(December Boys)

decemberboys0 :: Potterish

Gênero: Drama
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Ano de Lançamento (Brasil): 2007
Estúdio: Becker Group
Distribuição: Warner Independent
Direção: Rod Hardy
Roteiro: Marc Rosenberg, baseado no livro de Michael Noonan.
Produção: Richard Becker
Co-Produção: Jay Senders
Música: Carlo Giacco
Fotografia: Dave Connell
Com: Daniel Radcliffe.
Notí­cias relacionadas: Todas as notícias do Potterish relacionadas a esse filme, você encontra aqui.

barra :: Potterish

Sinopse

Baseado no clássico romance de Michael Noonan, Um Verão Para Toda Vida é a história de quatro adolescentes órfãs que crescem enclausurados em um convento católico no deserto da Austrália nos anos 1960. Cada vez mais, eles vêem crianças menores sendo adotadas por famílias adoráveis, e chegam à conclusão de que, à medida que ficam mais velhos, sua vez de serem adotados talvez nunca chegue. Quando o convento envia os meninos para uma região litorânea em um verão, finalmente eles vislumbram algo em seu horizonte.

Durante a estadia na região costeira, os garotos conhecem um jovem casal que não consegue ter filhos, e acham que eles seriam os pais perfeitos. O mais velho dos garotos, Maps, acaba se interessando por Lucy, uma linda menina da região. Em uma competição para se tornar o melhor candidato à adoção, ele e os outros meninos, Sparks, Misty e Spit, cruelmente testam a amizade que têm entre si enquanto sentimentos de rejeição vêm à tona.

Os laços de amizade acabam superando as rivalidades, selando de uma vez por todas as fortes amarras que sempre ataram os garotos de dezembro, fazendo-os descobrir o verdadeiro sentido de amizade, famí­lia e amor.

barra :: Potterish

Conhecendo o Elenco

Uma produção da Becker Entertainment, Um Verão Para Toda Vida, um drama sobre a chegada da maturidade, foi filmado em locações no sul da Austrália e nos estúdios da South Australian Film Corporation. O filme marca o primeiro papel de protagonista de Daniel Radcliffe fora do personagem Harry Potter. Ele interpreta Maps, um dos quatro meninos órfãs. Os outros órfãs são interpretados por Christian Byers (Spark), Lee Cormie (Misty) e James Fraser (Spit). Jack Thompsom contracena interpretando Bandy McAnsh, o oficial da Marinha aposentado que toma conta dos meninos durante as férias de verão.

Sullivan Stapleton e Victoria Hill interpretam o jovem casal que faz amizade com os garotos. Ralph Cotterill é Shellbank, o velho pescador. Frank Gallacher interpreta o Padre Scully; Kris McQuade interpreta a mulher de Bandy, a Sra. McAnsh, e a estreante Teresa Palmer interpreta Lucy, a menina por quem Maps se apaixona.

Os garotos de dezembro são um grupo de meninos muito unidos, composto por quatro adolescentes órfãs que comemoram aniversário no mesmo mês. A eterna esperança que eles um dia nutrem de serem adotados vai se esvaindo a cada ano que passa, até que no primeiro verão que passam longe do orfanato a escassa esperança de encontrarem pais adotivos torna-se uma possibilidade concreta, porém somente para um deles. Os meninos fazem amizade com um casal que, impossibilitado de ter filhos, decide adotar um dos garotos. Eles competem entre si, mas a grande amizade entre os meninos acaba superando as eventuais rivalidades, selando de uma vez por todas as fortes amarras que sempre os ataram.

barra :: Potterish

Conhecendo a escalação do elenco

Daniel Radcliffe interpreta Maps, o mais velho dos meninos. Christian Byers é Spark, LeeCormie é Misty e James Fraser é Spit. Tanto Lee como Christian já haviam atuado anteriormente, mas James não tinha qualquer experiência diante das câmeras. Daniel tinha uma pequena brecha de tempo disponível entre as filmagens do quarto e do quinto filmes de Harry Potter, então, uma vez garantida sua participação, a escolha dos outros meninos tornou-se a maior preocupação dos produtores. Becker conta: “Escolher os outros três meninos foi muito difí­cil. Tí­nhamos de encontrar meninos que pudessem desenvolver seus personagens e que fossem convincentes na interpretação do grupo de amigos. A procura se estendeu por toda Austrália e a Nova Zelândia, e mais de mil meninos foram testados antes de os três finalistas serem escolhidos.”

Daniel Radcliffe diz que sempre esteve em seus planos fazer outro filme entre a quarta e a quinta seqüências de Harry Potter. Ele recorda: “Recebi muitos roteiros, mas nenhum deles me entusiasmou muito. Quando li December Boys, eu adorei. Era uma história bem simples, mas achei muito bonita. E meu personagem, Maps, é muito, muito diferente de Harry, então eu sabia que isso seria um desafio para mim. Venho interpretando Harry Potter há cinco anos, então foi maravilhoso fazer algo diferente. Espero que as pessoas consigam ver outro lado meu depois deste filme.”

Ter Daniel no projeto foi um grande incentivo para os outros meninos. Becker diz com satisfação que desde o dia em que Daniel chegou ao set de filmagem, o profissionalismo e a concentração que ele tem inspiraram os outros meninos, além de ter ajudado a unir os outros. E elogia: “Ele é um profissional completo e um ator extraordinário.”

Christian Byers (Spark) descreve: “Spark é divertido e o mais adorável dentre os quatro. Ele presta atenção em todas as propagandas de lingerie, fuma e está sempre atrás de diversão. Foi um ótimo personagem para interpretar.” Christian diz que os quatro tornaram-se grandes amigos: “A gente se divertia bastante durante as filmagens. E eu adorei o fato de a história ser sobre quatro meninos cuja amizade é um fator de aproximação entre eles, e também sobre momentos difíceis que são superados com a amizade e com a proximidade entre eles.” Lee Cormie (Misty) acrescenta: “Misty é o mais novo, mas o mais maduro de todos. É ele quem diz ‘não faça isso, não faça aquilo’; ele usa o cabelo todo arrumado e coloca a camisa para dentro das calças. Eu gostei muito da história e achei muito bem escrita. Os produtores levaram 14 anos para fazer este filme; isso começou antes de eu nascer!” Lee conta o quanto gostou de trabalhar com Daniel: “Ele é um grande companheiro! Eu achava simplesmente maravilhoso o fato de ele trabalhar no filme e estava ansioso para conhecê-lo. Ele é muito gentil e também é muito concentrado. Foi uma experiência na qual aprendi muito, porque podia simplesmente me inspirar no trabalho dele.”

James Fraser (Spit) diz: “Quando li o roteiro pela primeira vez, eu quis muito participar deste filme. Eu interpreto Spit, um personagem que ama a si próprio e pensa que tudo gira em torno dele! Mas o Maps é o seu í­dolo: ele enxerga no mais velho uma figura paterna”. Para James, a concentração requerida dele foi o maior desafio: “Eu tenho uma vida familiar muito feliz, mas Spit não tem. Então eu tinha que imaginar como seria isso e sentir isso durante muito tempo. Essa foi a parte mais difícil.”

Para o diretor Rod Hardy, era muito importante que “encontrássemos quatro meninos que desenvolvessem uma afinidade entre eles e que também tivessem a maturidade para entender o trabalho e o esforço dispensados na realização de um filme.” Ele continua: “Encontrei tudo isso nesses quatro meninos. Eles foram maravilhosos.” O produtor Richard Becker acrescenta: “Os quatro resultaram em uma combinação ótima. Há uma amizade verdadeira entre eles que irradia para a ficção e que foi crucial para o filme.”

barra :: Potterish

Conhecendo a equipe técnica – Uma análise geral da Produção

Um Verão Para Toda Vida é dirigido por Rod Hardy, que tem em seu currí­culo a direção de As Últimas Pistoleiras do Oeste, Arquivo X e O Desafio. Richard Becker é o encarregado da produção do roteiro assinado por Marc Rosenberg, baseado no renomado romance de Michael Noonan.

A fotografia fica por conta de Dave Connell, Leslie Binns entra na equipe como desenhista de produção, e Andrew Walpole assume a direção de arte. O figurino fica a cargo de Marriot Kerr, e a edição nas mãos de Dany Cooper.

O filme foi financiado pela Film Finance Corporation of Australia, South Australian FilmCorporation, com investimentos da empresa alemã MB 2 Film & Media GmbH. Ele teve sua premiere na Austrália, na primeira associação em joint-venture entre Roadshow Distribution eBecker Entertainment. O filme será negociado no resto do mundo pela distribuidora Village Road show.

barra :: Potterish

Experiências Passadas – A História de Um Verão Para Toda Vida

Faz mais de dez anos que o produtor Richard Becker adquiriu os direitos do filme Um Verão Para Toda Vida. Becker diz que sempre gostou de histórias sobre humanidade, amizade e amor, e que ficou muito comovido com a história dos quatro meninos órfãs. “Eu acho que todos tiveram um verão inesquecível em que, repentinamente, amadureceram; em que a jornada foi especialmente intensa, quando coisas importantes aconteceram. Foi o que eu entendi dessa história e esse era o tema principal dela. Eu não fui órfã e certamente nunca vivi muitas coisas pelas quais esses meninos passaram, mas, mesmo assim, eu me identifiquei com a histórias”, ele comenta.

Em 1998, o roteirista Marc Rosenberg aderiu ao projeto e foi então que, segundo Becker, “o roteiro realmente começou a tomar forma”. Ele recorda: “Em 2000, nós já tí­nhamos um roteiro do qual me orgulhava muito e começamos a captar os recursos para filmar. Nessa época, Becker já havia pedido a Rod Hardy para dirigir o filme.”

“Achei a história mágica. Sempre me interessei por filmes sobre o crescimento pessoal de cada um, e esta história tem um olhar especial sobre isso”, diz Hardy.

barra :: Potterish

Locações do filme

O filme foi filmado em locações nas Ilhas Adelaide e Kangaroo, também com cenas nos estádios da Australian Film Corporation. O diretor Rod Hardy havia trabalhado na Ilha Kangaroo há alguns anos: “Eu sabia que era um lugar especial. O roteiro pedia locações em uma enseada que fosse, ao mesmo tempo, linda e com um ar meio triste, desolado. Enseadas não são tão fáceis de encontrar e a que achamos na Ilha Kangaroo era perfeita. Ela fica justamente no lado oeste, então o sol se põe entre os pontais da ilha, o que dá um toque mágico. Também pudemos construir nossa cidade cenográfica naquele lugar. Assim, podí­amos ir para Adelaide e filmar lá, e voltar para a IlhaKangaroo sem ter que percorrer longas distâncias.”

O produtor Richard Becker diz ainda: “O sul da Austrália tem uma área litorânea atí­pica que não é muito fácil de ser encontrada, e que era perfeita para este filme. Além da Ilha Kangaroo, também filmamos em The Remarkables, em Admiral’s Arch e no Secret Valley. Então, há uma junção de locações que se misturam para constituir a enseada imaginária onde vivem nossos personagens.”

barra :: Potterish

Galeria de Imagens

DB revistas :: Potterish DB pressconf :: Potterish

Todas as fotos relacionadas Um Verão Para Toda Vida, você confere em nossa galeria clicando aqui.

barra :: Potterish

Galeria de Vídeo

Clipe de Um Verão Para Toda Vida
Características27 segundos de duração.
Links:
Download | YouTube

Trailer Oficial
Características2 minutos e 49 segundos de duração.
Links:
Download | YouTube

MTV Overdrive – 01/09/2007
CaracterísticasCenas do filme e pequena entrevista com Daniel.
2 minutos e 12 segundos de duração.
Links:
Download | YouTube

MSNBC Legendado – 06/09/2007
Caracterí­sticasDaniel Radcliffe fala o porquê de ter gostado de seu personagem.
1 minuto e 02 segundos de duração.
Links:
Download | YouTube

Early Show Legendado – 07/09/2007
Caracterí­sticasEntrevista com Daniel Radcliffe na qual o ator fala sobre seu personagem Maps. Além disso, o programa mostra uma cena do filme.
5 minutos e 01 segundo de duração.
Links:
Download | YouTube

barra :: Potterish

Datas de lançamento

Alemanha – 11 de outubro
Austrália – 20 de setembro de 2007
Brasil – 09 de novembro de 2007
Estados Unidos – 14 de setembro de 2007
Japão – 24 de novembro de 2007

barra :: Potterish

Citações

“E a cena em Um Verão Para Toda Vida, que eu pensei que fosse ser legal e sensual, foi bastante clí­nica. Minha definição de um bom beijo não incluiria a palavra clí­nica“.

Daniel Radcliffe.

Muitos roteiros chegavam até mim, mas nenhum realmente me agradava. Quando eu li December Boys, eu adorei. Era uma história bastante simples, mas eu a achei muito bonita, meu personagem Maps é bem diferente de Harry, e então eu soube que esse seria um desafio pra mim. Eu tenho interpretado Harry há cinco anos, então é muito bom fazer algo diferente.

Daniel Radcliffe

barra :: Potterish

Entrevistas

“É realmente uma história sobre a chegada da maturidade. Podemos fazer comparações a Stand By Me. Se Um Verão Para Toda Vida se tornar um clássico (assim como Stand By Me) merece ser visto. Eu acho que Stand By Me tem o cerne da história parecido sobre quatro garotos no começo da vida adulta.”
[Continua]
Por Jenna Bensoussan à ACED Magazine

barra :: Potterish

Set reports/Crí­ticas

“Não fosse a presença de Daniel Radcliffe, a produção australiana Um Verão Para Toda Vida ( 2007) certamente não encontraria o nobre espaço das salas de projeção, sejam elas brasileiras ou norta-americanas, que alcançou. O destino, porém, como o de tantas outras produções da oceania que são relegadas às locadoras, ou no máximo mostras, seria injusto. O jovem ator, famosí­ssimo pela série Harry Potter, é o grande atrativo, mas o filme tem seus méritos.”
[Continua]
Por Érico Borgo ao site Omelete

barra :: Potterish

Prêmios e Indicações

  • Vencedor do prêmio de “Melhor Filme” do CGS Award (2008).

  • Vencedor do prêmio de “Melhor Adaptação” do Awgie Award (2007).

barra :: Potterish

Curiosidades

  • O ator Freddie Highmore foi inicialmente escalado para o papel de Maps. A sua mãe e seu agente também representam Daniel Radcliffe, que foi como o ator veio a fazer parte; Freddie teve de deixar a produção porque a sua avó ficou doente e ele não podia deixar a Inglaterra para ir filmar na Austrália.

  • Para ter certeza que ele poderia imitar o sotaque australiano para o filme, Daniel Radcliffe começou a estudar e praticar o sotaque do país seis meses antes das filmagens.

barra :: Potterish

Fontes

IMDb