa de invisibilidade para visitar Hagrid, tentam o confortar. Hermione acha Perebas em um jarro de leite. Os homens vem executar Bicuço. O trio sai da cabana e ao fundo escuta o grito mortal.

17 – Gato, rato e cão (Cat, rat, and dog)
O trio volta ao castelo. Bichento persegue Perebas, e um grande cachorro preto pega Rony e o leva para baixo do salgueiro lutador. Bichento, Harry e Hermione os seguem, e acabam chegando na Casa dos Gritos em Hogsmeade. Eles encontram Rony com Sirius, que os desarma. Harry ataca Sirius, e ameça matá-lo. Lupin chega e admite que é um lobisomem e amigo do cão. Também é revelada a identidade do animago Perebas, na verdade Pedro Pettigrew.

18 – Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas (Moony, Wormtail, Padfoot and Prongs)
Lupin conta a sua história de como virou lobisomem e sobre a época em que estudava com o pai de Harry, Sirius e Snape.

19 – O servo de Lord Voldemort (The Servant of Lord Voldemort)
Snape ameaça Lupin e Sirius com os dementadores. O trio desarma Snape. Lupin e Sirius contam a verdade sobre a morte dos pais de Harry. Perebas volta a ser Peter Pettigrew, a verdade vem a tona, revelando que Pettigrew foi o responsável pela morte do casal Potter.

20 – O beijo do dementador (The Dementors’ Kiss )
Eles voltam pelos túneis do castelo. Sirius convida Harry para viver com ele. Lupin se torna lobisomem quando vê a lua. Sirius vira cão e luta com o lobisomem para proteger o trio. Pettigrew vira rato e foge. Sirius o persegue e é atacado por dementadores, Harry e Hermione correm para ajudar mas também são pegos pelos dementadores.

21 – O segredo de Hermione (Hermione’s Secret)
Harry acorda na enfermaria, desesperadamente tenta contar a história de Sirius, mas espera até que Dumbledore chegue. Dumbledore pede a Hermione que use o seu vira-tempo (que ela usou para assistir as várias aulas que tinha) para salvar Bicuço e Sirius Black. Primeiro salvam Bicuço, depois Harry consegue repelir vários dementadores com um patrono. Montam no hipogrifo salvando Sirius que foge com a criatura.

22 – Novo correio-coruja (Owl Post Again)
Harry e Hermione retornam para a ala de enfermagem e vêem Snape os culpar sem provas pela fuga de Sirius. Lupin abandona o cargo de professor de DCAT, devolvendo a capa de invisibilidade e o mapa do maroto para Harry. O ano encerra, e o trio volta com o Expresso de Hogwarts. Harry ganha uma mensagem de Sirius e Rony ganha uma coruja nova.

barra :: Potterish

Capas

Alemanha
alemanhaiy2 :: Potterish
Dinamarca
dinamarcach7 :: Potterish
Espanha
espanhald1 :: Potterish
EUA
:: Potterish
Finlândia
finlandiagv7 :: Potterish
França
francayy0 :: Potterish
Holanda
holandaau6 :: Potterish
Inglaterra
inglaterrasg8 :: Potterish
Itália
italiapda :: Potterish
Japão
japaosc5 :: Potterish
Suécia
sueciajg9 :: Potterish
Ucrânia
ucraniafg8 :: Potterish

Para ver mais capas de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, clique aqui.

barra :: Potterish

Fotos dos Capí­tulos

Imagens do livro podem ser encontradas na nossa galeria clicando aqui.

barra :: Potterish

Resenhas/Crí­ticas

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é um livro de extrema importância para a série. Esta é a primeira (e será a única) aventura em que Harry não enfrenta um monstro e que Voldemort não aparece. Aqui, o bicho-papão não mora embaixo da cama, mas dentro do peito. Emoções fortes, traições e o passado atormentam Harry, agora pré-adolescente.
O terceiro livro de uma série de sete traz o Harry mais rebelde que não atura mais os desaforos dos tios e chega a fugir de casa. O que ele não sabe é que um outro fugitivo está indo em sua direção.”
[Continua]
Frini Georgakopoulos, crí­tica do Almanaque Virtual

barra :: Potterish

Prêmios

Medalha de Ouro no Nestlê Smarties Book Prize 1999.

Prêmio Whitbread livro infantil do ano de 1999.

Prêmio Whitbread de melhor livro infantil de 1999.

Melhor romance de 1999, pela FCBG.

Livro do Ano, pelo “British Book Awards”.

Vencedor do prêmio “The Booksellers Association” / Melhor Autor do ano de 1998.

Ganhador do prêmio “Whitaker Platinum Book Award 2001”.

barra :: Potterish

O que JK Rowling diz…

Confira os comentários de JK Rowling referente a esse livro clicando aqui!

barra :: Potterish

Curiosidades

  • JK disse que esse foi o livro da série mais fácil de escrever!

  • Um dos protagonistas, Sirius Black, foi citado rapidamente no iní­cio do primeiro livro. A moto usada por Hagrid para levar Harry bebê para Dumbledore na rua dos Alfeneiros pertencia a Sirius (pág. 18). Há um mistério envolvendo o paradeiro dessa moto, que dizem os rumores, será dito em um dos últimos livros.

  • Este é o livro preferido entre os quatro primeiros, segundo os 2.252 leitores que responderam à pesquisa do jornal escocês The Scotsman.

  • Prisioneiro de Azkaban é o primeiro livro lançado com a pottermania já consolidada. Inicia a fase de transição de Harry, da infância para a adolescência, e apresenta novos personagens, a maioria dos quais teve contato direto com Tiago e Lí­lian Potter. Dos livros lançados até agora, é o único em que Harry não se confronta com Voldemort no final.

barra :: Potterish

Audiobooks

audiobook3 :: Potterish

O Audiobook da versão americana teve como narrador Jim Dale, que narrou todos os outros livros da série. Ele pode ser adquirido pelo site da Amazon.com por $34,62.

Compre-o aqui.

 

 

 

 

 

 

audiobook3b :: Potterish

O Audiobook da versão britânica teve como narrador Stephen Fry, que narrou todos os outros livros da série. Ele pode ser adquirido pelo site da Amazon.co.uk por £23,99.

Compre-o aqui.

 

 

 

 

barra :: Potterish

Fontes
Scholastic
Bloomsbury
Wikipedia ENG
HP-Lexicon