EMMA WATSON – BALLET SHOES
Televisão – Ballet Shoes

The Financial Times – Karl French
24/12/2007
Tradução: Raquel Monteiro

Há vários deleites em potencial ainda nas lojas até semana que vem ou por ai, mas o que se destaca na estação até aqui é Ballet Shoes (BBC2 8.30 pm), um elegante, quase imaculada adaptação executada de um livro de crianças muito amado entre as guerras. Para aqueles estranhos com a novela – isto é, homens – ela é a história de três meninas adotadas e dadas o sobrenome apropriado Fossil por um caçador de fóssil esquisito, Grande Tio Matthew (Richard Griffiths).

Matthew, conhecido como Gum, rapidamente desaparece, abandonando as três meninas com sua pura sobrinha Sylvia (Emilia Fox), e as crianças logo resolvem fazer a sua marca no mundo nos seus respectivos campos: atuação, balé e aeronáutica. É tudo muito antiquado e terrivelmente doce e parece estranho que seja mostrado tão tarde, quando ele apelaria seguramente pra maior parte das meninas pré-adolescente que são fãs do livro e a meninos que são fãs de Emma “Hermione Granger” Watson, ótima como Pauline, a mais velha das meninas Fossil.

No decorrer da ação, Pauline refere-se casualmente à assistência de uma das suas performances como as jovens princesas Elizabeth e Margaret Rose, que estão no coração da Monarquia de David Starkey: os Windsors (Canal 4 8.30pm).

De fato as duas estrelas do show são Elizabeth e próprio Starkey, e você pode sentir bem que, quando ele fala do impacto no momento feito atravez da transmissão pela televisão da coroação do monarca presente, ele põe um tanto demasiada ênfase em como ele se introduziu com seus oito anos tanto à monarquia como à televisão. Embora isto seja tão vivo e autoritário como nos filmes prévios desta série longa, Starkey é impedido pela mesma familiaridade com a matéria sujeita desta vez e ele luta para trazer uma perspectiva fresca à sua história colorida de morte, renovação, abdicação e divórcio.

Significativamente, a parte mais empolgante no filme é a seção final, na qual ele vira a sua atenção ao seu assunto de estimação, os detalhes arcanos da história constitucional – ou, melhor, o futuro constitucional, já que ele imagina que o papel pode ser feito pelo nosso seguinte monarca, e embaixo de que nome. Starkey realça o quão vital um papel no sistema de honras continuará sendo embora este assunto fosse sem dúvida muito distante da sua mente durante as suas observações finais, que se encontram como algum filme promocional do reino do futuro rei.

Em outro lugar há uma adaptação sólida da Velha Loja de Curiosidades (ITV1 9.00pm) que alardeia de um par de realizações centrais de peso pesado: Derek Jacobi traz muita compaixão ao papel do avô fraco do pobre Pequeno Nell, enquanto Toby Jones afunda os seus dentes no papel do vil Quilp, um sortimento de frutos do mar e ovos duros e, no que diz respeito ao assunto, um pouco do cenário enquanto ele está nele.

Ocasionalmente, alguém que acredita que Dickens não tem nenhuma relevância contemporânea deve ser apontado na direção de uma dessas histórias sombrias, nas quais os dependentes de um “ainda muito” caráter central vivo procuram tê-lo declarado morto e ir a uma sepultura aquosa, para reclamar da sua garantia de vida.