fbpx
Potterish
Áreas dessa seção

Posted by on Maio 17, 2010 in Uncategorized |

David Tennant

Dados Pessoais

Nome completo: David John McDonald
Data de Nascimento: 18 de abril de 1971
Natural de: Bathgate, Escócia
Trabalho na série: Bartô Crouch Jr.
Notícias relacionadas: Todas as notícias do Potterish relacionadas a este ator, você encontra aqui.

 

 

 

 

Biografia

David John McDonald, mais conhecido como David Tennant, nasceu e foi criado em Bathgate, a cidade pós-industrial entre Edimburgo e Glasgow, imortalizada em uma canção de sua banda favorita, The Proclaimers. Ele decidiu ser um ator quando era muito jovem – 3 ou 4 anos – e estava aparecendo na tela antes que tivesse começando a ir para a escola. Ele foi o primeiro talento descoberto pela TV escocesa em um clube de teatro juvenil, quando fez um teste para ingressar na Royal Scottish Academy of Music and Drama e foi o ator mais novo a conseguir a vaga em toda a história da instituição. David então começou a estudar artes cênicas em tempo integral, aos 17 anos de idade, fazendo aparições no teatro e na TV.

O primeiro papel profissional de David Tennant foi em The Resistible Rise of Arturo Ui. Então, em 1996, quando tinha apenas 25, Tennant ingressou na Royal Shakespeare Company. Após diversas interpretações marcantes no teatro, que foram muito elogiadas, Tennant tornou-se um respeitado ator de teatro clássico, tendo ganhado prêmios por suas atuações como Jimmy Porter em Look Back in Anger, Lobby Hero e seu papel em The Glass Menagerie.

Apesar de forjar o seu nome no teatro, Tennant também realizou trabalhos no mundo da televisão, como ator-convidado em episódios de Foyle’s War, The Mysteries Mrs. Bradley, Randall e Hopkirk, Rab C. Nesbitt, Holding o Baby. Ele também apareceu em diversos filmes britânicos e co-estrelou no aclamado telefilme da BBC4: Quatermass. Em 2005 David realizou seu sonho de infância, que era interpretar o Doutor em Doctor Who. Mais tarde ele foi votado como o melhor intérprete do personagem, destronando o sempre favorito Tom Baker. Ainda em 2005, ele atingiu a fama com o público mais jovem ao interpretar Bartô Crouch Junior no blockbuster Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Mas três papéis na TV em especial lhe deram um maior reconhecimento, tanto no Reino Unido quanto internacionalmente. Em He Knew He Was Righ, a adaptação de Andrew Davies do aclamado romance de Trollope, como o reverendo Gibson, um clérigo que é disputado por um par de irmãs, em Blackpool, onde seu papel como detetive Peter Carlisle ganhou aclamação da crítica, e a sua atuação em Casanova, que foi um triunfo, descrito pelo The Observer como “uma fusão perfeita de Brad Pitt e Michael Palin.”

Apesar de ser bem reservado quanto à sua vida pessoal, sabe-se que David está noivo e planeja casar-se em 2012 com a atriz britânica Georgia Moffett, que está esperando o primeiro filho do casal.

Histórico de Trabalhos

Cinema
2011 – Fright Night
2011 – The Decoy Bride
2010 – Como Treinar o seu Dragão (voz)
2009 – Glorious 39
2006 – Free Jimmy
2006 – The Romantics
2005 – Harry Potter e o Cálice de Fogo
2004 – Traffic Warden
2004 – Old Street
2003 – Bright Young Things
2002 – 9 ½ Semanas de Amor
2001 – Sweetnight Goodheart
2000 – Being Considered
1999 – The Last September
1998 – Absolutamente Los Angeles
1997 – Bite
1996 – Jude – Paixão Proibida

Fotos

Prêmios e Indicações

Acumula 8 vitórias e 3 indicações em diversos prêmios, sendo todas elas frutos de seu desempenho na série “Doctor Who”.

Ganhou muitos prêmios por suas atuações no teatro, tais como o Critics Choice Award, Royal Television Society Award, Broadcasting Guild Awards, Critics Award for Theatre in Scotland, dentre outros.

Curiosidades

  • Seu pai era Ministro Religioso da cidade em que morava, hoje aposentado, e a sua mãe morreu de cancer em julho de 2007.

  • Tem um irmão chamado Blair e uma irmã chamada Karen.

  • Considera Paisley como sua cidade natal.

  • Sua atriz favorita é Audrey Hepburn.

  • Seus heróis são os atores John Cleese (Nick Quase Sem Cabeça) e Derek Jacobi.

  • É um grande fã do diretor de cinema Alfred Hitchcock.

  • Possui 1.85m de altura.

  • Conheceu sua noiva nos sets de filmagem de Doctor Who no final de 2007. Ela é filha de Peter Davison, que interpretou o Doutor entre 1982 e 1984.

  • Tantas pessoas queriam ver sua performance em Hamlet, em 2009, que os ingressos esgotaram em três horas.

  • Seu livro favorito é O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger.

Fontes

IMDb

Download mp3