J. K. ROWLING
J.K. Rowling explica os detalhes de “Deathly Hallows”

TODAYShow.com ~ Jen Brown
30 de julho de 2007
Tradução: Adriana

Com um número quase infinito de personagens, tramas e palavras inventadas ao longo dos sete volumes de Harry Potter, até o mais ávido fã poderia ter dificuldades ao tentar colocar tudo alinhado em “Harry Potter and the Deathly Hallows”. Mas quem melhor para esclarecer qualquer confusão que a própria mulher que escreveu a história?

Em uma entrevista exclusiva, Meredith Vieira da Today fez a J.K.Rowling perguntas enviadas pelos leitores sobre “Deathly Hallows”. Abaixo você encontra as explicações de Rowling sobre alguns dos detalhes de seu último livro sobre Potter.

Por que Draco era o verdadeiro dono da Elder Wand (Varinha Ancestral)?
Voldemort achou que se tornaria o verdadeiro dono da Varinha Ancestral ao roubá-la da sepultura de Dumbledore, mas no fim vimos que seu verdadeiro dono era Draco Malfoy, até que Harry o derrotou e ela se submeteu a ele.

Como Draco se tornou o verdadeiro dono da Varinha Mestra?
“Para possuir verdadeiramente a Varinha Mestra, recebendo todos os benefícios, ou seja, todo o seu poder, a pessoa tinha que dominar o dono anterior”, explicou Rowling.

No final do livro 6, “Enigma do Príncipe”, Draco desarmou Dumbledore antes que Snape o matasse.

“E isso quer dizer que ele o derrotou, embora Dumbledore estivesse muito fraco naquele momento, ele estava bem doente. Estava quase chegando a um colapso quando tudo aconteceu”, disse Rowling. “Dumbledore não queria perder a varinha naquela hora, e Draco o desarmou. Então, isso quer dizer que a varinha ficou submissa a Draco, embora ele não soubesse disso, embora ele nem sequer tenha tocado nela.”

“Daquele momento em diante, a varinha devia obediência ao Draco, e não alcançaria todo seu potencial com ninguém mais além dele.”

Quando Harry tira a varinha “comum” das mãos de Draco na Mansão Malfoy, ele vence Draco, e assim a Varinha Ancestral – escondida no túmudo de Dumbledore no momento – passa sua obediência para o Harry.

Rowling disse que seu editor americano sugeriu que o momento em que Harry vence Draco fosse mais dramático.
“Mas, não, eu realmente quis, conscientemente, que a história do mundo mágico dependesse deste momento onde dois adolescentes se envolvem em uma briga física. Eles sequer usaram magia”, disse Rowling.

“Aquele tipo de ação coloca todos os planos grandiosos de Voldemort e de Dumbledore em seu devido lugar, não? A pessoa simplesmente não pode planejar tudo tão bem, de forma que nada saia errado… Saiu errado porque Harry tirou sua varinha das mãos de Draco.”

Como Neville conseguiu a Espada de Gryffindor?
Em Deathly Hallows, Griphook, o duende, declara que Godric Gryffindor roubara a espada dos duendes e que ele, por sua vez, rouba a espada de Harry, Ron e Hermione em Gringotes. Então, como Neville tira a espada do Chapéu Seletor durante a Batalha de Hogwarts?

“Agora podemos confirmar que Griphook estava errado”, disse Rowling. “A espada era realmente de Gryffindor, não era roubada… Seu dever sempre fora para com um leal grifinório, e ela voltou quando alguém realmente, realmente precisou dela. E voltou para Neville.”

Snape é bom ou mau?
Após sete anos em Hogwarts, finalmente sabemos que Severo Snape, embora um tanto rabugento, sempre trabalhou protegendo Harry. Mas ele é realmente uma boa pessoa?

“Não o vejo exatamente como um herói”, respondeu Rowling. “Ele não é um personagem indiscutivelmente bom… É um homem complicado.”

Rowling disse que Snape é amargo, rancoroso e tirano, mas também é um bravo e é capaz de amar.

“Como vimos no epílogo, Harry realmente viu a bondade de Snape no final… é uma redenção”, disse Rowling. “Eu queria que houvesse uma redenção e que houvesse perdão. E Harry perdoou, mesmo sabendo que até o fim Snape o detestava sem motivos.”

Por que 19 anos depois?
Com todo o tempo na vida de Harry que você poderia ter escolhido para o epílogo, por que 19 anos depois?

“Não quis que alguns personagens tivessem filhos muito cedo porque não acho que isso seja bom”, disse Rowling. “Então 19 anos foi tempo suficiente para a próxima geração chegar ao ponto que eu queria que chegassem quando o Expresso de Hogwarts vai partir.”

Não há um significado numérico, nem explicação mágica. Na Batalha de Hogwarts, Ron e Hermione tinham 18 anos, e Harry, 17, e Rowling disse que queria que eles tivessem algum tempo de paz antes de começarem a ter filhos.

“Não quero encorajar gravidez na adolescência”, disse Rowling, rindo. “Não poderia ser muito antes de 19 anos.”