EMMA WATSON – BALLET SHOES
Emoção Doentia

The Scotsman – Andrea Mullaney
22/12/2007
Tradução: Bruna Moreno

As garotas vão ficar entrar em êxtase perante o balé clássico mas, agora falando sobre “Dança Comigo”, será que vamos ter muito Bruce?

Ainda nem é Natal e eu já ganhei meu presente: um grandioso convite nostálgico na forma de “Ballet Shoes”. Agora, é aqui em que nossos leitores se dividem: metade de vocês está dizendo “hmmph, o que é isso?”, enquanto a outra metade está vibrando mentalmente: “Ballet Shoes! Com Pauline, Petrova e Posy Fossil!”.

Cavalheiros, “Ballet Shoes” é um clássico infantil muito amado, escrito por Noel Streatfield. Mas o extraordinário nesta adaptação é que ela supera a nostalgia, criando um drama inteligente e de nuança que não é somente para crianças, mas sim tão satisfatoriamente doce quanto um chocolate com laranja dentro de uma meia de Natal.

Três bebês sem parentesco são acidentalmente adotadas por um excêntrico explorador dos anos 30, que as larga com sua sobrinha (Emilia Fox) e Nana (Victoria Wood), antes de desaparecer em uma jornada. Anos depois, elas estão completamente, ainda que distintamente, sem dinheiro. Elas hospedam inquilinos, incluindo Marc Warren de Hustle, e as então adolescentes são mandadas para uma escola de teatro, onde elas tentam alcançar o trabalho que lhe dará o dinheiro tão necessitado.

Em uma sociedade onde pessoas jovens estão crescendo assumindo que a fama é puramente desejável por seu próprio objetivo, este é um antídoto bem-vindo, mostrando os aspectos adversos das artes cênicas. Apesar de trazer uma boa sensação, o filme não se intimida em mostrar crianças se comportando mal e enfrentando tensões creditáveis, medos e inseguranças. Um enredo alternativo dá aos adultos um romance encantador, e este detalhe não é exagerado.

Emma Watson, em seu primeiro papel fora da série “Harry Potter”, é surpreendentemente boa. Todos aqueles primeiros discursos como Hermione se foram, para dar lugar ao retrato natural e adorável de Pauline, a mais velha, que cambia entre ansiedade em relação a sua carreira de atriz que está florescendo, um leve orgulho e um desejo genuíno, como todas têm, de manter esta estranha família unida.

Yasmin Page, da série “The Sarah-Jane Adventures” é tão excelente como a irmã do meio, Petrova, a mais esquisita – enquanto Pauline se torna uma estrela e Posy uma futura bailarina, a pobre Petrova é “lixo”, e prefere muito mais se tornar uma pilota como Amy Johnson. Mesmo assim, ela se força a caminhar dolorosamente pelas audiências humilhantes e nas partes de figurante.

Ballet Shoes foi lindamente adaptado por Heide Thomas, que também é responsável por outros excelentes scripts, como o adorável “Cranford” e a versão cinematográfica de outro favorito das crianças, “I Capture The Castle”. O rei das adaptações dos clássicos, Andrew Davies, deveria assistir esta.