EMMA WATSON – BALLET SHOES
Revisão de TV – Ballet Shoes, BBC Um, Dia depois do Natal

TV Scoop – Anna Waits
27/12/2007
Tradução: Raquel Monteiro

A novela de Noel Streatfield, Ballet Shoes, foi amada por garotinhas e por garotas nem tão pequenas por décadas agora, então era importante que a BBC fizesse justiça com a adaptação deles do Dia depois do Natal. BBC fazendo um drama periódico – você esperou que falhasse?

Claro que não, e todas as expectativas foram facilmente alcançadas. O elenco fabuloso incluiu alguns dos nossos atores estabilizados favoritos – incluindo Dame Eileen Atkins, Victoria Wood, Marc Warren e Emilia Fox – mas, se algo, eles todos foram ofuscados pela das três jovens atrizes que fazem as três irmãs adotivas na intenção de deixar seus nomes nos livros de história.

A história acompanha três pequenas órfãs que foram adotadas por um excêntrico paleontólogo, Gum, (Eu aposto que a maioria dos paleontólogos são excêntricos) que geralmente vai em viagens em torno do mundo, deixando-as aos cuidados de Sylvia (Fox) – a primeira pessoa a caridade de Gum – e Nana (Wood). As preocupações com dinheiro fazem com que Sylvia convide inquilinos a ficar na casa enorme, e são esses recém-chegados que puseram as meninas no caminho ao estrelato.

O primeiro a chegar é Sr. Simpsons, feito por Marc Warren de uma forma excepcionalmente diminuída – realmente ele é um dos nossos atores mais versáteis. Tranqüilo, reservado, e claramente sentindo os efeitos de alguma tristeza recente, ele rapidamente fica amigo da menina do meio Petrova, que é obcecada com motores e abençoada com o bom sentido, e portanto o ajuda com seu fabuloso motor do carro. As outras meninas – Pauline e a pequena Posy – são muito mais extrovertidas e caprichosas do que sua irmã ajuizada, e são imediatamente tomadas por outro inquilino, Senhorita Theo Dane. Theo era atriz e agora ensina na escola Madame Fidolia dando aula de artes, o que ela sugere que as crianças assistam.

Dentro de algum tempo, fica claro que Pauline e Posy foram destinadas ao palco. Pauline é uma atriz natural (depois de algum treinamento de pentâmero dos inquilinos finais, acadêmicos Dr. Jakes e Dr. Jones) e Posy é uma promessa com o seu balé que ela é tomada sob a tutela direta de Madame. Entretanto, Petrova pega pequenos papéis para atuar para ajudar com as contas, mas o que mais gosta é de trabalhar no carro de Sr. Simpson, e uma relação encantadora desenvolve-se entre Sr. Simpson e Sylvia.

E isso, bastante simples, é o traçado principal da história. Não acontece um monte de coisas, mas como eu disse antes, o verdadeiro prazer vem da atuação das meninas que fazem as irmãs. Como a mais velha, Pauline, Emma Watson saiu imediatamente da sombra de Hermione Granger e mostrou ser inacreditavelmente talentosa. Petrova foi feita por Yasmin Paige que simplesmente continuou o seu maravilhoso trabalho como em Maria nas Aventuras de Sarah Jane. E finalmente Lucy Boynton, como Posy, impressionando não só com a sua atuação, mas também com o seu balé – finalmente, uma atriz que faz uma bailarina supostamente talentosa que realmente pode dançar belamente.

Fique de olho nessas três. Se houver alguma justiça elas serão enormes estrelas – talvez tão celebradas como Victoria Woods e Eileen Atkinses no nosso tempo? É uma vergonha que isto, indo até 10pm, foi possivelmente perdido pelas garotinhas que o teriam amado mais.